O data marketing é uma estratégia de coleta e análise de dados do mercado. Ou seja,  é focada em elementos como público-alvo, concorrência, tecnologia e produtos. Atualmente, o marketing digital está cada vez mais aparelhado, então, se você quer divulgar uma marca de produtos ou serviços, precisa usar muitas ferramentas digitais. Neste story, vamos conhecer o que é data marketing e suas funções. Além disso, vamos conhecer as ferramentas disponíveis que você pode usar nesta estratégia.

Data Marketing é uma estratégia de divulgação baseada em informação. São usados os dados do mercado para as campanhas terem mais sucesso. É importante saber que o marketing sempre usou informação de nicho. Porém, o data marketing é uma estratégia voltada mais para o uso digital.

O que é Data Marketing?

Hoje conseguimos saber cada passo dos consumidores em relação a qualquer segmento de negócios. Além disso, é possível conhecer melhor seus concorrentes e saber o comportamento dos visitantes de seu site. Assim, o uso do data marketing vai trazer mais eficiência e competitividade para sua marca.

Como funciona Data Marketing?

Em uma campanha de sucesso, existem dois eixos principais. Assim, você tem que obter o máximo de informação do mercado e de seu público. Por outro lado, você tem que produzir conteúdo de divulgação e informação. Portanto, todo conteúdo será feito baseado nestas informações.

Produção de conteúdo e DM

As ferramentas de data marketing lhe dão uma aproximação com seu público. Assim, você pode saber com quem está falando por meio de suas estratégias. Sabe os seus desafios e motivações, bem como quais problemas precisam de soluções.

Principais funções do DM

Conhecer seu público-alvo

1

Pelo data marketing você pode saber qual canal é mais forte para a sua campanha. Você pode escolher promover seu conteúdo entre blog, redes sociais, e-mail, entre outros. Além disso, entendendo o funcionamento de cada canal de divulgação em relação ao seu público, você diversifica seu marketing.

Mapear canais de promoção

2

Com uma estratégia de data marketing bem planejada, você pode monitorar a concorrência. Ou seja, saber que tipo de estratégias seus concorrentes estão usando. Portanto, é bom conhecer de perto seus concorrentes para maior competitividade. Além disso, ela fornece também um conhecimento de sua posição no mercado.

Analisar a concorrência

3

Com uma estratégia de aquisição de dados de seu público, fica bem mais fácil planejar os assuntos que vai desenvolver, deixando seu planejamento de posts mais fácil. Com o uso do DM, a escolha de temas relevantes será muito mais ágil e a organização de suas pautas de conteúdos terá mais chances de atrair um público interessado.

Planejamento de pautas

4

Com as estratégias de DM podemos lançar um produto inovador no mercado. Ou seja, se você tem os dados de seus consumidores, você pode saber o que eles querem de novo. Assim, fica mais fácil construir um diferencial diante do mercado. Assim, estes dados farão o seu produto se destacar em relação aos outros.

Promove seu produto

5

Uma estratégia bem feita de DM, vai otimizar o tempo do processo de marketing. Quando existe um plano orientado por dados concretos, você não perde tempo. Ou seja, tem mais produtividade e velocidade nas soluções.

Otimiza o processo de marketing

6

Basicamente, em um processo de date marketing, os dados adquiridos mostram a sazonalidade do negócio. Ou seja, a época que determinado produto desperta mais interesse. Neste sentido, em produtos relacionados aos jogos da copa do mundo, por exemplo, você saberá quando produzir mais informações e divulgações.

Identificar sazonalidades

7

Possibilita filtrar e analisar tendências por meio de inteligência artificial.

Principais ferramentas do DM

Stilingue

1

Fornece informações de performance de vários canais, como Facebook Ads, Twitter Ads, Bing Ads, YouTube Ads, e Google Ads.

keeps.I

2

Focado em SEO. Você pode analisar a eficácia de seus conteúdos, possibilitando pesquisas de palavras-chave para o controle de pautas.

SEMrush

3

Focado em conteúdo, fornecendo o público e canais que geram mais tráfego. Palavras-chave também são fornecidas por esse app.

Google Analytics

4

Oferece diferentes ferramentas para saber o grau de interação com seu site. Com dois focos: formulário de feedback instantâneo e mapas de calor.

Hotiar

5

Fornece formulários de pesquisa para coletar dados primários, focados em sua marca, que dão um perfil de seus clientes.

Typeform

6