Na matéria anterior você aprendeu um pouco sobre o growth hacking, certo? Tendo isso em vista, hoje nós vamos falar sobre o growth marketing, outra estratégia que pode ser a solução que a sua empresa precisa para alavancar seus negócios.
1 – O que é growth marketing?
Growth marketing, ou marketing de crescimento, assim como o growth hacking, é uma nova forma de pensar.
Desse modo, é mais do que uma metodologia, é um conjunto de ideias.
Isto é, ideias com o objetivo de gerar estratégias eficazes para a sua empresa.
No entanto, diferentemente do growth hacking, o growth marketing não foca muito em experimentação.
O foco aqui é no crescimento ágil e na retenção de clientes.
2 – Qual a diferença do growth marketing para o marketing tradicional?
O marketing tradicional atua em cima de práticas já comprovadas do mercado.
Além disso, ele utiliza apenas de canais de marketing mais tradicionais, como a TV e o rádio.
Por outro lado, o growth marketing atua em cima de hipóteses.
Assim, o seu objetivo não se resume apenas a vendas e em gerar reconhecimento da marca por parte dos consumidores (awareness).
O objetivo principal do growth marketing é gerar crescimento exponencial.
Ou seja, é uma vertente de marketing muito mais inovadora.
Dessa forma, o growth marketing está presente em todos os canais de marketing.
3 – Como implementar essa estratégia na minha empresa?
Para adotar o growth marketing na sua empresa, alguns passos são fundamentais:
- Definir o público-alvo
- Conhecer os clientes em potencial
- Determinar quais plataformas são as mais adequadas para o seu negócio
- Experimentar diferentes tipos de conteúdo para definir qual funciona melhor
- Analisar os dados e testar os resultados
Em síntese, ao seguir esses passos, o seu negócio está pronto para alavancar.
4 – O funil pirata do growth marketing
O funil de vendas tradicional é composto por:
- Topo de funil
- Meio de funil
- Fundo de funil
O topo de funil corresponde à atração de novos visitantes e leads.
Em contrapartida, o meio de funil é a etapa em que o lead procura soluções, é o momento da oportunidade.
E por fim, o fundo de funil é a fase em que o lead se transforma em um possível cliente. É o processo da tomada de decisão de compra.
No funil pirata do growth marketing as etapas funcionam de forma diferente.
As fases se dividem em:
- Aquisição
- Ativação
- Retenção
- Receita
- Indicação
Na etapa de aquisição, o objetivo é gerar leads através de estratégias de conteúdo.
Por sua vez, a ativação é a fase em que o foco é fazer com que o cliente consuma o produto adquirido.
Já na retenção, o objetivo é manter os usuários ativos.
Por outro lado, a receita é a etapa em que são usadas estratégias que geram maior monetização.
E por fim, a indicação tem como objetivo fazer com que os clientes indiquem o serviço para outras pessoas.
Assim, ao contrário do funil de vendas tradicional, que tem o foco nas vendas do produto/serviço, o funil pirata do growth marketing tem a finalidade de manter os usuários ativos.
5 – Ferramentas
De acordo com o site Layer Up, as principais ferramentas do growth marketing são:
- Google Analytics
Essa ferramenta é fundamental para entender o comportamento dos seus usuários.
Ela fornece informações como taxas de conversão e origens dos visitantes.
Desse modo, é possível entender o funcionamento do seu negócio, e com isso, fazer as melhorias necessárias.
- Google Tag Manager
O Google Tag Manager permite que você monitore informações de diversas páginas de forma prática.
Isso acontece porque ele automatiza e gerencia a colocação de tags de acompanhamento de seu site.
Desse modo, você tem maior controle sobre o seu negócio e consegue determinar de forma mais precisa os conteúdos que farão sucesso.
- Hotjar
O Hotjar possibilita o acompanhamento de todo o caminho que os visitantes do seu site percorrem.
Nesse sentido, ele aponta os pontos fortes e fracos do site.
A ferramenta também permite a realização de pesquisas com os usuários.
E aí, conseguiu entender um pouco sobre o assunto? Essa pode ser a solução que a sua empresa precisa para alavancar os resultados dos seus negócios.
Aproveite e confira também: Growth Hacking: o que é e como aplicar na sua empresa