Em síntese, os trending topics do Twitter são os assuntos mais comentados do momento dentro da rede social.
Também chamados de TT’s, eles reúnem as palavras-chave usadas com mais frequência pelos usuários.
Dessa forma, esse recurso possibilita que as pessoas fiquem atualizadas sobre o que está acontecendo pelo mundo. Tudo de forma simples e rápida.
Além disso, os trending topics também podem ser grandes aliados do marketing digital.
Isso porque, com a visibilidade que eles têm, é possível que uma marca divulgue produtos e serviços através de sua utilização.
Contudo, é preciso conhecer bem a ferramenta e traçar estratégias inteligentes para que a divulgação seja possível.
Como os trending topics do Twitter funcionam?
Basicamente, os TT’s são determinados através de um algoritmo que identifica os tópicos mais populares.
Depois disso, ele classifica os assuntos que têm mais repercussão naquele momento.
Atualmente, a rede social permite que o usuário tenha duas opções de TT’s.
A primeira é classificada como “tendências personalizadas”.
Ou seja, os tópicos são baseados nas pessoas que o usuário segue e nos seus interesses.
Por sua vez, a segunda opção é classificada como “tendências generalizadas”.
Isto é, tópicos ranqueados através da geolocalização.
É importante lembrar que a quantidade de tweets não é o único requisito para que o algoritmo determine um assunto como o mais comentado.
Nesse sentido, a qualidade do conteúdo é um critério bastante rigoroso para que os tweets entrem para os TT’s.
Por isso, vale a pena conhecer as regras de privacidade da rede social.
Qual é a importância dos trending topics do Twitter para o Marketing Digital?
Entre os benefícios dos trending topics para uma estratégia de Marketing Digital, estão:
1 – A possiblidade de sua análise como uma tendência de comportamento;
2 – A ajuda na compreensão da persona;
3 – A rapidez na divulgação, seja de informações ou de campanhas publicitárias;
4 – A conexão entre o cliente e a empresa;
5 – A aquisição de novos leads;
6 – O aumento da visibilidade da marca;
7 – A possibilidade de viralização do conteúdo;
8 – A contribuição para a humanização da marca.
No entanto, avalie o assunto antes de embarcar em uma trend.
Pois, em alguns casos, o seu posicionamento pode prejudicar a sua marca.
Dicas de como usar os trending topics do Twiiter em uma estratégia de Marketing Digital
1 – Identifique os trending topics do ramo de atuação
Localizando quais tópicos têm relevância no nicho de mercado do ramo em questão, fica mais fácil planejar uma estratégia eficiente.
2 – Crie listas
Ao criar uma lista no Twitter, com um assunto específico, é possível acompanhar, por exemplo, as postagens de páginas de concorrentes.
Isso permite aperfeiçoar os próprios processos.
3 – Participe dos trending topics
Para participar dos trending topics, basta colocar a palavra-chave que aparece na lista de assuntos do momento.
Mas é importante lembrar de manter a qualidade do conteúdo e seguir as diretrizes da rede social. São passos fundamentais para divulgar as publicações.
4 – Acompanhe os resultados
Utilize ferramentas de análise de desempenho para acompanhar os resultados das ações empregadas.
Avaliar métricas e resultados é um passo muito importante.
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