Início » Dropshipping: entenda o que é e como funciona
Dropshipping: entenda o que é e como funciona

Dropshipping: entenda o que é e como funciona

Você provavelmente já deve ter ouvido falar sobre dropshipping, mesmo que não tenha entendido de imediato o que significa.

É um modelo de comércio onde você não precisa de um estoque para realizar vendas, se preocupando apenas com guiar o cliente pela jornada de compra, e terceirizando o processo de envio de produtos.

Para começar o seu, foque em um nicho, busque bons fornecedores e crie a sua marca para atuar online.

Continue a leitura para saber mais sobre o que é, como funciona e quais as vantagens e desvantagens desse modelo de negócio, além de conhecer os erros mais comuns para evitar cometer ao fazer dropshipping.

Aproveite a leitura!

O que é dropshipping?

Dropshipping, termo em inglês para “livre de remessa”, é um modelo de comércio no qual o vendedor não precisa manter um estoque físico. Para isso, ele conta com fornecedores de sua confiança para atender a demanda de seu negócio, oferecendo assim produtos com disponibilidade imediata, que será enviado diretamente do fornecedor.

Imagine, por exemplo, que você possui uma loja de tênis esportivos online. Enquanto seu trabalho é fazer o marketing e conduzir o cliente por todas as etapas do funil de vendas, a tarefa do fornecedor será assumir a responsabilidade por enviar o produto.

Assim, sua empresa se preocupa em suprir a demanda sem ter que lidar com inventários e entregas.

Como funciona o dropshipping?

Apesar de parecer complicado, o funcionamento do sistema de dropshipping é bem simples, e pode ser dividido em quatro etapas essenciais:

1. Importação da lista

O vendedor importa a lista de produtos disponíveis de seus fornecedores confiáveis para o site ou plataforma de e-commerce, se comprometendo a manter a atualização constante.

2. Cliente efetua a compra

O cliente escolhe o produto que deseja adquirir, adiciona ao carrinho de compras, calcula o frete na ferramenta fornecida pelo sistema do e-commerce e finaliza sua solicitação.

3. Envio da ordem de compra

Se o processo for automatizado com a ajuda de ferramentas integradas com o estoque do fornecedor, a intervenção do vendedor é mínima, do contrário, ele entrará em contato com o mesmo para repassar as informações de compra e envio para que seja finalizada a operação.

4. Fornecedores entregam o produto

Com as informações reunidas, o fornecedor fará a separação, embalo e envio da solicitação do cliente diretamente para seu endereço, sem que o vendedor precise interferir novamente em muitas das ocasiões.

Como começar um dropshipping?

Agora que você já sabe como o dropshipping funciona, deve estar se perguntando como começar o seu, não é mesmo? Então pensando nisso, reunimos algumas instruções do que fazer para começar o seu:

1. Defina seu nicho

Escolha um nicho de mercado. Por exemplo, você pode vender roupas para gestantes, acessórios para pets, produtos de beleza naturais, etc. Escolher uma área ajuda a definir o seu público-alvo e a se diferenciar da concorrência.

2. Encontre fornecedores confiáveis

Encontre fornecedores confiáveis. Eles são os responsáveis por produzir e enviar os produtos que você vai vender na sua loja virtual. Por isso, você precisa escolher aqueles que oferecem qualidade, preço justo, prazo de entrega rápido e bom atendimento.

Você pode pesquisar por fornecedores nacionais ou internacionais em plataformas como AliExpress, Mercado Livre, Alibaba, Shopee etc.

3. Crie sua loja online

A loja virtual é o seu canal de vendas, onde você vai expor os produtos dos seus fornecedores e receber os pedidos dos seus clientes. Você pode criar a sua usando plataformas como Shopify, Wix, Braip, NuvemShop, Mercado Shops etc.

Essas plataformas oferecem recursos como design, hospedagem, domínio, pagamento, segurança e muito mais.

4. Divulgue sua loja

A divulgação é essencial para atrair visitantes e gerar vendas. Logo, você pode usar estratégias de marketing digital como postagens nas redes sociais, e-mail marketing, SEO, anúncios pagos, etc.

O objetivo é criar conteúdo relevante e persuasivo para o seu público-alvo e direcioná-lo para o seu e-commerce.

5. Gerencie pedidos e atenda no pós-venda

Gerencie os seus pedidos e se atente em fazer o atendimento ao cliente. Quando receber um pedido na sua loja virtual, é preciso repassá-lo para o seu fornecedor, que vai enviar o produto diretamente para o consumidor.

Portanto é muito importante que você também acompanhe o status da solicitação e informe o código de rastreamento ao comprador.

Além disso, oferte um bom atendimento ao cliente, tirando dúvidas, resolvendo problemas e solicitando feedbacks.

Quais são as vantagens do dropshipping?

O dropshipping tem várias vantagens em relação a outros modelos de negócio online, como:

Baixo investimento inicial

Você não precisa investir em estoque, armazenamento ou envio dos produtos. Apenas na criação e na divulgação da sua loja virtual.

Baixo risco

Você não precisa se preocupar com a demanda, a validade ou a perda dos seus produtos. Ou seja, só paga ao fornecedor quando faz uma venda.

Alta margem de lucro

Você pode definir o preço dos seus produtos de acordo com o seu público e mercado. Desse modo, é possível ter uma margem de lucro alta se souber escolher bem os seus produtos e fornecedores.

Flexibilidade

Você pode trabalhar de onde quiser, quando e como desejar. Para isso, só precisará de um computador e uma conexão à internet para gerenciar a sua loja virtual.

Variedade

Você pode vender diversos tipos de produtos na sua loja online. Assim,  poderá testar novos produtos e nichos sem ter que comprar ou estocar nada.

E as desvantagens?

O dropshipping também tem algumas desvantagens que você deve considerar antes de começar, como:

Concorrência

O dropshipping é um modelo de negócio muito popular e competitivo. Com isso, é possível encontrar muitos concorrentes vendendo os mesmos produtos que a sua loja, ou similares.

Por isso, é necessário se diferenciar pela qualidade do seu atendimento, conteúdo e marketing.

Dependência

Esse modelo de comércio depende muito de seus fornecedores. Ou seja, se eles falharem na qualidade ou na entrega dos produtos, você quem acaba perdendo clientes e reputação. Portanto, escolha bem os seus fornecedores e monitore constantemente o seu desempenho.

Controle limitado

Infelizmente, o dropshipping limita seu controle sobre os produtos e envios. Isso significa que você não pode personalizar os itens com a sua marca, nem garantir a qualidade ou o prazo de entrega. Dessa forma, é preciso confiar na capacidade e na honestidade dos seus fornecedores.

Dificuldade de fidelização

Outro problema desse tipo de comércio é que ele dificulta a fidelização dos seus clientes. Ou seja, não te permite total liberdade em oferecer uma experiência de compra diferenciada, e nem mesmo na criação de um relacionamento duradouro com seus consumidores.

Para fazer a diferença, busque investir no pós-venda, suporte e feedback para manter a satisfação e a boa experiência de seus clientes.

5 erros de dropshipping a serem evitados

Apesar de ser um negócio lucrativo e prazeroso, o dropshipping pode sofrer a ação de pessoas de má fé e estar cheio de armadilhas e frustrações. Para evitar que você cometa erros comuns com esse modelo de negócio, listamos aqui alguns dos principais:

Escolher produtos sem demanda

Um dos maiores erros é oferecer produtos que ninguém quer comprar. Você pode até achar um item interessante, mas se ele não tiver demanda no mercado, você vai perder tempo e dinheiro.

Para evitar que isso aconteça, você deve fazer uma pesquisa de mercado antes de escolher o que vender. Portanto analise o volume de busca, o interesse e o comportamento dos consumidores em relação aos produtos que você quer comercializar. Também é necessário verificar se há concorrência e espaço para você se destacar.

Escolher fornecedores sem qualidade

Outro erro grave de dropshipping é escolher fornecedores que não têm qualidade nos produtos ou no serviço. Você pode até achar um fornecedor com preços baixos, mas se ele não entregar os produtos no prazo, se ele enviar produtos defeituosos ou diferentes do anunciado, se ele não oferecer garantia ou devolução, você vai ter problemas com os seus clientes.

Para evitar esse erro, você deve fazer uma avaliação criteriosa dos seus fornecedores antes de fechar parceria. Você deve verificar a reputação, as avaliações, as políticas e o atendimento dos seus fornecedores. Você também deve fazer pedidos de teste para conferir a qualidade e o tempo de entrega dos produtos.

Ignorar as leis e os impostos

Um passo que pode custar caro é ignorar as leis e os impostos que envolvem o comércio eletrônico. Você pode até achar que não precisa se preocupar com isso, mas se não cumprir as normas legais e fiscais do seu país e do seu fornecedor, você pode ter problemas com as autoridades e com os seus clientes.

De forma a não passar por esse tipo de problema, se informe sobre as leis e os impostos que se aplicam ao seu negócio. Para isso, verifique se há restrições ou exigências para importar ou vender os produtos que você escolheu. Aproveite para emitir notas fiscais e recolher os impostos devidos.

Copiar a concorrência

Algo que pode prejudicar a sua imagem e credibilidade é copiar os concorrentes. Inicialmente você pode até achar que isso vai facilitar seu trabalho, mas se usar as mesmas descrições, fotos ou preços da concorrência, vai perder a originalidade e competitividade.

Portanto, para se destacar, crie sua própria identidade e proposta de valor. Personalize suas descrições, fotos e preços de produtos. Também ofereça algo a mais para os seus clientes, como um conteúdo relevante, atendimento diferenciado ou uma garantia estendida.

Negligenciar o marketing

Negligenciar o marketing pode ser fatal. Isso porque você pode até achar que basta criar uma loja virtual e esperar os clientes chegarem, mas se não divulgar seu comércio e seus produtos, ficará invisível no mercado.

Para isso não acontecer, você deve investir em marketing digital. Ou seja, use estratégias como redes sociais, e-mail marketing, SEO, Google Ads, Facebook Ads, etc. para atrair visitantes para a sua loja. Também aplique técnicas como copywriting, gatilhos mentais, provas sociais, etc. para converter visitantes em clientes.

Agora que você já sabe como funciona esse universo do dropshipping, aplique esse conhecimento e comece o seu da maneira certa.

Se você gostou deste conteúdo, comente conosco. Aproveite e compartilhe com outras pessoas interessadas em explorar esse mercado que está em constante expansão.

Fontes: Neil Patel Hostinger Amazon Tray Ideia no ar

Selecionadas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *