Long tail e head tail são tipos de palavra chave que possuem funções muito diferentes. A palavra-chave é um dos pontos mais importantes dentro de um texto feito com as técnicas de SEO. Isso porque os resultados dos mecanismos de busca são selecionados de acordo com o usuário procura, ou seja, de acordo com as palavras digitadas na barra de pesquisa. Dessa forma, escolher as palavras-chave com cuidado pode fazer toda a diferença no seu crescimento online. 

O que é long tail e head tail?

As head tails são as palavras-chave mais suscintas. Isto é, são os termos de busca mais gerais, que respondem a uma pergunta de forma simples. Assim, elas têm um alto volume de busca. Ou seja, um número grande de pessoas pesquisa por conteúdos relacionados a esse tema.

Palavras-chave head tails

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As long tails, também conhecidas como palavras-chave de cauda longa, são termos de busca mais específicos. Ou seja, são variações de uma palavra-chave principal. Dessa forma, enquanto “produção de conteúdo” é uma palavra-chave head tail; “dicas de produção de conteúdo” é uma palavra-chave long tail, criada a partir dela.

Palavras-chave long tails

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Qual a importância das head tails?

É normal que o tema central do seu texto às vezes não seja muito pesquisado na internet. Isso acontece porque o consumidor tem consciência de que tem um problema a ser resolvido, mas não sabe qual é a solução. Assim, as head tails são essenciais, pois elas são capazes de alcançar o público em suas primeiras pesquisas.

Qual a importância das long tails?

Use as palavras-chave long tails com a maior frequência que você conseguir, pois, quanto mais específico você for, maior será a chance do seu conteúdo aparecer em primeiro lugar nos resultados de um buscador. Dessa forma, observe o seu tema com atenção e o separe em diversos subtemas.

Dicas para escolher palavras-chave

Teste palavras-chave gerais e, depois, decida quais geram os melhores resultados.

Use a head tail para alcançar pessoas

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Se você deseja segmentar clientes que tenham interesse em um produto, escolha palavras-chave mais específicas que se relacionam ao tema do seu texto.

Use long tail pra segmentar o público

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Isso pode colocar duas páginas do seu site em concorrência, o que prejudica ambas.

Não repita palavras-chave

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Crie a sua persona. É importante saber para quem você está escrevendo.

Pense como um cliente

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Algumas ferramentas permitem que você avalie o volume de buscas de uma palavra.

Utilize uma ferramenta especializada

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Como pesquisar palavras-chave

Ao se cadastrar no Google AdWords, você será levado a criar o seu primeiro anúncio pago. Porém, é possível pular essa etapa e ir diretamente para o planejador de palavras-chave. Basta pesquisar um termo para ter acesso a informações como quantidade de buscas mensais e nível de concorrência.

KeyWord Planner

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Essa ferramenta é ideal para quem já sabe qual é a palavra-chave foco do seu texto, mas não sabe quais variações podem ser usadas como long tails.

KeyWord Tool

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O SEMRush deixa você verificar o volume de buscas mensal, e visualize as estatísticas de desempenho dos seus concorrentes.

SEMRush

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