O bloqueio criativo é um fenômeno que acontece com qualquer pessoa que trabalha com criatividade. Geralmente, quando vamos escrever algum texto, enfrentamos uma pausa nas ideias. No entanto, isso acontece também com quem quer fazer uma música, ou vai esboçar um desenho, por exemplo. Este bloqueio pode ser entendido como uma dificuldade de ter uma nova ideia. Porém, existem técnicas que ajudam no desenvolvimento da criatividade.

Se você possui um blog e escreve sobre vários assuntos de seu segmento, faça um calendário. Ou seja, elabore as pautas que você irá escrever em cada data específica. Geralmente, o bloqueio criativo está ligado ao fato de não saber o que escrever.

Faça um calendário

1

Para ativar o seu fluxo criativo, escreva de maneira livre. Portanto, não pense muito, apenas escreva. A princípio, você pode estabelecer um período de tempo fixo para escrever. Durante este tempo, não se preocupe com a pontuação gramática ou grafia.

Libere sua escrita

2

Existem momentos em que as ideias não fluem mesmo, então é hora de fazer uma pausa. Assim, faça algo diferente de escrever, como caminhar, olhar para o horizonte ou passear com seu cachorro. Depois dessa descontração, as ideias provavelmente voltarão a fluir.

Faça uma pausa

3

Sabe quando as ideias não querem vir de jeito nenhum? Conversar alguns minutos com um colega para debater algumas ideias é bem proveitoso. Ao debater com alguém, você pode elaborar um conteúdo melhor do que vinha fazendo.

Brainstorm

4

Para todo assunto, a pesquisa é algo indispensável. Você pode pesquisar textos pela atualidade. Além disso, você pode estudar alguns textos acadêmicos e pesquisar até em seus próprios textos para alavancar algumas ideias.

Pesquise

5

Geralmente, a música instrumental trabalha o seu raciocínio de várias formas. Ela possui ritmo, sendo um elemento que sequencia o pensamento no tempo. Além disso, possui melodia e harmonia que são elementos emotivos que despertam sentimentos e memórias.

Ouça música

6

A criatividade na escrita vem, na maioria das vezes, do costume de ler. Você pode ler romances ficcionais, livros filosóficos e técnicos, que todos eles irão liberar suas ideias. A propósito, todas as boas ideias, sejam em arte ou ciência, foram motivadas por muitas leituras.

Leia sempre

7

Todo jogo libera endorfina, substância que traz felicidade. Assim, praticar esportes também libera endorfina. No entanto, o videogame é um jogo de estratégia que desperta a sua criatividade e várias habilidades focadas na solução de problemas.

Jogue videogame

8

Se você escreve, tente praticar também outra atividade que seja criativa. Aprenda a tocar um instrumento musical ou faça um curso de desenho. Todas as atividades artísticas correspondem, então, as diversas áreas artísticas se ajudam na criatividade.

Atividades artísticas

9

Quando escrevemos, nem sempre é preciso reinventar assuntos novos durante o texto. Você pode desenvolver o tópico anterior sem se repetir. Os assuntos de um texto podem ser abordados novamente com intuito de dar continuidade.

Desenvolva um tópico

10

Muitas vezes, começar o texto pela introdução pode forçá-lo a ser muito detalhista, assim travando a criatividade. A sua escrita lhe dará a introdução. Isto acontece porque as ideias mais profundas do assunto não estão na introdução e sim no desenvolvimento.

Comece pelo meio

11

A princípio, você pode ter o melhor ponto de vista e todas as ideias possíveis e, mesmo assim, não sair nada. O que você precisa fazer é mudar sua rotina totalmente. Você pode mudar de mesa, escrever em uma cafeteria ou até em um parque. Mude seu horário!

Mude a rotina

12

Muitas vezes, o bloqueio criativo não está ligado a nenhuma causa que vimos até aqui. Portanto, ele pode ser uma consequência do estresse. Tente tirar uma horinha de sono, que pode ser a solução para o seu problema.

Tire um cochilo

13

Você pode organizar um caderno, pasta ou bloco de desenho com suas melhores ideias. Assim, quando estiver sem criatividade, você pode recorrer ao seu próprio armazém de ideias. Além disso, você pode fazer um quadro de avisos com várias frases e ideias.

Faça um livro de ideias

14

As ideias não brotam simplesmente a toda hora. Assim, você deve procurar saber cada vez mais sobre seus negócios. Assine blogs, transmissão de podcast, assista vídeos especializados. Você pode estudar enquanto anda de bicicleta, caminha ou faz suas compras de casa.

Matérias especializadas

15