O posicionamento de marca é o lugar que uma empresa ocupa na preferência de seu segmento. Dessa forma, para alcançar um bom posicionamento, é preciso um bom planejamento. Na elaboração do marketing de um e-commerce existem várias ações que precisam ser feitas. Sendo assim, a técnica mais usada no posicionamento de marca é a diferenciação. Se você quer se destacar em relação ao seu segmento, é preciso criar um diferencial.

O que é posicionamento?

O posicionamento de marca é o processo de decidir como a empresa será vista. Ou seja, como você deseja que seus clientes vejam sua empresa. No relacionamento com os clientes, você obtém alguns insights, extraindo então alguma emoção e afinidade.

Como estratégia de posicionamento de marca, esta empresa anunciou uma meta bem importante. Assim, sua principal meta foi: se tornar a maior montadora do mundo. O público viu nesta meta uma empresa confiável.

Exemplos de posicionamento

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Volkswagen

Por meio de valores, inovação e desempenho, a Nike focou na seriedade. Atingiu atletas sérios e comprometidos com seu desempenho. Atualmente, este é o perfil da marca e outros produtos com a mesma proposta. A Nike não fabrica só calçados, mas também trajes completos para atletas.

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Nike

A estratégia da Coca-Cola para alcançar o primeiro lugar em seu segmento, foi a interação com o público. Ela direcionou sua campanha para a alegria, amizade felicidade e o compartilhamento. Esta empresa é um exemplo de  sucesso no segmento de refrigerante, já que sobreviveu a 125 anos no ramo.

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Coca-Cola

Atualmente, a Apple domina o mercado em tecnologia. Este posicionamento serve para engajar mais clientes. Isto acontece porque cada produto que esta empresa lança é um sucesso, provocando mais autoridade no segmento. Além disso, a Apple focou nos valores de elegância luxo e exclusividade.

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Apple

A marca Havaianas é um exemplo de posicionamento por conta de mudanças radicais. No início de sua história, em 1962, a campanha se baseou em praticidade, resistência e custo-benefício. Porém, com uma mudança no mercado, a empresa teve de reformular todo o seu marketing nos anos 90.

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Havaianas

No cenário do e-commerce, a Amazon é uma líder de posicionamento. Contudo, para atingir este patamar, a marca pautou-se em alguns valores: agilidade na entrega, preços baixos e liberdade para gostar ou não do produto. Assim, a marca possui um objetivo único, o relacionamento com os clientes.

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Amazon

A estratégia da Starbucks é focada na experiência do cliente. Ou seja, está ligada ao marketing humanizado. Uma das estratégias mais marcantes foi escrever o nome do cliente no copo. A proposta passou a fazer parte de sua cultura e rendeu milhões de postagens em redes sociais.

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Starbucks

A rede Wal-Mart de supermercados possui um valor que atinge as demandas familiares. Ou seja, oferece tudo o que é produto no mesmo lugar, desde pneus até comida. Por meio de seu objetivo de ser uma loja completa e econômica, a rede atraiu milhões de clientes através das décadas.

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Wal-Mart