KPI é um indicador de performance usado para mensurar o desempenho de uma estratégia ou processos de gestão. O KPI serve para analisar se os seus resultados estão de acordo com os objetivos da sua estratégia de Marketing Digital. Existem milhares de indicadores que podem ser medidos, dessa forma, é preciso saber escolhê-los.
Diferença entre KPI e métrica
Enquanto a métrica é apenas algo a ser medido, o KPI é um indicador relevante para o seu negócio e o seu objetivo. Se por algum motivo a métrica se tornar importante para a sua estratégia, ela se tornará um indicador-chave. A premissa básica para a escolha de qualquer KPI é compreender o que pode ajudar na tomada de decisão dentro da sua empresa.
Como escolher um bom KPI?
Você só pode escolher um KPI principal se ele estiver disponível para ser mensurado e analisado corretamente.
1 – Disponibilidade para ser mensurado
Para escolher um bom KPI, certifique-se de que ela tenha as seguintes características:
Não escolha indicadores de vaidade, foque no que realmente importa. Indicadores primários como comentários, curtidas e compartilhamentos em redes sociais não mostram resultados concretos.
3 – Relevância
O KPI precisa mostrar que a sua estratégia está tendo resultados e que o objetivo principal está sendo atingido.
2 – Importância para a base do negócio
Escolha KPIs que possam ser medidos periodicamente e que ajudem na tomada de decisões periódicas, pois é esse acompanhamento que permite entender o que funciona e o que não funciona.
5 – Ter periodicidade
O seu KPI primário precisa te ajudar a fazer escolhas inteligentes. Tenha dados e informações como base.
4 – Ajudar em escolhas inteligentes
Tipos de KPI que você pode usar
São os principais indicadores para o seu objetivo. Analisando as estratégias de Inbound Marketing e Marketing Digital, a maioria delas terá como KPI primário alguma dessas opções: leads; tráfego; custo de aquisição por lead; taxa de conversão; receita total; e receita por compra.
1 – KPIs primários
Precisam mostrar que os seus testes e gerenciamento da estratégia estão no caminho certo. Eles devem justificar os primários. Alguns exemplos desses indicadores são: custo por lead em cada estágio do funil; assinantes da newsletter; assinantes do blog; visitas recorrentes no blog etc.
2 – KPIs secundários
São ideais para quem gerencia e administra o dia a dia dentro de uma campanha de Marketing Digital e Inbound Marketing. Esse profissional precisa acompanhar uma listinha de indicadores um pouco mais longa. Entre eles, estão: pageviews; páginas/visita; bounce rate; melhores landing pages; page rank etc.
3 – KPIs práticos
Como funciona a escolha de KPIs
Se a sua empresa quer gerar leads, a escolha ideal são os indicadores secundários. Afinal, é preciso tráfego se a intenção é gerar leads por meio do blog. Além disso, uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo vai trazer muito acesso orgânico para o blog por meio de posts que trabalham palavras-chave interessantes.
1 – KPIs de geração de leads
Uma empresa de tecnologia, por ter áreas de atuação e negócios específicos, precisa educar o mercado sobre os seus produtos e serviços, e para que isso aconteça, é preciso que as pessoas acompanhem o seu blog constantemente. Um KPI interessante para esse objetivo é o tráfego total — afinal, para educar o mercado você precisa de visitas.
2 – KPIs de quem precisa educar mercado