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PLR no marketing digital: o que é e como funciona?

PLR no marketing digital: o que é e como funciona?

PLR é uma forma de criar e vender produtos sem precisar começar algo totalmente novo. Também aplicável no marketing digital, é uma ótima maneira de iniciar um empreendimento, caso você já tenha a vontade e até ideias, mas ainda não sabe como executá-las.

Quer saber mais sobre essa estratégia que pode te ajudar a ganhar dinheiro na internet? Então continue lendo este artigo, pois vamos te explicar tudo sobre PLR no marketing digital, desde o que significa a sigla até como criar um produto desse tipo. Aproveite a leitura!

O que significa a sigla PLR?

PLR é a abreviação de Private Label Rights, que em português significa Direitos de Marca Própria/Privada.

Isso quer dizer que você pode comprar um produto que já foi feito por outra pessoa e ter o direito de usar, modificar e revender como se fosse seu.

Desse modo você pode alterar o nome, a capa, o idioma, o conteúdo, o design e até mesmo o autor do produto, sem se preocupar com questões de direitos autorais ou plágio.

Para que isso aconteça, o criador original precisa disponibilizar o produto para esse tipo de uso.

O que é PLR no marketing digital?

No marketing digital, o PLR é uma forma de criar e vender produtos digitais e infoprodutos de terceiros. Ou seja, materiais que não precisam se produção física, como softwares, fórmulas, e-books, palestras, infográficos etc.

Você pode comprar um produto digital e revendê-lo como ele é em sites próprios para isso, ou ainda personalizá-lo de acordo com o seu nicho, seu público e estilo. Depois, você pode comercializar na internet e ficar com todo o lucro.

Isso pode ser feito de duas formas: por meio do marketing de afiliados, ou então com a total personalização do conteúdo para que ele combine com a sua marca.

Quais são os tipos de PLR?

Existem vários tipos de PLR no marketing digital, dependendo do formato e do conteúdo do produto. Alguns dos mais comuns são:

E-book

Ocorre com a compra de um livro digital, onde você pode alterar o título, a capa, o idioma, partes do conteúdo, as imagens e até mesmo o autor. Depois, poderá vender ou usá-lo como isca digital para capturar leads.

Curso online

É quando você adquire um curso online em vídeo ou áudio e aplica alterações no nome, introdução, traduz ou modifica as aulas, os materiais complementares e até mesmo troca o nome de instrutor. Então, basta vender o curso na internet ou usá-lo como produto principal ou secundário em um lançamento.

Vídeo

A PLR em vídeo acontece com a aquisição de um vídeo sobre um tema específico. Com esse material, você pode alterar o título, a introdução, o conteúdo, as imagens, a música e até mesmo a voz. Em seguida, é só comercializar na internet ou usar como conteúdo para suas redes sociais, blogs ou no YouTube.

Podcast

Acontece com a compra de podcast sobre um tema específico, possibilitando alterar diversas informações de apresentação e conteúdo, desde o tema, o idioma, a estrutura, recursos em áudio etc. Assim, depois de aplicar as alterações desejadas, é possível vender online ou usar como conteúdo para plataformas de áudio, blogs ou até canais de YouTube.

Infográfico

Ao comprar uma PLR em infográfico sobre um tema específico, você pode mexer em toda a sua estrutura, aproveitando o conteúdo original total ou parcialmente. Com ele pronto e personalizado, pode utilizar o produto final para comercialização online ou conteúdo para nutrir suas redes sociais e outros meios de comunicação entre você e seu público-alvo.

Landing Page

Existem PLRs de landing pages prontas para diversas finalidades. Ao comprar uma, você pode revender como está ou personalizá-la de acordo com as suas demandas. Então, depois é só utilizá-la para captação de leads, ou mesmo para promover produtos e serviços.

Como usar o PLR em sua estratégia?

Para usar o PLR em sua estratégia de marketing digital, escolha um produto relevante para seu nicho e audiência. Depois de feita a escolha, verifique os termos de uso do PLR selecionado, e respeite-os integralmente.

Conforme as diretrizes do mesmo, faça as personalizações necessárias para adaptar o conteúdo ao seu estilo, marca e segmento de atuação.  Agregue valor ao seu novo produto, adicionando informações extras, dicas, exemplos, depoimentos, infográficos etc.

E por fim, crie Ads nas principais plataformas de tráfego pago, e também divulgue nas suas principais redes e canais de comunicação.

Quais são as vantagens de usar o PLR no marketing digital?

A utilização de PLRs no marketing digital traz diversas vantagens, principalmente para quem ainda está começando nesse mercado. Algumas dessas vantagens são:

Economia de tempo

Uma vez que você não tem a necessidade de gastar horas e horas criando um conteúdo do zero, pode focar o tempo disponível e a energia nas demais etapas do mesmo. Ou seja, você aproveita o trabalho pronto de outra pessoa e faz a personalização para que ele se encaixe nas suas demandas.

Um exemplo disso é a aquisição de PLR de e-books sobre saúde em língua estrangeira. Você traduz o conteúdo, adapta às demandas e realidade da sua audiência e pode comercializá-lo ou incorporar o mesmo à sua estratégia de marketing sobre saúde.

Redução de custos

Com a aquisição de um PLR, que é um produto pronto, você dispensa custos de contratação de profissionais para desenvolver cada etapa do conteúdo para o seu negócio.

Isso significa que é possível comprar produtos PLR por preços mais acessíveis, ou até adquirir de forma gratuita, embora esses sejam mais superficiais em relação aos pagos.

Qualidade de conteúdo

Adquirir uma PLR permite com que você conte com conteúdos de qualidade, de boa procedência e que teve o envolvimento de especialistas no assunto. Portanto, para utilizá-lo, só precisará aplicar ajustes que o tornem mais originais, atraentes e próximos da sua marca.

Variedade

Com a vastidão do mercado de PLR, você tem acesso a uma grande variedade de materiais, com diversidade ampla de temas e formatos. Com essa riqueza de produtos, é possível diversificar também a sua oferta de conteúdos de valor para a sua audiência.

E as desvantagens?

Como nem tudo no mundo são flores, existem também algumas desvantagens em utilizar PLRs, e conhecer quais são pode ajudar muito nas tomadas de decisões para o seu negócio:

Falta de originalidade

Como o mercado de PLR é vasto, você corre o risco de utilizar conteúdos saturados, ou seja, que muitas pessoas já adquiriram antes de você. Se não fizer do modo certo, corre o risco de prejudicar a credibilidade do seu negócio, assim como a sua autoridade dentro de um nicho.

Pouca personalização

Imagine não conseguir adequar o conteúdo de um PLR de acordo com as suas demandas e preferências? Se o produto não permitir versatilidade, pode acabar afetando sua identidade e capacidade de diferenciação no mercado. Com isso, corre o risco de ser marcado como conteúdo duplicado, ou mesmo de produtor “ctrl C + ctrl V”.

Falta de atualização

Assim como diversos outros exemplos do marketing digital, alguns conteúdos PLR podem ter prazo de validade ou sofrerem com falta de atualização, ou até mesmo não fazerem sentido para a realidade da sua audiência.

Isso significa que você se arrisca a comprometer sua relevância e eficiência no cenário do marketing digital ao adquirir determinados produtos.

Quais cuidados tomar com o uso do PLR?

Como vimos, existem riscos em utilizar PLR no marketing digital, principalmente se você não souber como fazer esse uso corretamente. Portanto, para ser bem sucedido, você precisa tomar alguns cuidados, como:

  • Escolher produtos de qualidade e confiança: verifique a reputação do criador, a data de criação, as avaliações dos compradores, etc.;
  • Ler e seguir os termos de uso: respeite os direitos autorais, as limitações, as restrições, etc.;
  • Modificar o máximo possível: mude o título, o subtítulo, a introdução, a conclusão, os exemplos, as imagens, etc.;
  • Adicionar o seu toque pessoal: use a sua voz, o seu tom, o seu humor, as suas histórias, etc.;
  • Verificar a qualidade e a coerência do produto: corrija os erros de ortografia, gramática, formatação, etc. Verifique se o conteúdo está claro, lógico, consistente, etc.;
  • Atualizar o produto sempre que necessário: acompanhe as tendências, novidades, mudanças, etc. do seu nicho e do seu público.

Como criar um produto PLR?

Como você viu, é possível desenvolver todo um negócio sustentável à base de PLRs, principalmente se você construir uma estratégia sólida para seu negócio.

No entanto, se ao invés de comercializar produtos de terceiros, você deseja ser o fornecedor de criativos, é possível criar seu próprio PLR para vender ou disponibilizar para outras pessoas. Para isso, será necessário seguir alguns passos:

  1. Escolha um tema e um formato: pesquise sobre o que a sua audiência quer aprender e consumir;
  2. Crie o conteúdo: para isso, use fontes confiáveis, dados atualizados, exemplos práticos, etc., e seja original e criativo;
  3. Edite e revise o conteúdo: garanta a qualidade e a coerência do seu produto. Use ferramentas de edição e revisão para facilitar o seu trabalho;
  4. Crie uma capa e uma descrição: capriche no design e no texto para atrair a atenção dos potenciais compradores ou usuários;
  5. Defina os termos de uso: estabeleça as regras e as condições para quem adquirir ou usar o seu produto. Seja claro e justo.
  6. Divulgue e venda: use os seus canais de comunicação para promover o seu produto. Ofereça benefícios e vantagens para quem comprar ou baixar o seu produto.

Conclusão

Nesse artigo, você viu que:

  • PLR significa Private Labels Right, ou Direitos de Marca Própria/Privada;
  • As PLRs voltadas para o marketing digital são produtos que não precisam de produção física;
  • Você pode comercializar uma PLR de forma direta ou por meio do marketing de afiliados;
  • Quando adquire uma PLR, você pode personalizá-la para adequar ao seu nicho e marca, e ficar com todo o lucro;
  • As PLRs digitais podem existir em diversos formatos, como: e-books, cursos online, vídeos, podcasts, infográficos, landing pages etc.;
  • Para utilizar o PLR em sua estratégia, é necessário selecionar o produto, seguir os termos de uso, personalizar para o seu nicho e audiência, agregar valor extra e divulgar em seus canais de comunicação;
  • As vantagens em utilizar PLR vão desde economizar tempo, reduzir custos, até trazer qualidade e variedade de conteúdo;
  • As desvantagens estão na falta de originalidade, personalização e falta de atualização;
  • É necessário tomar cuidados ao decidir utilizar PLR, como escolher produtos confiáveis, seguir os termos corretamente, adicionar personalizações relevantes, corrigir erros e incoerências, e manter sempre atualizado;
  • É possível criar e comercializar ou distribuir suas próprias PLRs para uso de terceiros.

Se você gostou desse conteúdo, comente conosco. Aproveite e compartilhe com outras pessoas que buscam empreender utilizando o mercado de PLRs.

Fontes: Meio e Mensagem Rock Content Tanda Hostgator Publi

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