O copy para Marketing Digital é a parte principal de uma estratégia de marketing. Isso porque o conteúdo tem poder de gerar impacto nas pessoas, e isso influencia de forma direta a decisão de compra desses consumidores. Desse modo, é essencial que o copy para Marketing Digital seja bem elaborado. Para isso, nada melhor do que a prática, pois é através do exercício da escrita que as ideias surgem e as técnicas são aprimoradas.
A intenção do copy é fazer o leitor converter em alguma ação. Essa ação pode, por exemplo, ser a compra de algum item. Portanto, o texto deve ter objetivo e ser voltado para os consumidores. Sendo assim, o copy precisa ser persuasivo. Porém, jogue limpo, não use dados ou informações só para atrair o público.
Como é o copy de Marketing Digital?
O seu leitor precisa pensar que o texto foi escrito exclusivamente para ele. Nesse sentido, é preciso entender a sua persona e segmentar os leads. Só assim é possível criar um copy personalizado. Para isso, olhe dados demográficos dos seus clientes.
Dicas de copy para Marketing Digital
Entenda a sua persona
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Como o próprio nome já diz, os chamados para ação (CTA) exigem verbos de ação, pois eles condicionam o leitor a realizar o que lhe foi oferecido. Dessa forma, use expressões como “assine aqui”; “baixe agora”; “experimente grátis”; “entre em contato” etc.
Use verbos de ação
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Quando você tem em mente a palavra-chave do seu texto, o trabalho de atrair o público de forma orgânica fica mais fácil. Então, insira palavras-chave nas postagens do seu blog, ao longo do texto, no título; intertítulos e url. Além disso, não esqueça de colocá-las nas suas landing pages; nos anúncios pagos; e nas redes sociais.
Defina a palavra-chave
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Para que a sua escrita flua, entender o produto ou serviço que você oferece é fundamental, pois isso te dá propriedade sobre o assunto.
Conheça bem o seu produto
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Quando as pessoas fazem buscas na internet, elas esperam encontrar uma solução. Portanto, seja essa solução.
Pense como o seu público
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Ou seja, sempre use “você” para se referir ao público. A ideia é ficar o mais próximo possível das pessoas para não perder a sua atenção. Fale diretamente com o leitor.
Abandone a impessoalidade
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Ressalte os pontos positivos do produto ao ponto das pessoas se questionarem o que aconteceria se elas não fecharem o negócio.
Use a narrativa de um vendedor
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A princípio, sentenças que possuem voz passiva são mais complexas. Por isso, para trazer mais clareza ao seu texto, utilize a voz ativa.
Use sempre a voz ativa
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Trechos muito longos podem cansar o seu leitor, pois eles não tiram as dúvidas existentes de forma imediata. Sintetize.
Seja direto
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Estude bem cada gatilho e determine quais são os que mais se encaixam no seu texto – uma vez que não é necessário usar todos eles de uma vez só na sua estratégia. Os gatilhos de escassez, por exemplo, são os mais comuns no Email Marketing quando o assunto é promoção.
Utilize gatilhos mentais
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Pode parecer besteira, mas revisar o seu copy é indispensável para ter um projeto de sucesso. Dessa forma, revise com cuidado tudo o que você produziu e, se possível, também peça para outra pessoa da sua equipe fazer a correção. Uma boa dica é passar o texto por uma ferramenta de ortografia e gramática.
Revise o seu texto
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