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O que é Growth Marketing? Alavanque os resultados do seu negócio

O que é Growth Marketing e por que ele é tão inovador?

Na matéria anterior você aprendeu um pouco sobre o growth hacking, certo? Tendo isso em vista, hoje nós vamos falar sobre o growth marketing, outra estratégia que pode ser a solução que a sua empresa precisa para alavancar seus negócios.

1 – O que é growth marketing?

Growth marketing, ou marketing de crescimento, assim como o growth hacking, é uma nova forma de pensar.

Desse modo, é mais do que uma metodologia, é um conjunto de ideias.

Isto é, ideias com o objetivo de gerar estratégias eficazes para a sua empresa.

No entanto, diferentemente do growth hacking, o growth marketing não foca muito em experimentação.

O foco aqui é no crescimento ágil e na retenção de clientes.

2 – Qual a diferença do growth marketing para o marketing tradicional?

O marketing tradicional atua em cima de práticas já comprovadas do mercado.

Além disso, ele utiliza apenas de canais de marketing mais tradicionais, como a TV e o rádio.

Por outro lado, o growth marketing atua em cima de hipóteses.

Assim, o seu objetivo não se resume apenas a vendas e em gerar reconhecimento da marca por parte dos consumidores (awareness).

O objetivo principal do growth marketing é gerar crescimento exponencial.

Ou seja, é uma vertente de marketing muito mais inovadora.

Dessa forma, o growth marketing está presente em todos os canais de marketing.

3 – Como implementar essa estratégia na minha empresa?

Para adotar o growth marketing na sua empresa, alguns passos são fundamentais:

  • Definir o público-alvo
  • Conhecer os clientes em potencial
  • Determinar quais plataformas são as mais adequadas para o seu negócio
  • Experimentar diferentes tipos de conteúdo para definir qual funciona melhor
  • Analisar os dados e testar os resultados

Em síntese, ao seguir esses passos, o seu negócio está pronto para alavancar.

4 – O funil pirata do growth marketing

O funil de vendas tradicional é composto por:

  • Topo de funil
  • Meio de funil
  • Fundo de funil

O topo de funil corresponde à atração de novos visitantes e leads.

Em contrapartida, o meio de funil é a etapa em que o lead procura soluções, é o momento da oportunidade.

E por fim, o fundo de funil é a fase em que o lead se transforma em um possível cliente. É o processo da tomada de decisão de compra.

No funil pirata do growth marketing as etapas funcionam de forma diferente.

As fases se dividem em:

  • Aquisição
  • Ativação
  • Retenção
  • Receita
  • Indicação

Na etapa de aquisição, o objetivo é gerar leads através de estratégias de conteúdo.

Por sua vez, a ativação é a fase em que o foco é fazer com que o cliente consuma o produto adquirido.

Já na retenção, o objetivo é manter os usuários ativos.

Por outro lado, a receita é a etapa em que são usadas estratégias que geram maior monetização.

E por fim, a indicação tem como objetivo fazer com que os clientes indiquem o serviço para outras pessoas.

Assim, ao contrário do funil de vendas tradicional, que tem o foco nas vendas do produto/serviço, o funil pirata do growth marketing tem a finalidade de manter os usuários ativos.

5 – Ferramentas

De acordo com o site Layer Up, as principais ferramentas do growth marketing são:

  • Google Analytics

Essa ferramenta é fundamental para entender o comportamento dos seus usuários.

Ela fornece informações como taxas de conversão e origens dos visitantes.

Desse modo, é possível entender o funcionamento do seu negócio, e com isso, fazer as melhorias necessárias.

  • Google Tag Manager

O Google Tag Manager permite que você monitore informações de diversas páginas de forma prática.

Isso acontece porque ele automatiza e gerencia a colocação de tags de acompanhamento de seu site.

Desse modo, você tem maior controle sobre o seu negócio e consegue determinar de forma mais precisa os conteúdos que farão sucesso.

  • Hotjar

O Hotjar possibilita o acompanhamento de todo o caminho que os visitantes do seu site percorrem.

Nesse sentido, ele aponta os pontos fortes e fracos do site.

A ferramenta também permite a realização de pesquisas com os usuários.

E aí, conseguiu entender um pouco sobre o assunto? Essa pode ser a solução que a sua empresa precisa para alavancar os resultados dos seus negócios.

Aproveite e confira também: Growth Hacking: o que é e como aplicar na sua empresa

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