Mapa estratégico é uma ferramenta de gestão empresarial que tem o objetivo de estruturar de maneira simplificada e clara os planos de ação de um negócio. Ele ajuda a organizar e a colocar em prática as estratégias da sua empresa, baseado na missão, visão, valores e objetivos estratégicos do negócio.

Para que serve o mapa estratégico?

Dá direcionamento e aponta o caminho que deve ser seguido para se chegar a um determinado destino. Serve para indicar aos gestores qual trajeto devem seguir para que o planejamento da empresa se torne uma realidade, além de permitir que eles apresentem isso da forma mais simplificada e compreensível aos departamentos.

Como se divide o mapa estratégico?

O mapa define quais caminhos devem ser seguidos para que seja possível alcançar, e manter, a saúde financeira do negócio.

1 – Perspectiva financeira

De acordo com a perspectiva do cliente, o mapa é elaborado como base em ações e abordagens que ajudam a elevar o nível de satisfação dos consumidores da marca.

2 – Perspectiva do cliente

Essa perspectiva no mapa estratégico organizacional tem como finalidade o aprimoramento dos processos internos de cada área da companhia.

3 – Perspectiva dos processos internos

Considera as mudanças, competências e recursos necessários para que a empresa, com um todo, consiga crescer e atingir os objetivos definidos no seu planejamento.

4 – Perspectiva de crescimento

Como fazer um mapa estratégico?

Defina o objetivo principal do seu negócio considerando a sua missão, visão e valores.

1 – Determine  o objetivo principal

A proposta de valor precisa deixar claro como e quanto as suas soluções suprem as necessidades e expectativas dos consumidores.

2 – Defina a sua proposta de valor

Defina as metas de produtividade; receita; lucratividade e demais indicadores financeiros relacionados.

3 – Estabeleça as perspectivas financeiras

A definição das perspectivas do cliente tem um propósito bem específico: criar estratégias que ajudem a aumentar o nível de satisfação dos seus consumidores.

4 – Estabeleça as perspectivas do cliente

Aqui, é preciso determinar quais abordagens e formas de atuação vão ajudar a alcançar os objetivos anteriormente estabelecidos. A ideia é ajustar os processos. Quanto mais desburocratizados e fluidos forem os processos internos do seu negócio, maior será o nível de produtividade dos times.

5 – Perspectivas dos processos internos

Visa definir quais recursos uma empresa precisa ter para atingir os resultados esperados. Por conta desse propósito, é bem comum que esse passo do mapa estratégia seja dividido em três tipos de capital: capital intelectual; capital estrutural; e capital humano.

6 – Perspectivas de crescimento

Por fim, você deve relacionar as causas e efeitos entre os objetivos, pois ao destacar as consequências entre elas, a percepção de importância e engajamento tendem a aumentar.

7 – Aponte as relações de causa e efeito

Vantagens do mapa estratégico

1 – Melhora da comunicação interna; 2 – Contribuição para tomada de decisões mais assertivas; 3 – Ajuda na promoção do aprimoramento contínuo; 4 – Incentivo do engajamento, cooperação e participação dos colaboradores;

Vantagens do mapa estratégico

5 – Apresentação facilitada e simplificada do planejamento a todos os departamentos; 6 – Clareza na hora de apresentar a relação de causa e efeito entre os propósitos. Além disso, o mapa estratégico proporciona a unificação dos objetivos, contribuindo e otimizando a execução.