O moodboard, também conhecido como painel semântico, é uma espécie de mural que reúne um conjunto de referências para transmitir conceitos e propostas de projetos. Ele é uma ferramenta visual que usa arranjos de imagens; materiais; elementos; e textos, para facilitar a compreensão de um estilo ou ideia. No geral, esse recurso é ideal para definir a essência de qualquer negócio, trabalho ou projeto.
O que é e para que serve?
É uma ferramenta que traduz a eficácia de um conjunto de ideias em forma de conteúdos visuais. Ele serve para guiar profissionais a criarem peças unificadas ou sob determinado tema, bem como para apresentar um conceito para colegas de equipe ou clientes.
O que é e para que serve?
Na versão digital você pode encontrar uma variedade enorme de componentes em um painel semântico, como imagens, fontes, cores e muito mais. Já nas versões físicas, pode conter amostras de tintas, tecidos e texturas. O moodboard ajuda na definição dos aspectos que transformam um projeto em algo singular.
Quais são as vantagens?
O moodboard coloca todas as inspirações diante da equipe e abre a oportunidade de alterar, acrescentar ou retirar o que não faz mais sentido. Fica mais fácil visualizar o resultado final de forma palpável e previsível. É possível poupar tempo; ganhar produtividade e aumentar a qualidade dos projetos.
Como fazer um moodboard?
O estilo deve estar totalmente conectado aos elementos que compõem a identidade visual do seu projeto. Se a sua campanha tem o estilo “varejão”, é recomendável utilizar cores quentes; letras de caixa alta e vetores que representam elementos como a explosão e a urgência, por exemplo.
1 – Escolha o estilo do design
A paleta de cores precisa estar relacionada com o restante do projeto. É preciso revisitar as estratégias que envolvem a identidade visual antes de escolhê-la.
2 – Selecione as paletas de cores
A textura é o elemento responsável por oferecer uma visão mais palpável sobre o resultado final.
3 – Trabalhe com texturas
A escrita também é visual e seus elementos devem ser pensados com inteligência. É importante entender como o texto será disposto visualmente.
4 – Fique atento à tipografia
Com os vídeos fica ainda mais fácil se inspirar e definir a tal personalidade da marca.
5 – Utilize vídeos