O design thinking é uma abordagem que busca a solução de problemas de forma coletiva e colaborativa no processo de desenvolvimento de um produto. Assim, é possível encontrar soluções inovadoras para os problemas focando nas necessidades reais do mercado. A abordagem mapeia e mescla a experiência cultural, a visão de mundo e os processos inseridos na vida dos indivíduos, no intuito de obter uma visão mais completa na solução de problemas. Ou seja, o design thinking cria as condições necessárias para maximizar a geração de insights e a aplicação prática deles.

As etapas do design thinking

É preciso mergulhar em tudo o que envolve e afeta a sua empresa. Por isso, é válido realizar uma análise SWOT para mapear as ameaças; oportunidades; fraquezas e pontos fortes do seu negócio. Dessa forma, será possível criar soluções que possam ser efetivamente utilizadas.

1 - Imersão

Essa é etapa de produzir ideias relevantes para realizar as melhorias necessárias. É importante reunir as equipes envolvidas e adotar técnicas como o brainstorming.

2 - Ideação

É a etapa de criar protótipos do que a equipe idealizou antes de realmente investir em sua execução.

3 - Prototipação

Por fim, o desenvolvimento é o momento de tirar tudo do papel e colocar para funcionar de verdade. Aqui, a sua missão é vender a solução ao público de modo que ela seja bem aceita. Contudo, o processo não acaba aqui, é preciso monitorar para identificar pontos de melhorias e avaliar o sucesso da operação.

4 - Desenvolvimento

– O custo para implementá-lo é reduzido; – Gera vantagem competitiva – Agrega colaboradores de todas as áreas; – Aumenta a produtividade; – Estimula um senso de empatia e colaboração.

No processo de design thinking, algumas ferramentas são importantes, por exemplo:

Ferramentas do design thinking

Técnica que consiste em uma dinâmica de grupo que, sem nenhum tipo de julgamentos, estimula o compartilhamento de ideias.

1 - Brainstorm

Servem para proporcionar uma visão mais clara e completa do processo criativo. Essa ferramenta consiste em pegar uma ideia considerada central e colocá-la em um ponto de destaque para depois criar uma espécie de fluxograma, possibilitando a ramificação e exibição de ideias secundárias.

2 - Mapas mentais

O envolvimento de consumidores no processo criativo é essencial para enriquecer a sua experiência. Além disso, os clientes podem trazer insights diferentes, já que a sua percepção das atividades do empreendimento é completamente diferente da formada por integrantes do negócio.

3 - Cocriação com clientes