O conceito de isca digital é muito útil no marketing, já que existe para atrair leads. Essas iscas nada mais são que conteúdos, oferecidos muitas vezes de maneira gratuita, que revertem a sua distribuição em leads. Dessa forma, é uma estratégia com um custo razoável, mas que certamente trará frutos no futuro.

O que é isca digital?

A isca digital nada mais é que uma estratégia para atrair leads para sua empresa. Mas como isso é feito? Bem, através da distribuição de conteúdos de valor para o seu público-alvo. É similar a uma troca: enquanto sua empresa oferece conteúdo de maneira gratuita, o usuário deixa seus dados.

Tipos de iscas digitais

Por conta de sua popularidade, os e-books são uma das formas mais populares de isca digital. Eles geralmente oferecem informações aprofundadas e privilegiadas de determinado assunto. Para se obter um e-book é preciso preencher um formulário. Assim, se forma um lead de qualidade.

1 – E-books

Esse modelo, por usar a voz e a imagem de pessoas responsáveis pela empresa, aproxima o público. Além disso, faz com que tudo tenha um toque mais pessoal.

2 – Webinar

Tem um alto valor para qualquer conteúdo, já que mistura imagens e textos. Ademais, esse conteúdo é feito com o objetivo de ser de fácil entendimento.

3 – Infográficos

Quizzes são extremamente ricos e servem também como um entretenimento para os usuários. São relativamente fácil de serem feitos, se a ferramenta certa for usada.

4 – Quiz

Os vídeos são, atualmente, a mídia de maior sucesso em todas as redes sociais. Todos adoram esse tipo de conteúdo, e ativamente o buscam em todos os lugares.

5 – Vídeos

No contexto do marketing digital, qualquer empresa pode criar e divulgar um estudo, o que pode ajudar na geração de leads.

6 – Pesquisas e estudos

Como você já percebeu, a isca digital serve para oferecer algo para os usuários de maneira gratuita. Sendo assim, nada melhor que oferecer um curso em uma área de interesse do seu público-alvo.

7 – Cursos online

Sorteios e concursos em redes sociais, promovidos por diversas empresas, são comuns. Geralmente o objetivo é aumentar a visibilidade e o número de seguidores. Porém, também pode ser usado para gerar leads. Isso pode ser feito através de uma landing page, em que os usuários cadastram seus dados para participar das ações.

8 – Sorteios e concursos

Quais são as vantagens em usar?

A maior vantagem de usar essa estratégia é o potencial de atrair novos clientes para a sua marca. E, dessa forma, quanto mais potenciais clientes, mais vendas serão concluídas. O relacionamento com o público também se torna uma vantagem da estratégia.

Quando e onde utilizar?

Um dos momentos ideais de usá-la é quando há poucos leads em seu funil. Sendo assim, quando os funis parecerem vazios, busque implementar as iscas, para preencher as lacunas. Outro bom momento para aplicar a estratégia é quando sua empresa quiser gerar mais oportunidades de vendas.

Quando e onde utilizar?

Para que as iscas funcionem da maneira correta, é preciso posicioná-las em canais com bastante visibilidade e tráfego. O ideal é colocar as iscas em redes sociais, em blogs ou em sites institucionais. Portanto, há grandes chances de um bom volume de usuários alcançarem esse conteúdo e se tornarem leads.

Como criar iscas digitais?

Para criar uma isca digital, é preciso analisar todos os aspectos da sua empresa. Ou seja, o tipo de isca pode variar de acordo com o segmento da empresa, do seu público, de estratégias, de campanhas, etc. Depois de analisar essas questões, é preciso desenvolver um planejamento estratégico.

Como criar iscas digitais?

Para criar as iscas é preciso ter uma boa landing page. É na landing page que o conteúdo será ofertado e é lá também que os dados dos usuários serão coletados. Além disso, é preciso ter um bom CTA (Call-To-Action), já que é assim que você vai atrair o usuário.