Geralmente, o termo trend é associado às tendências do momento. Ou seja, aos assuntos que estão na pauta atual. Bem como assuntos ligados a acontecimentos atuais de vários segmentos. Dentro do universo do Tik Tok, por exemplo, as trends são ligadas aos vídeos produzidos no aplicativo. Logo, tudo aquilo que está em alta no Tik Tok. Assim, desafios, músicas, tutoriais de maquiagens, coreografias ou dublagens podem fazer parte de uma trend.

A importância das trends para o marketing digital é grande. Elas podem vir do mundo da moda, da cultura pop e também da tecnologia. Basicamente, as tendências estão ligadas às necessidades de inovação. Assim, a análise de trends do passado e atuais é importante.

O que é trend no MKT Digital?

O modismo é uma tendência de curta duração. Sendo assim, não tem um significado cultural relevante. Exemplos: temakerias, frozen, iogurte de picolé e outras modas.

Tipos de trend

Modismo

1

A tendência é uma mudança social mais sólida. A princípio, o trabalho em home office é uma tendência do momento, com empresas de comércio e serviço se adaptando a esta tendência. Além disso, nas entregas a domicílio, vemos os efeitos desta tendência.

Tendências

2

Basicamente, as megatendências são mudanças mais permanentes. Assim, evoluem juntamente com tecnologia. Exemplo: inteligência artificial.

Megatendências

3

A trend do momento costuma ser a experiência. Ou seja, não focam tanto em marcas. O conteúdo interativo é uma boa ferramenta do trend marketing. Produzir materiais criativos e envolventes é importante.

Principais trends digitais

Conteúdo interativo

1

O mundo atual foi modificado por conta da COVID e essas mudanças foram notadas pelos comerciantes. Assim, é preciso pensar no público que quer ficar no mundo virtual e no que quer voltar a ter a vida normal. Investir em várias estratégias diferentes é um bom passo.

Pensar de forma híbrida

2

A utilização de ferramentas como Alexa e Google Assistant se tornou uma tendência popular. Assim, mais de um bilhão de buscas por voz ocorrem atualmente. Dessa forma, as empresas devem preparar um conteúdo relevante para esse público.

Conforto da pesquisa por voz

3

Atualmente, a fala simples é uma boa estratégia de marketing. Ou seja, utilizar um vocabulário simples e personalizado. Uma das formas mais usadas é o e-mail personalizado. Além disso, a empresa precisa ficar alerta para dar uma resposta rápida.

Abordagem coloquial

4

No trend marketing, é necessário focar na localização. O geofencing oferece marketing em tempo real, ou seja, conforme o consumidor se move. Assim, os consumidores recebem informações de restaurantes, oficinas e outras demandas do local que se encontra.

Geofencing

5