A pesquisa de marketing é uma estratégia de coleta e análise de dados de um mercado, segmento, produto ou serviço a fim de entender melhor o comportamento do consumidor para executar um plano com eficiência. Nesse sentido, ela fornece insights que servem para melhorar a comunicação com os consumidores e gerar mais valor para o negócio.
As etapas da pesquisa de marketing
O problema da pesquisa de marketing é a pergunta que norteará a pesquisa. Por exemplo, se o número de visitantes que chegam a finalizar uma compra na sua loja virtual tem diminuído nos últimos meses, o problema da sua pesquisa pode ser: “Por que a taxa de visitantes que finalizam suas compras está caindo?”.
1 – O problema da pesquisa
O objetivo é o foco do estudo e as informações que precisarão ser obtidas para solucionar o problema em questão. É importante dividir os objetivos em duas categorias: o principal e os secundários. A principal visa dar um direcionamento mais amplo ao estudo. A secundária apresenta um caráter mais específico.
2 – Os objetivos da pesquisa
O método pode ser quantitativo; qualitativo, ou uma mistura dos dois. Se você optar pela abordagem quantitativa, a sua pesquisa será baseada em estatísticas e números. Se preferir a abordagem qualitativa, o enfoque será nas emoções, sentimentos e percepções subjetivas dos entrevistados.
3 – O método da pesquisa
É um recorte que representa o universo que se pretende pesquisar. É preciso selecionar uma amostra com uma quantidade relevante de respondentes.
4 – A amostra da pesquisa
Definir o orçamento e o cronograma para execução da pesquisa é extremamente importante, pois isso ajuda a evitar imprevistos e prejuízos ao projeto.
5 – Orçamento e cronograma
Existem diferentes tipos de perguntas que podem ser utilizados em seu questionário, cada uma com um objetivo. Mas, o que realmente importa é que elas sejam suficientes para que você possa chegar a conclusões relevantes. Porém, tome cuidado para não tomar muito tempo de seu respondente.
6 – Elaboração do questionário
Para definir o tamanho da amostra, você precisa levar em consideração o tamanho do universo de pesquisa e a margem de erro. O universo é o grupo mais abrangente de pessoas que você pretende representar com sua pesquisa e resultados. A margem de erro é o índice que estima a máxima de erro dos resultados da pesquisa com base na amostra selecionada.
7 – Amostra e margem de erro
Para coletar os dados, você pode disparar o questionário por email; ou usar links e integrar sua pesquisa ao seu site.
8 – Coleta de dados
Para analisar, crie gráficos, tabelas e destaque as principais considerações feitas pelos respondentes nas questões abertas. Revise a pesquisa e os resultados para poder articular o curso de ação recomendado.
9 – Análise dos resultados