Um conteúdo viral é aquele que é compartilhado rapidamente em efeito dominó alcançando milhares de pessoas. No entanto, existem alguns elementos essenciais que estão na base deste efeito. Acontece quase que cotidianamente o fato de compartilharmos novidades na internet com os outros. No entanto, quando perguntamos porque fazemos isso, vem muitas respostas na nossa cabeça. Portanto, além de analisar o conteúdo viral em si, precisamos analisar as nossas ações e o motivo delas.

O conteúdo viral é distribuído de forma rápida em todos os veículos da web. Esse conteúdo pode vir de diversas maneiras, como: vídeos, memes, artigos, quizzes e até infográficos. Atualmente, o conteúdo viral se tornou uma forma de marketing digital muito eficaz.

O que é conteúdo viral

O marketing viral tem benefícios como: Atingir novos públicos; Forte fidelização dos clientes; É um meio de divulgação orgânico com baixo custo; Cria destaque frente às outras marcas; É utilizado em empresas de todos os tamanhos.

Existe no compartilhamento desse conteúdo um fator psicológico muito relacionado aos gatilhos mentais, que trabalham na dimensão da sugestão e persuasão. Portanto, o conteúdo viral é sugestivo quando está conectado ao assunto do momento.

Por que compartilham? 

Esse conteúdo é trabalhado em direção à diversão. Assim, ele pode ser emocional e reflexivo. No entanto, dentro das várias características de cada conteúdo, existe um efeito em comum, ou seja, de causar impacto. Tudo que causa impacto, não é comum ou cotidiano.

Características do viral

A identificação mútua é um fator de grande força. Ou seja, você precisa se identificar com seu público e o público com você. Porém, é preciso pensar em dois tipos de público: o de seu segmento e as pessoas em geral.

Dicas para produzir virais

Identificação

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Os gatilhos mentais estão conectados com a persuasão e a sugestão. Essas são técnicas bem antigas do marketing, antes da internet. No entanto, elas permaneceram por estarem baseadas em sistemas subjetivos presentes em todas as pessoas.

Gatilhos mentais

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O conteúdo viral precisa ter relevância, mas com uma forma diferente. Ou seja, todo conteúdo é um argumento que propõe, sugere, denúncia, provoca, informa e muitas outras ações. Porém, o jeito que o conteúdo chega no público é a sua forma.

Relevância e diferença

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Um conteúdo viral mexe com a emoção das pessoas. Então, pense em conteúdos que irão direto no coração. Se você quer dar ênfase ao conteúdo para garantir a emoção, pense bem nas palavras que irá utilizar. Se forem vídeos, roteirize algo que conduza a uma emoção coletiva.

Conteúdo emotivo

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Em estratégias de marketing viral, um elemento para se criar um conteúdo viral é o efeito pegajoso. Ou seja, tudo aquilo que gruda em sua memória como músicas, frases tipos jargões e imagens engraçadas.

Efeito chiclete

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Toda narrativa prende a atenção. Portanto, um filme, uma série, uma novela, um gibi, uma música. Todas estas linguagens possuem narrativa. Assim, se você criar uma campanha por meio de narrativas, você está dentro de uma estratégia de marketing viral.

Storytelling

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O humor é um dos conteúdos mais virais nas redes sociais. Os ditos "memes" provocam risos até hoje. O humor tem dois elementos positivos, já que deixa a leitura mais leve e provoca o compartilhamento. Então, é um conteúdo que ultrapassa as redes sociais.

Humor

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Um conteúdo diferente e com relevância é possível ao analisar as necessidades do momento. Assim, faça um conteúdo com elementos que atraiam as demandas da sociedade. Ou seja, fale de assuntos e problemas do momento e ofereça formas de resolvê-los.

Conteúdo diferente

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