O designer de produto é o criador de tudo que você consome, seja online ou em um ambiente físico. Esse profissional é essencial durante a criação de um projeto e até na pós-produção, já que ele busca as melhorias e novidades na funcionalidade de produtos. O designer de produtos pode atuar tanto na indústria quanto no comércio e pode promover melhorias em projetos já estabelecidos.

O que faz o designer de produto?

É responsável pelo desenvolvimento de produtos ergonômicos, funcionais e visualmente agradáveis. Vale lembrar que ele não atua apenas na pré-produção, já que também pode trabalhar no aperfeiçoamento de produtos já estabelecidos.

Quais são as áreas de atuação?

Trabalha diretamente com a produção de produtos que serão usados de alguma maneira pelos consumidores. Esse profissional pode desenhar o produto, fazer ajustes, construir protótipos e ajustar o necessário até que tudo esteja pronto.

1 – Designer de produto

Nessa área de atuação, gerencia os projetos e organiza o desenvolvimento dos mesmos. Quem vai exercer essa função precisa ter um bom relacionamento com a equipe e entender com precisão as necessidades e objetivos da empresa.

2 – Gerência de produto/projeto

O designer gráfico é responsável por produtos mais momentâneos, como flyers, cartões de visita, revistas e etc. Além disso, um dos objetivos principais do designer de produto da área gráfica é impactar no momento da divulgação.

3 – Designer Gráfico

Esse tipo de designer de produto requer um conhecimento mais aprofundado, adquirido através de uma graduação ou especialização. Ele lida com o design de produtos mais complexos, como automóveis, equipamentos industriais e peças.

4 – Desenho industrial

O designer de produtos também pode trabalhar fazendo protótipos. Ou seja, itens que ainda serão testados e reavaliados. A testagem desses produtos ocorre em diversas fases da execução do produto, à procura de falhas ou aprimoramentos no projeto.

5 – Prototipagem

O objetivo aqui é construir uma identidade visual de sucesso. É necessário pensar na funcionalidade da embalagem e definir um conceito que melhor transmita a mensagem da marca.

6 – Design de Embalagens

Um pouco mais conhecida e “tradicional” que a de designer de produtos, seu objetivo é harmonizar móveis em um ambiente.

7 – Design de Interiores

Aqui é a área onde os produtos são reavaliados e melhorados, de acordo com a opinião do público. Ou seja, é uma função para a pós-produção. Nessa área é possível atuar com o produto em si e até para o espaço virtual da empresa.

8 – Desenvolvimento de Produtos

Importância do Designer de produto

Esse profissional é de extrema importância em diversos setores de uma empresa. O seu conhecimento vai desde a produção até a divulgação do produto. Portanto, sua criatividade se faz necessária durante o desenvolvimento e lançamento desses produtos.