Inbound Marketing é um conceito estadunidense popularizado em 2009. O foco está em atrair clientes por meio de mecanismos digitais acessíveis. O nome pode parecer confuso, mas o conceito do Inbound Marketing é bastante acessível para empreendedores e produtores de conteúdo. Assim, o conceito dessa estratégia se baseia em uma promoção de ações capazes de conquistar o cliente de maneira sútil e sem ser invasivo.

Origem

A expressão Inbound Marketing foi criado por Brian Halligan, co-fundador da empresa Hubspot. Por meio do livro: “Inbound Marketing. Seja encontrado Usando o Google, a Mídia Social e os Blogs”. O termo passou a ser popularizado em 2009, sendo bastante eficaz na aproximação dos negócios para com o cliente.

Para mensurar resultados em tempo real, a Hubspot relatou que 72% das organizações que utilizaram o método obtiveram resultados eficazes. Então, o sucesso da aplicação está em um pacote de controle. Ou seja, estratégias de marketing digital, conteúdo, redes sociais ou SEO. Assim, o objetivo é traçar novas estratégias.

Métricas de aplicação

As características do Inbound Marketing estão na conquista de novos clientes através do marketing digital. O meio digital é fundamental, pois o possível cliente se utiliza dele para buscar o produto/conteúdo que deseja de uma maneira prévia.

Características

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Sendo assim, os benefícios da estratégia do Inbound Marketing estão na criação de conteúdos relevantes, dos quais o cliente compartilha, se engaja e estabelece um vínculo com o produto ofertado. O foco do Inbound Marketing se baseia na comunicação aberta com o público de maior acessibilidade.

Benefícios

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Basicamente, o processo da estratégia de Inbound é focado em: atrair, converter, relacionar, vender e analisar.  Atrair: O interesse do cliente é promovido devido a um trabalho prévio de criação sólida e legítima de um produto, do qual esteja disponível avaliações e opiniões do produto desejado.

Processo do Inbound Marketing

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Converter: Sendo assim, a conversão é uma etapa em que o cliente se torna lead, ou seja, se dispõe a passar suas informações para adquirir o produto desejado. Relacionar: Além disso, uma vez demonstrado o interesse, cabe ao agente do produtor conduzir da melhor forma possível a necessidade do cliente com a demanda disponível do produto desejado.

Vender: A etapa de venda, seguindo as instruções anteriores, se torna algo simples e natural do cliente, pois, com interesse despertado, basta concluir as necessidades exigidas.  Analisar: A etapa de análise é um dos pontos-chave da estratégia de Inbound Marketing, para além do auxílio do cliente para com o produto.

Vamos conhecer pesquisas que reforçam o sucesso do método Inbound de Marketing: - Lojas virtuais conquistaram 5,7 vezes mais clientes. (E-commerce Trends, 2017) - 92% dos profissionais de marketing afirmaram que o meio digital gerou maior exposição dos negócios. (Social Media Examiner, 2016)

Dados

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Portanto, temos vários exemplos a serem seguidos e que demonstram resultados eficazes do método estratégico. Por exemplo, Magazine Luiza, Ladder Sport, Dell ou até mesmo o Nubank, demonstram o valor que há nas redes sociais para lidar com os clientes.

Exemplos de Inbound Marketing

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