O marketing promocional é uma das estratégias de marketing em ascensão. O objetivo aqui é aproximar o público da marca, através de ações e experiências para o consumidor. Assim, se investe em ações como a distribuição de brindes e cupons promocionais, que estreitam o relacionamento do público com a empresa.
O que é marketing promocional?
É o conjunto de ações diretas, que visam aproximar o público da sua empresa. Mas, como aplicar esse conceito? Através da criação de ofertas, distribuição de brindes e amostras grátis, eventos e muito mais. Com isso, você consegue fidelizar clientes antigos e chamar a atenção de novos.
Quais são os benefícios ao aplicar?
A aplicação do marketing promocional pode ser o que diferencia a sua marca dos demais concorrentes. É preciso ser criativo para ter um espaço de destaque. Campanhas de incentivo de compra e distribuição de amostras grátis são exemplos de ações que colocam a sua marca a frente das demais.
1 – Diferencial entre os concorrentes
Com a aplicação das técnicas de marketing promocional, você consegue aumentar a sua taxa de fidelização.
2 – Fidelização do público
Ao fornecer uma nova experiência, como sorteios e eventos, sua empresa toma um lugar na mente do consumidor. Assim, sua marca sempre terá um destaque.
3 – Promoção da marca
Qualquer estratégia de marketing tem o objetivo de atrair novos clientes. E isso não seria diferente com o marketing promocional. Com a aplicação dessa estratégia, você consegue atrair um número considerável de novos clientes, sem um grande custo de divulgação.
4 – Atração de novos clientes
Principais ações
Um bom jeito de divulgar seus produtos e serviços é através dos Pontos de Vendas. Eles são espaços, fora da sua loja física, onde você pode fazer divulgações de determinados produtos. É comum ver esses espaços em shoppings, supermercados, lojas e praças públicas.
1 – Crie PDVs
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Uma das estratégias mais eficazes dentro do marketing promocional é a distribuição de brindes. Aqui você pode conquistar novos clientes e agradar os clientes antigos, ao oferecer um brinde para eles voltarem a comprar. Essa estratégia pode ser aplicada em seu e-commerce.
2 – Faça distribuição de brindes
Mais conhecidos como programas de fidelidade, visam fidelizar os clientes à sua marca. Você pode oferecer recompensas à cada compra concluída, ou oferecer um desconto vantajoso ao final de um determinado número de compras. Esse método influencia os clientes a continuarem comprando de você.
3 – Divulgue programas de incentivo
Uma forma interessante de aproximar o público da sua marca é promover eventos físicos ou virtuais. Um porta-voz da sua marca realiza uma live explicando e demonstrando seus produtos ou serviços. Ao final do evento, você pode oferecer um desconto ou brinde, para validar o público que acompanhou toda sua transmissão.
4 – Promova eventos
Sem dúvidas, é a estratégia de marketing promocional mais usada no mercado. Existem diversos tipos de ofertas como: – desconto progressivo; – pague 1, leve 2; – kit promocional; – cupom de desconto; – valor promocional.
5 – Oferte descontos
Exemplos de empresas que utilizam
A rede de supermercados Carrefour criou o "Programa Únicos", que oferece frutas e legumes em formatos diferentes do comum, com um desconto. Assim, os mercados comercializam produtos que não tinham muita saída e o cliente fica feliz com o desconto.
Carrefour
O Burger King saiu à frente do principal rival, o McDonald’s, em uma ação de Halloween. A rede de fast-food convidou seus clientes a irem às lojas vestidos de palhaços, uma clara referência ao Ronald McDonald. Em troca, eles ganhariam um sanduíche grátis.
Burger King