Se você  pensa em abrir um negócio, já ouviu falar de cultura organizacional. No entanto, poucos empresários sabem de sua importância. Neste story, você vai saber por que precisa ter uma cultura organizacional. A princípio, uma empresa precisa ter suas estratégias. Porém,  precisa colocá-las em prática, não é mesmo? Assim, é preciso de um plano de trabalho. Ou seja, buscar união entre objetivos e colaboradores. No entanto, este plano que unifica a empresa, dá início a uma cultura.

O que é cultura organizacional?

Para entender a cultura organizacional, podemos compará-la com a sociedade. O conceito de cultura está ligado com costumes e tradição de um povo. Ou seja, seus sotaques, sua culinária, sua arte etc. Assim, quando nos referimos a uma empresa, a lógica é a mesma, onde a cultura guia a equipe.

Como funciona a CO?

É importante saber que fazer uma CO não é fácil. Então, ela precisa estar focada nas expectativas da empresa. A chave para ter uma cultura bem sucedida está no fator “crença”. Ou seja, ter um conjunto de crenças compartilhadas. Quando a empresa tem sua cultura definida o processo seletivo é mais fácil.

Como fazer uma CO eficaz?

Caso tenha uma empresa e quer fazer uma CO é preciso definir alguns fatores. Entre eles estão: costumes, tradições, rituais, símbolos e outros. Muitas culturas surgem de forma natural, então, as normas vão se aperfeiçoando com o tempo. Por outro lado, culturas fortes podem começar com um “plano de valores”.

CO e Marketing Digital

A mudança digital exige que as empresas invistam em soluções de marketing. Ou seja, as empresas estão investindo em conteúdo personalizado, eventos, etc. Basicamente, a cultura organizacional é importante em estratégias na web. Assim, esta ferramenta é um fator para alavancar o sucesso da empresa, entre outros.

1

Competitividade

Em 2019, a Deloitte lançou um estudo que comprova a eficácia da CO na competitividade da empresa.

2

Trabalho mais colaborativo

As novas demandas digitais exigem unidade da empresa.

3

Nova força de trabalho

As empresas estão renovando a sua cultura. Vemos isto no grupo Economist. A digitalização obrigou o grupo a ter uma nova força de trabalho. Porém, ela foi treinada para fazer novas tecnologias para um público. Ou seja, atender as demandas dos clientes de uma nova era.

Tipos de CO

Até aqui você viu o que é cultura organizacional. Porém, é preciso conhecer os seus tipos. Assim, vamos conhecer 4 tipos. Vale lembrar que eles foram classificados por Kim Cameron e Robert Quinn.

1

Cultura de mercado

É uma cultura voltada para a competição e orientada para resultados.

2

Cultura de clã

É uma cultura voltada para as pessoas. Assim, não possui hierarquias e é feita com familiares ou amigos.

3

Cultura de criação

É o momento em que as empresas são mais flexíveis diante da burocracia.

4

Cultura de hierarquia

É uma cultura voltada para o controle. Assim, é mais usada em multinacionais, onde existe uma cadeia de comando.