Início » Quais são as etapas do processo de decisão de compra?
Quais são as etapas do processo de decisão de compra?

Quais são as etapas do processo de decisão de compra?

O processo de decisão de compra passa por etapas que ajudam a identificar o comportamento do consumidor. Sobretudo, esse processo traça um caminho entre a necessidade de compra até a hora da finalização da compra. 

Ademais, as etapas são basicamente:

  1. Descoberta;
  2. Reconhecimento do problema;
  3. Consideração;
  4. Intenção de compra;
  5. Avaliação;
  6. Compra ou implementação da solução.

O que é o processo de decisão de compra e como funciona?

Em princípio, o processo de compra é o trajeto que o cliente percorre até comprar um produto ou serviço. Além disso, a cada etapa é importante se atentar aos sinais e questões que podem influenciar a decisão do cliente. 

A primeira questão é o consumidor 4.0, que é mais exigente e necessita de mais cuidado no atendimento. Sendo assim, o atendimento antes da compra precisa ser satisfatório e sem muitos problemas.

Em seguida, temos o impacto desse comportamento nas vendas. Nessa perspectiva, cuidar do prospect é algo indispensável para o bom andamento da venda.

Da mesma forma, encurtar o ciclo de vendas também auxilia a diminuir a perca de clientes. Portanto, vai ser fundamental ajustar as estratégias da empresa.

Quais são os estágios do processo de decisão de compra?

1. Descoberta 

A priori, a “descoberta” é o estágio inicial para entender esse processo de compra. De antemão, você precisa introduzir o seu produto ou serviço ao consumidor e despertar interesse. 

Inclusive, a pessoa às vezes nem pretende comprar algo. Os especialistas recomendam a produção de artigos e matérias para alavancar o alcance do produto.

Além do mais, deve-se ter uma persona bem estabelecida e as palavras-chaves exatas. Então, quando o possível cliente achar e acessar o site, ele vai encontrar exatamente aquilo que precisa.

Por fim, com essas dicas, o consumidor pode se tornar um lead da empresa.

2. Reconhecimento do problema 

Ademais, o consumidor começa a ter consciência que pode ter um problema maior do que imaginava. Nesse sentindo, o ideal é mostrar que ela tem um problema, mas você pode ajuda-la a resolver. 

Da mesma forma, o consumidor se convence que precisa do produto para suprir sua necessidade.

3. Consideração 

Agora, o cliente compreende que ele realmente tem um grande problema. Inclusive, ele já esta sendo alimentado com o conteúdo da sua empresa a um tempo, logo a necessidade brotou em sua cabeça.

Desse modo, o lead cogita a possibilidade de fazer a compra, além de analisar algumas questões sobre pagamento e etc. Ademais, o cliente não pode se sentir forçado a tomar a decisão de compra, ele precisa “estar” no controle.

4. Intenção de compra

Neste momento do processo, é necessário amadurecer a cooperação entre empresa e o consumidor. Aliás, o seu produto vai estar concorrendo com outras empresas, nas quais possuem inúmeras propostas e funcionalidades.

Segundo dados do B2B, os consumidores usam a busca online no processo de decisão de compra. Desse modo, os principais pontos pesquisados são: preço, qualidade do serviço, atendimento, suporte e resultados.

Então, a empresa deve oferecer facilidades para ajudar o consumidor a encontrar as respostas dos pontos anteriores.

5. Avaliação 

Essa etapa também pode ser considerada como etapa de negociação. O consumidor escolheu a sua empresa, mas pretende negociar.

Da mesma forma, os funcionários envolvidos precisam manter o consumidor interessado. Além disso, eles também devem argumentar a venda com todos os envolvidos na decisão de compra.

6. Compra ou implementação da solução

Por fim, a última etapa do processo de decisão de compra. Ademais, nesta etapa o consumidor finalmente compra o produto ou adquiri o serviço. 

Contudo, não pode esquecer do pós-venda, no qual também é super importante. Então, o cliente ainda pode entrar em contato para retirar dúvidas ou agradecer o atendimento.

Gostou de saber mais sobre o processo de decisão de compra? Então leia também:

Arquétipo do explorador, veja se esses são os traços da sua marca

Arquétipo do fora da lei, veja se esses são os traços da sua marca

Conheça as etapas do funil de vendas e suas vantagens

Fontes: Rock Content, Abreme, Agendor.

Selecionadas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *