Sabe aquele filme que te prende do início ao fim? Ele é um exemplo clássico de storytelling. O storytelling é a habilidade de contar histórias cativantes. E deixa eu te contar uma coisa: é uma das estratégias mais eficientes para promover o seu negócio. Essa estratégia de escrita cria uma conexão direta e individual entre uma marca e seu potencial cliente. Portanto, ela é utilizada em produções audiovisuais, com o intuito de envolver o telespectador e gerar identificação.

O storytelling não é uma técnica exclusiva do audiovisual, já que ela também pode ser aplicada no marketing. Para isso, ela utiliza elementos como personagens e ambientes para contar uma história com início, meio e fim. História essa que transmite uma mensagem capaz de se conectar com o emocional de quem a recebe.

O que é storytelling no marketing?

Por que storytelling é importante?

Ao levar o seu cliente por uma jornada, ele será imerso em uma experiência marcante. Assim, uma conexão entre será formada.

Histórias = experiências marcantes

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Seja por acionarem alguma memória ou por fazerem que o leitor se coloque no lugar de algum personagem.

Histórias despertam emoções

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Provavelmente você já se identificou com um personagem de alguma história, certo? Aquele personagem que, de uma forma surpreendente, tinha características e traços iguais aos seus. Bom, ele certamente pertence a uma boa história, pois boas histórias têm o poder de gerar interesse e identificação do leitor.

Histórias geram identificação

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Principais elementos do storytelling

O ambiente é um elemento fundamental do storytelling. Assim, ele deve ser bem definido.

Ambiente

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É através do personagem que as pessoas vão acompanhar a história. A transmissão da mensagem acontece por sua transformação.

Personagem

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O storytelling pode ser dividido em duas partes. O “story” diz respeito à história e mensagens. O “telling” se refere à forma com que essa mensagem é transmitida.

Mensagem

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O conflito é o desafio que o personagem precisa enfrentar. Ou seja, ele desperta muito interesse no leitor.

Conflito

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Como fazer storytelling?

Ou seja, criando uma narrativa completa, com todos os seus elementos. Esse é o método mais comum.

Usando o conteúdo como a história

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Essa forma se baseia em uma história que explora elementos do storytelling, mesmo que eles não sejam claros.

Usando a história como estrutura

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Ou seja, usa uma história para exemplificar determinado tema. O site Rock Content usa como exemplo o artigo “Show me the money: como entender os clientes me fez ganhar mais dinheiro”. Ele menciona uma cena de filme como ponto de partida para explicar como entender melhor os clientes pode te levar a ganhar mais dinheiro.

Usando a história como conteúdo

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Você conhece as famosas franquias do cinema Harry Potter e Senhor dos Anéis? Apesar de possuírem histórias diferentes, elas possuem algo em comum: o padrão narrativo Jornada do Herói. Criada por Joseph Campbell, essa é uma fórmula de 12 partes em que o protagonista supera vários desafios para se tornar um herói.

Joseph Campbell/Jornada do Herói

Mundo Comum

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Chamado à Aventura

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Recusa ao Chamado

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A travessia para o novo mundo

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Encontro com o Mentor

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Testes, Aliados e Inimigos

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A aproximação

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Provação Traumática

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Recompensa

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Ressurreição

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Caminho de Volta

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Retorno com o Elixir

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Técnicas de storytelling

Escolha um tema relevante, com problemas que você possa resolver.

Use a criatividade

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Leve o leitor a uma jornada bem definida.

História com início, meio e fim

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As histórias mais compartilhadas são as que provocam sentimentos positivos.

Procure estimular emoções positivas

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O que não fazer no storytelling

Não apresente a mensagem diretamente. Envolva o público.

Ir direto ao ponto

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Essas histórias são distantes da realidade.

Romantizar histórias

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Personagens genéricos diminuem as chances de o leitor desenvolver empatia.

Utilizar personagens genéricos

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