Omnichannel é uma estratégia de vendas que se baseia na integração de diferentes canais de comunicação e divulgação de um empreendimento. O objetivo dessa estratégia é oferecer uma experiência de marca unificada para melhorar a qualidade no atendimento dos clientes. No geral, essa comunicação integrada faz com que os consumidores confiem no seu produto.

O que é omnichannel?

É uma abordagem de vendas que integra as opções de compra de diferentes canais de uma empresa. Ela possibilita, por exemplo, que você utilize o aplicativo da marca para comprar um produto que você viu na loja física, e vice-versa. Um canal ajuda o outro a oferecer uma experiência de compra cada vez melhor.

Vantagens do omnichannel

Através da variedade e integração dos dispositivos de compra, a estratégia omnichannel permite que a sua marca entregue uma experiência completa para o cliente, que consegue realizar a compra com facilidade, rapidez e conforto. Isso gera a fidelização.

1 – Melhora a experiência do cliente

Ao combinar canais utilizados pelo seu público, a estratégia aumenta a visibilidade da marca, o que gera um crescimento contínuo no seu reconhecimento.

2 – Gera consciência de marca

Quanto mais canais uma marca utiliza para chegar ao mercado, mais acesso elas têm aos dados do consumidor.

3 – Aumenta o acesso a dados

Desafios do omnichannel

Além de depender de tecnologia para essa integração, também é necessário ter um conhecimento profundo sobre o negócio e de um acompanhamento atento de todos os setores. É preciso elaborar bem a estratégia e alinhá-la com a equipe para diminuir os riscos e falhas e descobrir se é necessária alguma alteração antes de lançá-la no mercado.

Diferenças entre o Omnichannel, Multichannel e Cross Channel

O multichannel é a estratégia que consiste em oferecer vários canais de compra, como site, aplicativo e lojas físicas, sem estabelecer nenhuma conexão entre eles. Desse modo, existe uma competição entre os canais de compra e não há uma troca de informações entre eles.

Diferenças entre o Omnichannel, Multichannel e Cross Channel

Já o crosschannel é a estratégia que combina dois canais de uma empresa para melhorar a experiência de compra do cliente. A compra pode ser realizada no site e a retirada do produto adquirido ser feita na loja física. Logo, não existe competição entre os canais.

A popularidade do omnichannel

Atualmente, os consumidores estão cada vez mais exigentes e querem mais comodidade. Transformar o consumo em uma experiência única e cada vez mais prática tem sido o objetivo de várias empresas, e é por isso que o termo omnichannel é tão usado hoje em dia.