As impressões no Instagram compõem o conjunto de métricas que revelam dados sobre a visibilidade de uma marca na rede social. Alguns profissionais as consideram como uma “métrica de vaidade”, por não estarem diretamente relacionadas à conversão. Contudo, elas são muito importantes para quem está investindo em branding e quer entender a entrega dos seus posts.

Importância das Impressões

Servem para indicar caminhos positivos que influenciam em toda a estratégia. Elas podem refletir, por exemplo, no aumento do tráfego, ajudando a direcionar ações para elevar as conversões. Se forem avaliadas em conjunto com outros indicadores, podem ajudar a entender o desempenho da marca.

O que são as impressões

São o número de vezes que um post ou o perfil apareceu na tela dos usuários. Todas as exibições são contabilizadas, não importa se um mesmo usuário viu aquele post várias vezes. Nos relatórios, existem duas formas de visualizar essa métrica: como um todo; ou de cada conteúdo que a conta compartilhou no período

O que são as impressões

É preciso saber diferenciar: as impressões informam o número total de vezes que os usuários viram um perfil ou uma publicação. O alcance contabiliza apenas o número de usuários únicos alcançados. As visualizações são exclusivas para vídeos e stories e revelam a quantidade de vezes que o público viu o conteúdo.

Como acessar as impressões?

Antes de tudo, você precisa ter uma conta comercial. Então: 1 – Abra o seu perfil; 2 – Vá no menu na parte superior direita da tela e clique em “Insights”.

Como acessar as impressões?

3 – Agora, você terá uma visão geral do desempenho da sua conta. Você pode selecionar um período de tempo para o Instagram avaliar o seu desempenho, ou clicar em “publicações”. Lá é possível filtrar seus posts de acordo com cada métrica.

Como acessar as impressões?

4 – Assim, se você decidir filtrar pelo número de impressões, você verá as impressões de cada post.

Como acessar as impressões?

5 – Por fim, se você clicar em “Contas alcançadas”, é possível ver as impressões do seu perfil.

Vale a pena acompanhar impressões?

As impressões, por si só, não revelam o sucesso de uma estratégia. Contudo, se analisadas em conjunto com outros indicadores que correspondem aos objetivos da marca (como gerar brand awareness ou engajamento), elas podem ser muito importantes.