O fundo de funil é a etapa em que o lead se transforma em cliente. Ou seja, nesta fase você deve conduzir este usuário para comprar seu produto ou serviço. Vale lembrar que na etapa anterior, ou seja, no meio de funil, você produziu conteúdo ao máximo para chegar até aqui. Porém, agora os esforços têm que ser mais diretos para realizar a venda. No fundo de funil tudo se baseia em conteúdo. Sendo assim, por meio de conteúdos, você conduz o usuário para o fechamento da venda.

Em síntese, o fundo de funil representa o momento em que o usuário está perto de tomar a decisão de compra. Com isso, você precisa produzir conteúdo para levar a esta decisão. Além disso, o lead já possui conhecimento sobre seu produto, portanto, esta etapa é mais curta.

O que é fundo de funil?

O objetivo do fundo de funil é levar o cliente ao fechamento do negócio. Portanto, o conteúdo aqui precisa ser mais direto e focado, pois o cliente está comprando várias possibilidades na concorrência. Seja o mais convencível possível.

Objetivo do fundo de funil

Aqui você deve reforçar sua autoridade e aumentar a confiabilidade do potencial cliente. Então, você deve mostrar o funcionamento de sua empresa, mostrar as vantagens diante do mercado, mostrar relatos de sucesso de outros clientes e assim por diante.

Como produzir esse conteúdo

O conteúdo precisa ser direto e direcionado, para efetivar a venda. Você deve expor os produtos e falar de suas empresas, de forma persuasiva, mas não agressiva. Assim, você deve conduzir o lead com toda a sua perspicácia,  para a solução do problema.

Características do fundo de funil

Você pode apresentar algumas ofertas como frete gratuito, cupons e promoções. Assim, você soma com toda a informação que já deu ao usuário um fator de vantagem. Portanto, este fator ajuda no ganho sobre a concorrência.

Tipos de conteúdo

Ofertas de tempo limitado

1

Nesta etapa é preciso oferecer um catálogo com todos os produtos de sua empresa. No entanto, ele deve ser bem elaborado, com fotos, descrição e preços. Além disso, você pode disponibilizar este catálogo para seus leads em uma landing page.

Catálogo

2

Quando é fornecida informação especial de seu segmento, você cria autoridade e aumenta as chances de vendas.

Conversas com especialistas

3

Demonstração

4

Oferecer testes grátis dos produtos é uma boa ideia, já que ao experimentar cria-se mais confiabilidade do potencial cliente com a sua empresa.

Você deve criar conteúdos que demonstrem que seu produto é a solução, aumentar a autoridade da marca e  direcionar em ações diretas, ou seja, levar o cliente a compra. Além disso, você deve responder dúvidas e fidelizar o cliente após a realização da venda.

Conclusão

Você pode promover seu conteúdo através de webinars, que é uma palestra online. Você também pode fazer um e-book, pensado para seu público-alvo. Além, é claro, de postar mini vídeos que, diferente dos webinars, precisam ser bastante objetivos.

Bônus: ferramentas