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Erros de redação para web

Os 13 erros de redação para a web mais comuns!

Os erros de redação para a web precisam ser evitados, de modo a garantir um maior engajamento e padronização de conteúdo.

Logo abaixo, listamos os erros mais comuns. Ao todo, selecionamos 13 deslizes que devem ser evitados na hora de produzir conteúdo para a web.

Tem interesse em saber sobre cada um deles? Continue a leitura!

O que é e como deve ser uma redação para web?

A redação para a web objetiva padronizar e garantir um maior engajamento do conteúdo a ser promovido, através dos mais variados tipos de texto, como os que são postados em sites, blogs e outros canais de comunicação. Ou seja, a redação para a web é todo o tipo de texto produzido para a internet.

Para produzir um bom texto, é importantíssimo que o redator procure investir no máximo de informações possíveis, tornando o conteúdo rico e atrativo para ganhar o a atenção do leitor.

Uma boa redação para a web leva em consideração vários fatores para que a sua qualidade seja garantida, a exemplo organizar as ideias, garantindo uma leitura clara e objetiva.

Quais são os erros mais comuns de redação para web?

Ao produzir redação para a web, é muito importante que se tenha muita atenção com a qualidade do que está sendo publicado, porque isso reflete bastante na reputação da empresa.

Logo abaixo, listamos 13 erros que são bem comuns. Vamos entender cada um deles?

1. Não seguir o planejamento e objetivo da pauta

A pauta é um direcionamento feito para o redator desenvolver o texto. Nela, há um recorte com as principais informações que vão construir o objetivo, e como eles serão explorados ao longo do desenvolvimento, sempre de modo estratégico.

Dessa forma, por ser uma parte importante para garantir um efeito positivo na estratégia de marketing de uma empresa, as palavras-chave, títulos e subtítulos precisam estar alinhados com o que o redator desenvolveu.

2. Fazer introduções com excesso de informações e pouco chamativas

Na introdução, é muito importante que as informações apresentadas não sejam escassas ou até mesmo excessivas.

Dessa maneira, é fundamental que o redator seja objetivo. Deve se preocupar mais em apresentar uma breve contextualização, pois, ao longo do texto mais informações serão exploradas.

Pensa com a gente: qual a probabilidade de um leitor acompanhar todo o texto, sendo que as informações mais importantes foram apresentadas ainda na introdução? Ou, ainda: é possível garantir a sua permanência no texto ao usar informações muito genéricas, as quais não despertam muita curiosidade?

Esses questionamentos são essenciais para garantir uma maior adesão ao texto pelo leitor.

3. Não se aprofundar nos temas abordados

Parece bobagem, mas esse é um erro comum na redação para a web. Para realizar um bom texto, é muito importante investir em diversas informações sobre o assunto da pauta. Esse fator é determinante para garantir a permanência do leitor no site.

Aqui, é fundamental ter em mente que, muitas vezes, a pessoa que acessa o texto tem o objetivo de se aprofundar no tema. Por isso, é essencial evitar conceitos muito superficiais e sempre buscar outras fontes para acrescentar informações novas ao assunto abordado.

Outra forma de escapar da superficialidade, também, é ilustrar as ideias com exemplos, pois garantirá uma compreensão e maior participação do leitor no texto.

Portanto, é fundamental trazer à discussão as mais diversas informações, de modo que possam acrescentar no repertório de quem está acessando o conteúdo.

4. Confiar apenas no conhecimento prévio

Quando temos a palavra para falar sobre um assunto que dominamos, geralmente, há uma tendência de não buscar mais dados para confirmar as nossas ideias, não é? No entanto, a verdade é que sempre dá para melhorar, né?

Esse é um erro bastante comum, e precisa ser evitado. Informações, sejam elas conhecidas ou não, precisam ser aprofundadas, contribuindo para uma construção objetiva da informação apresentada.

Ao buscar novas fontes, garante-se uma oportunidade de acrescentar algo novo a um assunto, evitando que ocorram repetições de ideias, ou uma ausência de linearidade da discussão.

5. Não padronizar as produções

No âmbito social, nos mais diversos cenários, temos que entender como cada ambiente funciona, ou seja, há padrões a serem seguidos, por exemplo, numa entrevista de emprego. Na produção de redação para a web não é diferente.

Para elaborar um bom texto, portanto, é preciso levar em consideração aspectos estruturais, como a divisão de parágrafos, e aspectos gramaticais, como uma linguagem mais formal ou menos formal, garantindo uma experiência agradável ao leitor.

6. Escrever sem seguir uma linha de raciocínio lógica

Um bom texto, com certeza, precisa de um planejamento prévio para haver clareza e distribuição estratégica do fluxo de informação.

Dessa forma, ao elaborar uma redação para a web, é essencial organizar os assuntos que serão explorados, de maneira lógica.

Portanto, para que isso seja possível, podemos listar dois fatores aqui, os quais podem ser considerados fundamentais: planejamento do conteúdo e a releitura do texto para garantir que as ideias foram distribuídas com clareza.

7. Utilizar linguagem inadequada à proposta do texto

Como citado anteriormente, a adequação ao ambiente que frequentamos é fundamental para definir uma forma de agir, ou até mesmo a forma de comunicar através da linguagem.

Quando se trata da inadequação do uso da linguagem, é muito importante ter o perfil do seu leitor bem definido, de modo que a comunicação não fique escassa pela precariedade do vocabulário utilizado, ou ainda pelo excesso de palavras difíceis.

Portanto, ao definir bem o público, a comunicação também será definida, de modo a contribuir com a experiência positiva do leitor com o texto.

8. Não levar em conta a escaneabilidade

A escaneabilidade é uma ferramenta que ajuda a otimizar a experiência de quem está lendo o texto, e também ajuda a conquistar a atenção do leitor.

Como exemplo de escaneabilidade, podemos listar o grifo de frases ou palavras, o qual é feito ao longo do texto, como uma ferramenta para chamar a atenção do leitor.

Sendo assim, ao longo da redação, o redator seleciona trechos que carregam elementos chaves da discussão. A partir disso, guia-se a experiência com a leitura, prendendo a atenção.

9. Não fazer subtítulos e intertítulos

Que a ausência de organização causa, costumeiramente, desconforto, e uma experiência insatisfatória, não é segredo.

Logo, para garantir uma boa construção textual, e uma fluidez no desenvolvimento das discussões, os subtítulos e intertítulos são importantes para organizar as ideias, e também podem ser considerados como um mecanismo no qual possibilita a identificação de conceitos que o leitor precisa aprofundar.

Assim, pode-se afirmar que, ao elaborar subtítulos e intertítulos, o redator pode elevar o nível de satisfação do leitor com o texto.

10. Fazer hiperlinks sem estratégia

Os hiperlinks são mecanismos que auxiliam o leitor que acessa o conteúdo a se aprofundar no assunto, quando esse não é explorado em sua totalidade, ou ainda promover outros posts do blog, por exemplo, os quais se relacionam com a discussão.

Sendo assim, é importante que os links apareçam ao longo do texto de modo estratégico. Por exemplo, é inviável associar um texto que fala sobre futebol a um que fala sobre artigo de moda feminina, como o calçado feminino mais confortável para o verão. Viu como fica estranho?

Logo, é muito importante ter em mente que os links dispostos ao longo do texto precisam ser realizados de modo assertivo.

11. Não elaborar bons CTAs

O CTA, sigla em inglês Call To Action, podendo ser traduzida como Convite Para Ação, em português, é uma estratégia utilizada pelo redator para desencadear uma reação/ação no leitor.

Aqui, formas para chamar a atenção do leitor são fundamentais. Ao elaborar uma chamada, por exemplo, para o leitor prosseguir com a leitura, você comunica para ele que há informações que poderão ser adicionadas ao conhecimento dele.

Outra forma de desencadear a ação no leitor é o uso de hiperlinks, por exemplo, que direcionam a outros conteúdos presentes na página. Essa estratégia pode ser utilizada na conclusão, por exemplo.

12. Não revisar o texto depois de pronto

É muito importante, ao finalizar um texto, que a correção de erros pontuais sejam feitas, sejam elas estruturais, como um espaço errado entre parágrafos, ou gramatical, como erros de concordância, por exemplo.

A revisão do texto preparado para a web é fundamental, pois a sua ausência pode impactar diretamente na sua reputação, porque dá a entender que não houve um cuidado mínimo para ajustar detalhes prévios à publicação. Isso pode ser interpretado pelo leitor como uma ausência de compromisso com as informações veiculadas.

13. Usar as palavras-chave de forma incorreta

O uso correto de palavras-chave ao longo do texto auxilia, e muito, no ranqueamento das páginas. Dessa forma, elas sempre devem ser usadas estrategicamente, como, por exemplo, no início dos parágrafos.

Outra forma de usar palavras-chave ao longo do texto é através de sinônimos, que evita repetição excessiva de uma mesma palavra, e garante que estejam relacionadas ao assunto presente na pauta.

Acima, listamos os 13 erros mais comuns na redação para web. Lendo cada um, fica mais fácil visualizar o texto produzido em sua totalidade, driblando esses aspectos negativos no texto, não é? Ao evitá-los, você garante uma experiência positiva ao leitor.

Referências: Rock Content, Vitamina Publicitária, Crowd, Linkedin 

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