A visão de uma empresa faz parte de uma tríade muito importante para construção de um negócio: valores, missão e visão. A visão de uma empresa é uma perspectiva. Ou seja, ela representa os objetivos que irão conduzi-lo ao lugar que se quer chegar com o seu negócio. No entanto, a visão se difere da missão, pois esta é demarcada por tempo determinado. Assim, ela pode mudar ao longo do tempo, pois vai se adequando ao momento em que a empresa se encontra.

É preciso responder 3 questões, de onde sairão o conjunto de metas que expressam a visão da empresa: - O que a empresa quer ser no futuro? - Em que direção a empresa pretende ir? - Como a empresa deseja ser reconhecida?

O que é a visão da empresa?

Em primeiro lugar, para a construção da visão da empresa, estabeleça seus objetivos e metas. Assim, você descobrirá as estratégias necessárias para alcançá-las e então implementar toda a sua visão para a empresa.

Conheça seus objetivos

1

Os valores podem ser implícitos ou explícitos. Assim, eles podem ser frases simples ou palavras como comunicação, inovação, qualidade e outras. No entanto, estes valores também podem ser mais longos, como ‘acesso à educação para todos”.

Visão e Valores

2

A especificidade é a chave para a construção da visão da empresa. Ou seja, a clareza na construção desta visão precisa estar em um alto nível. Assim, mesmo que você mostre a visão da empresa para 5 observadores, estes terão que compreendê-la de forma igual.

Sem ambiguidades

3

Para estabelecer a visão da empresa, é necessário ter a sua missão bem definida. Caso sua missão seja vender no exterior, esta meta é uma visão. Contudo, vale lembrar que na declaração de missão deve entrar o perfil do seu negócio. Assim, fica mais fácil definir a visão.

Extensão da missão

4

Antes de lançar a sua visão de empresa, teste internamente. Assim, se todos compreenderem claramente esta declaração, você pode elaborá-la. Lembre-se que a visão pode ser modificada, mas os valores precisam sempre estar bem definidos.

Adequações

5

Os erros mais comuns que acontecem na elaboração da visão da empresa são a obviedade. Primeiramente, ser muito óbvio não traz benefícios para empresa. Cada empresa tem que definir o seu jeito característico que constrói a sua marca.

Erros na elaboração

6

A ideia de futuro já está dentro do conceito de visão. Porém, ter conhecimento estratégico do futuro representa definir cenários. Ou seja, como será o cenário para o futuro dentro de seu segmento? Pra isso, faça uma análise.

Visão de futuro

7

Para que sua visão seja atingível, faça alguns prazos. Assim, na elaboração de um cronograma específico, por exemplo, você pode estabelecer quando pode cumprir alguns marcos. Vale lembrar que o alcance de uma visão pode ser algo difícil de ser alcançado em curto prazo.

Estabeleça prazos

8

1 - Kopenhagen: “Ser um grupo competitivo que atue de forma abrangente no segmento alimentício, através de um portfólio de produtos com qualidade, representado por marcas fortes, com características e propostas únicas”.

Exemplos de empresas

2 - Disney: “Criar um mundo onde todos possam se sentir crianças”. 3 - Coca-Cola: “Matar a sede do mundo”. 4 - Petrobras: “Ser uma das cinco maiores empresas integradas de energia do mundo e a preferida dos seus públicos de interesse”.