A matriz RICE é um framework de gestão estratégica utilizada por empresas para facilitar a priorização de seus projetos. Priorizar o que será feito é determinante para o planejamento da estratégia dos produtos de uma marca. A matriz auxilia o gestor em sua tomada de decisão na hora de organizar as atividades.

O que é matriz RICE?

É um acrônimo para os quatro fatores usados para avaliar cada ideia de um projeto: Reach (alcance), Impact (impacto), Confidence (confiança) e Effort (esforço).

Diz respeito ao número de pessoas que o projeto deve alcançar de acordo com a estimativa do time (por exemplo, 100 pessoas) em um tempo pré-definido.

1 – Reach (alcance)

Ccorresponde ao nível de impacto que a tarefa considerada deve ter para a empresa e para os usuários. São eles: - 0,25 (impacto muito pequeno); - 0,5 (baixo impacto); - 1 (impacto médio); - 2 (alto impacto); - 3 (maior impacto).

2 – Impact (impacto)

Leva em consideração o nível de confiança do projeto, considerando a quantidade de dados que a empresa tem para tomar uma decisão. Também utiliza uma escala de valor: - 100%-81% (alta confiança); - 80%-51% (média confiança); - 50%-0% (baixa confiança).

3 – Confidence (confiança)

Avalia os custos e os esforços envolvidos na execução de determinada tarefa ou iniciativa. Considera o tempo do projeto, os recursos financeiros e as pessoas envolvidas. A unidade de medida de esforço utilizada na matriz RICE é “pessoa-mês”. Ou seja, é o trabalho que um membro do time pode fazer em um mês.

4 – Effort (esforço)

Como funciona?

A estrutura funciona a partir de um modelo de pontuação que correlaciona todos os elementos da matriz. A ideia é que você atribua uma pontuação para cada elemento, considerando cada uma das atividades. Em seguida, basta utilizar a seguinte fórmula: (Alcance X Impacto X Confiança) /Esforço = Pontuação RICE da tarefa

Como funciona?

Ou seja, você multiplica os valores determinados nos 3 primeiros itens e os divide pelo esforço necessário. O resultado final é o valor RICE. Feito isso, identifique quais atividades tiveram a maior e a menor pontuação, e as priorize de acordo com esse resultado.

Importância da matriz RICE

Pode ser usada pelos product managers para avaliar quais funcionalidades devem ser priorizadas pelo time; pelos product designers para definir quais elementos do produto merecem atenção imediata. É eficiente para apoiar decisões sobre o posicionamento do produto, definir estratégias de lançamento e avaliar os impactos de iniciativas no mercado.

Benefícios de usar a matriz RICE

O roadmap de produto corresponde a um guia ou um roteiro de desenvolvimento de um produto. De modo geral, a matriz RICE ajuda a defini-lo porque a sua estrutura permite estabelecer quais são as prioridades do time, o que deve ser incorporado ao roteiro e à gestão de produto.

1 – Ajuda a definir o roadmap

A ideia é apresentar a matriz para todas as pessoas do time, uma vez que ela apresenta as prioridades da área do produto. Ela é comumente criada em um documento compartilhável para que toda a equipe tenha acesso às informações, o que gera um alinhamento do time.

2 – Alinha o time

As escalas numéricas e os resultados dos cálculos aumentam a objetividade do processo. Assim, o time não corre o risco de priorizar determinada tarefa com base apenas na intuição. A matriz RICE aumenta a clareza a respeito de cada iniciativa e nivela os critérios de decisão.

3 – Guia decisões embasadas em dados

A matriz ajuda a entender o que é mais importante para a empresa em determinado momento. Ela evita o desperdício de recursos e a redução da eficiência dos processos, além de aumentar a agilidade da equipe. A Matriz RICE é uma das ferramentas essenciais para a gestão de produto.

4 – Otimiza a priorização do backlog