O calendário comercial é o principal guia dos empreendedores. Isso porque, a partir dele, é possível saber quais são as principais datas sazonais que podem ser usadas em suas estratégias de marketing. Nesse sentido, para que haja tempo de planejar ações para cada uma dessas datas especiais, é preciso ficar atento.
14 de agosto: Dia dos Pais 15 de setembro: Dia do Cliente 12 de outubro: Dia das Crianças 25 de novembro: Black Friday 28 de novembro: Cyber Monday 25 de dezembro: Natal
Principais datas da segunda metade de 2022
Janeiro
07/01 – Dia do leitor Data especial para lojas de livros e HQs. 26/01 – Dia da Gula Oportunidade para marcas de doces ganharem destaque. 30/01 – Dia da Saudade É possível criar uma campanha para dar presentes para uma pessoa especial!
Fevereiro
14/02 – Dia de São Valentim O famoso dia dos namorados no exterior também pode render lembrancinhas aos apaixonados no Brasil.
Março
01/03 – Carnaval Venda de pacotes de viagens e fantasias. 08/03 – Dia da Mulher Data para oferecer promoções para elas. 15/03 – Dia do Consumidor Chance de promover frete grátis e brindes. 20/03 – Início do Outono Época para lançamento de novas coleções.
Abril
17/04 – Páscoa Chocolates e artesanatos têm destaque nessa época. 23/04 – Dia Mundial do Livro Que tal uma promoção nas lojas que vendem esse tipo de artigo?
Maio
08/05 – Dia das mães Uma das maiores datas do comércio, oportunidade para kits e promoções exclusivas. 25/05 – Dia do Orgulho Nerd Ótima chance para as lojas do nicho geek alavancarem as vendas.
Junho
12/06 – Dia dos Namorados Crie promoções especiais para os amantes! 21/06 – Início do Inverno Período oportuno para lançar novas tendências no mundo da moda. 28/06 – Dia do Orgulho LGBTQIA+ Dia para lembrar a luta das minorias e celebrar a diversidade em seu e-commerce.
Julho
13/07 – Dia do Rock Itens temáticos de bandas é uma boa! 26/07 – Dia dos Avós Invista em campanhas comoventes para conquistar netos e avós. 30/07 – Dia do Amigo Por que não lançar combos de “pague 2, leve 3” e “2 por 1” em sua loja?
Agosto
14/08 – Dia dos Pais Kits e benefícios para uma das maiores datas do comércio. 15/08 – Dia dos Solteiros Aproveite para conquistar também os clientes solteiros com campanhas especiais. 21/08 – Dia Internacional da Moda Ótima data para a venda de roupas.
Setembro
13/09 – Dia da Cachaça Ótima data para promover cachaças 15/09 – Dia do Cliente Assim como a data de março, aproveite para fortalecer a relação com o consumidor oferecendo benefícios exclusivos. 22/09 – Início da Primavera Destaque aos itens para jardins e decoração.
Outubro
04/10 – Dia dos Animais As lojas de produtos para pets podem criar campanhas especiais nessa data. 12/10 – Dia das Crianças Moda infantil e brinquedos estão com tudo. 31/10 – Dia das Bruxas (Halloween) Se você vende artigos de festa, fantasias e doces, não deixe de decorar sua loja.
Novembro
02/11 – Finados Data importante para quem vende flores para homenagear àqueles que se foram. 25/11 – Black Friday Atualmente, é a maior data do comércio eletrônico. Não fique de fora dessa. 28/11 – Cyber Monday Data complementar à Black Friday.
Dezembro
21/12 – Início do Verão O momento da moda praia brilhar. 25/12 – Natal Os presentes de Natal abrigam todos os gostos e nichos. 31/12 – Réveillon Aproveite para fazer a queima de estoque com itens da Black Friday e do Natal.