No branding de uma empresa a cor é um fator decisivo. Assim, entender o significado de cada cor ajuda no processo de divulgação. Para você ter um entendimento completo sobre o uso das cores nos produtos, vamos conhecer seus efeitos. Em síntese, estes efeitos são estudados por várias áreas do conhecimento. Assim, a psicologia das cores, a semiótica e a comunicação estudam profundamente este fenômeno. 

O uso da cor na divulgação de um produto está ligado a sensação. Ou seja, ela é uma onda luminosa que produz em nosso cérebro uma sensação visual. O estudo dessa sensação foi feito por disciplinas como psicologia e linguística, para então se aplicar no marketing.

Psicologia das cores

As cores no marketing fazem parte do branding da empresa. Ou seja, estão nas primeiras reuniões de planejamento de uma campanha, onde são decididas as estratégias de imagem. Para definir a cor é preciso pensar em: cliente; tipo de produto; cultura da marca, entre outros.

Cores no marketing

As cores do marketing são utilizadas na embalagem e na campanha de um produto. A cor causa impacto imediato no consumidor, despertando emoções e engajamento. As cores integram um grande complexo que foi pensado, levando em conta vários fatores.

Funcionalidade das cores

A cor influencia o indivíduo em três ações: impressiona, expressa e constrói, produzindo sensações de acordo com sua qualidade. Assim, cores quentes como o amarelo e o vermelho são estimulantes. Por outro lado, cores frias, como o azul e o verde, produzem sensações de leveza.

Semiótica das cores

As cores afetam a nossa mente. Além disso, nos levam a pensar de diferentes modos. Quando olhamos para a cor azul, pensamos em confiança. Por outro lado, um céu cinza nos faz ficar tristes. Porém, a cor cinza é usada para representar a maturidade, realização e alto padrão.

Influência das cores

Ao longo dos anos a Apple usou diversas cores em sua marca. Porém, atualmente o ícone da maçã é desenhado em preto, branco e prata. Essas cores representam clareza e qualidade, além de sofisticação. A simplicidade também é observada.

Empresas e suas cores

Apple

1

Muitas pessoas acham que a Coca-Cola criou seu logotipo vermelho com muitas teorias psicológicas e de marketing. Porém, a origem está nos primórdios da empresa, quando pintavam os barris contendo Coca-Cola de vermelho, para diferenciar do álcool no momento da fiscalização.

Coca-Cola

2

O uso de muitas cores no logo pode prejudicar a imagem da empresa. Porém, a Google contrariou esta regra ao utilizar vermelho, amarelo, azul e verde em sua logo. O significado que está por trás desta proposta é: “a Google não segue as regras”.

Google

3

Vermelho representa sentimentos como: amor, paixão, fúria, ira, felicidade, calor, satisfação, charme e poder. No entanto, o marketing utiliza essa cor pela sua intensidade. A cor vermelha também desperta o apetite.

Significado das cores

Vermelho

1

Se você quer utilizar o amarelo em sua marca é precisa ter cuidado com sua diversidade. Esta cor pode representar coisas positivas como: sabedoria, alegria e otimismo. E também negativas, como: perigo, engano, dor e roubo. Apesar de apontar a criatividade, é preciso pensar com calma o uso dessa cor.

Amarelo

2

A cor verde reflete muitas qualidades e sensações. Porém, atualmente, ela está muito associada a propostas sustentáveis e ecológicas. Dentre as suas principais sensações estão: cura, calma, natureza, autoconsciência, orgulho, esperança, fertilidade, flora e generosidade.

Verde

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O azul representa a segurança. Porém, esta cor evoca muitas qualidades e sentimentos, como: fé, tranquilidade, espiritualidade, calma, água, frio, paz e tecnologia. Contudo, se seu negócio é do ramo de alimentos, é melhor não usá-la, porque esta cor inibe o apetite já que ela acalma e reduz a tensão.

Azul

4

A cor rosa representa muitas coisas positivas, não só referente ao aspecto feminino. Entre os principais aspectos dessa cor estão: delicadeza, amor e gentileza. Contudo, as mudanças de tons fazem mudar as suas referências. Os tons mais fortes representam modernidade. Já os tons suaves representam inocência.

Rosa

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Quando se aplica as cores do marketing, o roxo é tido como espiritual. Porém, também se aplica a temas de tecnologia e ciência, estimulando criatividade, novas ideias e imaginação. As principais características são: espiritualidade, poder, realeza, nobreza, sabedoria, mistério, conhecimento e transformação.

Roxo

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O marrom é usado para dar seriedade e confiança. Além disso, esta cor foca na sofisticação. Porém, também é associada à natureza e segurança. Por exemplo, em produtos orgânicos e relacionados à natureza, o marrom é muito usado. As principais referências são: terra, casa, ar livre, conforto e resistência.

Marrom

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O preto é uma cor de dois sentidos. É uma cor usada por dar a ideia de sofisticação e elegância. Porém, pode passar medo e tristeza. As suas principais características são: poder, sensualidade, sofisticação, elegância, riqueza, mistério, profundo, frio. Além disso, ela é capaz de destacar e enfatizar os logotipos.

Preto

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O branco representa a neutralidade e a pureza. Se a marca quer dar a sensação de neutralidade e naturalidade, o branco é muito eficaz. Entre as suas principais característica estão: proteção, amor, puro, simplicidade, lei, paz, fé, precisão, inocência e frieza. Além disso, esta cor faz com que outras se destaquem.

Branco

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