A análise de concorrência é a prática de monitorar regularmente as empresas que estão no mesmo nicho de mercado que a sua marca. Ou seja, é o ato de observar os seus concorrentes, com o objetivo de criar e melhorar suas próprias estratégias. Entre os aspectos que podem ser analisados, estão: Preços ofertados; Experiência do cliente; Gestão comercial. Assim, pode identificar os riscos e as oportunidades que são capazes de prejudicar ou de impulsionar as suas vendas. Então, a análise de concorrência é essencial para as etapas de planejamento de vendas do seu negócio.

Além de identificar os riscos que podem prejudicar as suas vendas, a análise de permite que você tenha noção de como a sua marca está posicionada no mercado em relação a outras empresas que disputam o mesmo público que você. Assim, ela permite que você identifique os pontos em que o seu negócio precisa melhorar.

Qual é a importância da análise?

Identificar quem são os concorrentes no nicho de mercado em que você atua.

Como analisar a concorrência?

Definir quem é a sua concorrência

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Ao estabelecer os objetivos da análise, você direciona o seu olhar para o ponto específico que você pretende reconhecer. Dessa forma, ela se torna mais eficiente.

Estabelecer os objetivos da análise

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É preciso determinar os critérios a se considerar ao fazer a análise.

Escolher o que você vai analisar

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Ou seja, definir como você vai coletar, organizar e analisar os dados encontrados.

Determinar seu método de pesquisa

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É preciso coletar os dados e apresentar aos responsáveis, para desenvolverem o plano.

Coletar os dados

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Ferramentas para ajudar na análise 

Essa ferramenta permite criar alertas sobre menções da sua concorrência na mídia.

Google Alerts

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Por sua vez, o Ubersuggest permite que você saiba o tráfego mensal estimado para as páginas e as palavras-chave em que o site costuma ficar melhor posicionado.

Ubersuggest

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O Reclame aqui pode ser um grande aliado na hora de fazer a análise da concorrência. Isso porque, através dele, você pode observar os pontos em que a concorrência deixa a desejar e, assim, oferecer aquilo que está faltando.

Reclame aqui

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Como se destacar da concorrência?

Além de estabelecer seu público, é preciso conhecê-lo. Então, é importante que você entenda o seu comportamento e as suas necessidades. Para isso, considere coisas como idade; gênero; nível socioeconômico etc. Dessa forma, a tarefa de satisfazer os seus consumidores ficará mais fácil.

Estabeleça seu público

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Se o carregamento de páginas do seu site for lento, o cliente perderá a paciência e buscará por outro e-commerce. Por isso, é importante aumentar a velocidade e a qualidade da sua página de vendas. Além disso, os layouts responsivos para a versão mobile do seu site, assim como as boas páginas de checkout e de são fundamentais.

Otimize a sua página de vendas

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No seu e-commerce, você pode adotar meios de pagamento como boletos bancários; cartões de crédito e débito; transferências bancárias; plataformas de pagamento online etc. O que importa é que o consumidor tenha diversas opções de pagamento, pois isso possibilita maior acesso aos seus produtos e serviços.

Ofereça alternativas de pagamento

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Ou seja, disponibilize suporte durante todo o processo da compra. Uma boa ideia para o pós venda, é oferecer brindes e/ou frete grátis para a próxima compra. Além disso, se a sua empresa vende algum tipo de produto que necessita de instalação, você pode presentear o seu cliente com tal serviço gratuito, por exemplo.

Ofereça atendimento exclusivo

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As liquidações, parcerias e produtos exclusivos são ótimas formas de prender a atenção do seu público e te diferenciar da concorrência. Isso porque cada uma delas oferece possibilidades e facilidades que só a sua marca pode proporcionar ao seu comprador. Nesse sentido, nunca deixe de inovar.

Faça liquidações e parcerias

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Crie conteúdos relacionados ao seu nicho e divulgue-os em suas redes sociais. São eles que irão criar um elo com o seu cliente.

Crie conteúdos de qualidade

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Assim como uma pessoa, a sua marca deve ter personalidade. É a voz própria da sua empresa que vai transmitir a todos a sua cultura. Então, delimite bem seus atributos.

Desenvolva uma personalidade

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Indique a origem dos produtos; use selos oficiais distribuídos por organizações; personalize selos de comprovação. Ações como essa deixarão a sua marca em posição de destaque em relação à concorrência. Isso porque, nos tempos atuais, os consumidores têm se preocupado cada vez mais com a origem de suas compras.

 Seja transparente

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