Key Performance Indicator, as KPIs para SEO são métricas indicativas de desempenho que qualificam quão bem-sucedida a sua publicação é. Por meio dessa métrica, seu site pode ser ranqueado nos motores de busca, com possibilidade de obter uma boa ou má performance, e ocupar a posição cabível com os resultados que apresenta.
Então, para que o site ou blog do seu negócio seja encontrado, aprender a configurar suas KPIs e o seu conteúdo de acordo com essas métricas é essencial se você deseja alcançar mais pessoas.
Ter um domínio sobre essas ferramentas pode fazer a diferença para o seu negócio, uma vez que permitem analisar o público que acessa o seu conteúdo, auxilia na captação de informações para criação de conteúdos futuros e também para consolidar a presença do seu negócio no mundo digital.
As KPIs para SEO, sobretudo, são a diferença entre as suas publicações serem vistas por muitas pessoas ou não. Portanto, durante a leitura desse artigo você descobrirá o que elas são, como funcionam juntas e as principais formas de ter seu conteúdo encontrado por meio da utilização adequada dessas ferramentas estratégicas de marketing. Continue a leitura até o fim.
O que são KPIs?
KPIs, ou indicadores-chave de performance, são formas de medir o sucesso de uma estratégia ou campanha. São utilizadas para verificar se um objetivo foi alcançado e se a estratégia funciona como foi planejado. Existem muitas chaves indicadoras de performance, como o tráfego orgânico, contagem de visualizações, quantidade de cliques únicos, pontuação de palavras-chave, duração média de sessão, entre outros marcadores importantes, que devem ser selecionados de acordo com o seu foco.
O que é SEO?
Primeiramente, SEO vem de Search Engine Optimization, ou otimização de mecanismos de busca. É o processo de melhorar a visibilidade de uma página na web nos resultados de pesquisa do Google. Funciona da seguinte forma: por meio de técnicas de otimização de conteúdo, ajuda os mecanismos de pesquisa a entenderem sobre o que é o site e como ele deve ser ranqueado em suas pesquisas.
Imagine que o Google é como uma biblioteca gigante. Então os sites são livros solicitados nessa Alexandria digital. Os termos pesquisados são como as palavras-chave, e também estão presentes nos sites mais otimizados, e esse são requisitados frequentemente, atingindo pontuações altas de SEO e capacitados para monetização.
O que são KPIs para SEO?
São métricas específicas que auxiliam na medida do sucesso de uma estratégia com intenção de otimizar conteúdo para mecanismos de busca. As KPIs incluem informações como: posições de palavras-chave, taxa de cliques, duração da sessão, número de visitantes únicos, entre outros, com foco no motor de otimização de busca.
Como definir os KPIs para SEO do seu site ou blog?
Você precisa primeiro identificar os objetivos da sua configuração para SEO. Em seguida, escolha as medidas que ajudarão a mensurar o sucesso em relação a essas metas. É importante lembrar que nem todas as informações são relevantes para todos os sites ou blogs, então é importante fazer uma busca adequada ao seu perfil.
Principais KPIs para SEO
Agora que você já sabe o que são KPIs e como elas funcionam em harmonia com a SEO, confira também as principais chaves de performance que você deve se atentar:
1. Sessões orgânicas
A princípio, essa métrica traz a quantidade de sessões de usuários que chegaram ao site por meio de resultados de pesquisa espontâneos.
2. Número de visualizações
Do mesmo modo, o número de visualizações quantifica o total de páginas visualizadas durante as sessões de usuários.
3. Ranking de palavras-chave
Por outro lado, o Ranking de palavras-chave analisa o posicionamento das palavras-chave do seu site em resultados de pesquisa.
4. Duração média da sessão
Avalia o tempo médio que os usuários passam no site durante um acesso.
5. Páginas/sessão
Calcula o número de páginas visualizadas durante uma sessão de usuário.
6. Taxa de CTR
Da mesma forma, o Click Through Rate quantifica a taxa de cliques do link que contém os resultados de pesquisa para o site.
7. Visitantes únicos
Registra a quantidade de usuários únicos que chegaram ao seu conteúdo por meio do clique na pesquisa.
8. CPL
Em contrapartida, o Custo por Lead é uma medida usada para mensurar o custo de aquisição de cada lead ou prospect com potencial de conversão em venda.
9. Número de backlinks conquistados
O número de backlinks conquistados, de maneira idêntica, é a quantidade de endereços externos que apontam para o seu site, o que ajuda a melhorar seu ranqueamento SEO.
10. Número de backlinks de sites de autoridade
A quantidade de backlinks de sites de autoridade é a quantia de links de boa reputação que apontam para o seu domínio, o que melhora a sua classificação no mecanismo de pesquisa.
11. Número de domínios linkando para seu site
A quantidade de endereços direcionados para o seu site é a de quantos domínios diferentes estão apontando para o seu. Com a diversidade de fontes, esse atributo aumenta a autoridade de seu site, quanto mais ele for citado e acessado em outros endereços e mecanismos de busca e divulgação.
12. Quantidade de palavras-chave nas 10 primeiras colocações da SERP
Na SERP (Página de Resultados do Motor de Busca) é possível identificar a quantidade de vezes que as palavras-chave que apontam para o seu site aparecem nas dez primeiras posições dos resultados de pesquisa do Google. Essa métrica auxilia no aumento do tráfego de seu site.
13. Taxa de rejeição
Quando uma parcela de usuários abandonam o seu site após visualizar apenas uma página, chamamos de taxa de rejeição. Medida em porcentagem, essa taxa, portanto, indica má experiência do usuário ou baixa qualidade de conteúdo na sua página.
14. Tempo de carregamento da página
A velocidade que sua página leva para carregar por completo pode ser relevante para o usuário decidir se navegar ali é uma boa ou má experiência, o que afeta tanto o usuário quanto a sua marca, que perde chances de conversão.
15. Principais páginas de saída
Páginas de saída são aquelas em que os visitantes abandonam a experiência de navegação com maior frequência, o que indica possíveis problemas de qualidade, conteúdo ou falta de otimização do navegador. Essa métrica é importante para determinar mudanças e ajustes em um site ou página problemática.
16. Erros de rastreamento
Os erros de rastreamento são problemas técnicos que impedem o rastreamento de seu domínio pelos mecanismos de pesquisa, e assim afeta a classificação de seu site nos rankings.
Agora que você já sabe tudo sobre KPIs para SEO, então que tal aproveitar e otimizar a página do seu negócio? Se gostou da leitura, comente aqui embaixo, e compartilhe essa postagem com mais alguém que se interessa pelo tema.
Aprenda ainda como os links internos funcionam e confira 7 dicas de SEO.
Fonte: Neil Patel Resultados Digitais Sem Rush