O relatório do Instagram é o documento que contém os principais dados que a plataforma fornece sobre o perfil de uma empresa. Entre os dados estão: número de visitas ao perfil; crescimento de seguidores mês a mês; engajamento geral dos posts; alcance do perfil; impressões etc. O relatório te ajuda a entender melhor o seu desempenho, o comportamento da sua audiência e como otimizar suas ações na rede social para ter resultados reais.

Por que começar a fazer relatórios

É normal que, mesmo depois de planejar cada detalhe da sua estratégia, algo não saia como esperado. O relatório é essencial, pois mostra o que precisa ser revisto e corrigido para que os resultados sejam consistentes.

1 – Aponta o que está errado

O relatório apresenta uma infinidade de dados que, ao serem analisados com calma, podem gerar insights que impulsionam o crescimento do negócio.

2 – Impulsiona o crescimento

O growth hacking é uma forma de trabalhar o crescimento de um negócio a partir de hipóteses e experimentos.

3 – Auxilia o growth hacking

Apresentar os resultados do que foi investido nas redes sociais para um chefe ou cliente é bem mais fácil e rápido.

4 – Apresenta os resultados

Avaliar se o seu perfil está gerando resultados é essencial. E um relatório preciso permite que essa avaliação seja feita com mais facilidade.

5 – Mede o retorno sobre investimento

Você não terá esforço algum e os resultados, como já vimos, podem mudar a sua empresa.

6 – É fácil de fazer

Melhores ferramentas

Além de gerar relatórios, o Sprout Social tem funcionalidades de produção e gestão de conteúdo. Os relatórios da ferramenta incluem: O registro de todas as suas interações na rede com outros usuários; Uma análise de desempenho sobre cada hashtag usada.

1 – Sprout Social

Através da ferramenta gratuita do app, chamada de Instagram Audit, é possível gerar um relatório detalhado com dicas práticas baseadas nos seus últimos 30 posts.

2 – Iconosquare

O Keyhole tem uma visão em tempo real dos dados. É possível rastrear hashtags, menções, palavras-chave, URLs e contas de outras pessoas/empresas.

3 – Keyhole

Esta irá te dar uma pontuação. A sua nota é baseada no quanto seu conteúdo é atrativo visualmente e como o público reage a ele.

4 – Picture.io

Avalia quais dos seus posts têm melhor desempenho e porquê. Isto é, qual hashtag é melhor, melhores horários de publicação e até que filtro costuma dar melhores resultados.

5 – Minter.io

Gera relatórios profissionais e analisa métricas como: Alcance do perfil ou página; Curtidas; Crescimento dos seguidores; Evolução do alcance ao longo do tempo.

6 – Reportei

Disponibiliza mais de 250 métricas para análise; dashboards personalizados de acordo com objetivos etc. Ou seja, não vão faltar dados para colocar nos seus relatórios.

7 – Quintly