Início » Leandro Aguiari: história e carreira do guru do storytelling
Leandro Aguiari: história e carreira do guru do storytelling

Leandro Aguiari: história e carreira do guru do storytelling

Se você já está inserido no mundo do marketing digital, provavelmente já ouviu falar sobre o gênio brasileiro do storytelling, Leandro Aguiari. Além de um contador de histórias profissional, ele também atua como produtor musical, cineasta, e empreendedor digital.

No entanto, se este é o seu primeiro contato com o nome desse guru do marketing, vem comigo! Nas próximas linhas você vai conhecer melhor sobre o menino de Itaquera, que, munido de um sonho e muita força de vontade, se tornou o homem que hoje é considerado o maior especialista em storytelling do Brasil.

Antes de conquistar suas justas alcunhas e se tornar um fenômeno da narrativa no marketing digital, com os estudos de caso e lançamentos de infoprodutos de sucesso, ele passou por algumas complicações para chegar onde está. Acompanhe a leitura!

Carreira de Leandro Aguiari

De Itaquera, região da zona leste de São Paulo, Leandro cresceu apaixonado por música, e ainda muito novo, com 9 anos, já tocava violão, e pouco depois aprendeu guitarra também.

Seu gosto musical era influenciado por referências do rock, como Led Zeppelin, Pink Floyd e Deep Purple, e ele chegou a montar duas bandas, a Enganados, de rock nacional, e uma de heavy metal.

Quando estava na sexta série, seus pais se divorciaram, e ele saiu do colégio público Hiroshima para estudar na escola particular, Liceu Camilo Castelo Branco. No entanto, com a ocorrência do divórcio, a situação financeira começou a dificultar, e as mensalidades da escola começaram a atrasar, ocasionando até mesmo em constrangimentos para o pequeno Aguiari nas aulas.

Com apenas 15 anos de idade, ele sonhava com uma vida melhor. Nessa época, por influência de dois amigos de bairro, percebeu que as pessoas desejavam acesso a softwares avançados e de qualidade sem precisarem gastar muito com isso, e foi o suficiente para o motivar a financiar um computador com gravador com a ajuda de seu pai.

Com a ferramenta certa, a ciência de saber o que as pessoas queriam e, claro, contatos, Leandro abriu uma empresa de pirataria, vendendo softwares vindos do exterior, que nutria com a ajuda do pai de um amigo, responsável por trazer os produtos quando retornava dos EUA.

No entanto, quando as leis antipirataria começaram a vigorar no nosso país, o jovem, já com 17 anos, abandonou o empreendimento, e esta foi uma sábia decisão.

Produção musical

O sonho do jovem Leandro de levar uma vida melhor se fortalecia, e com o dinheiro arrecadado com as vendas, foi capaz de ajudar nas contas escolares, e também realizou um sonho: comprar uma guitarra Fender e rumar ao sonho de produzir música.

Empolgado, aceitou a proposta do pai de um amigo para montar um estúdio, mas acabou vítima do conto do vigário, pois o “empresário de alto nível” deu fim aos seus equipamentos, e o iludiu com o estúdio de uma terceira pessoa. Indignado com a injustiça que sofreu, alertou Cláudio, o dono do estúdio, e duas semanas depois recebeu dele a proposta para assumir o local.

Leandro tinha 19 anos quando tomou uma importante decisão e comunicou ao seu pai que aceitaria a oferta, indo morar sozinho pela primeira vez, no estúdio disponibilizado por Cláudio, na Casa Verde. Até hoje o guru do storytelling defende que todo homem deve morar sozinho antes de começar uma família.

Em seu tempo com produção musical, Aguiari se esforçou sempre buscando a excelência, trabalhando com nomes como Almir Sater, PG, Rosa de Saron e outras pessoas do cenário gospel. Porém, os resultados estavam longe de serem satisfatórios.

Em 2011, cansado da falta de retorno e do excesso de trabalho, optou por abrir sua própria gravadora, a Fly Music, o que acabou se revelando uma péssima ideia, pois o que estava ruim, conseguiu piorar de maneira surreal, na forma de uma dívida que estava em torno de 300 mil reais.

Desesperado e frustrado, Leandro passou três anos produzindo músicas, vídeos e fazendo de tudo e mais um pouco.

Marketing digital

Ainda na indústria audiovisual, ele trabalhou com outros nomes influentes, como Anavitória, no documentário Araguaína, e em projetos com Cesar Minotti e Fabiano, Gabriel Sater, entre outros.

No entanto, foi em 2014, ainda em processo de extinguir seus débitos, que Aguiari se deparou com o marketing digital, fazendo um clipe no Rio de janeiro para a Copa Mundial. Isso aconteceu quando ele conheceu a Fórmula de Lançamento, do Érico Rocha, mostrado por um colega de quarto, e então começou a aplicar esse método como base na produção de lançamentos para seus clientes, unindo seus conhecimentos com as estratégias do vídeo.

De volta à São Paulo, um amigo de Leandro apresentou a ele a alguém que tinha Érico em comum, e em menos de uma semana, inspirador e inspirado se encontraram para um almoço, o que deixou Aguiari nervoso, porém realizado. Rocha, um dos maiores nomes do marketing digital, comentou com ele sobre a vontade de realizar um evento ao vivo para 1.500 pessoas.

Depois de uma conversa, com conselhos e alertas de Leandro, Érico negociou com ele a produção do evento. Foi aí que nasceu então uma grande parceria entre os dois, um divisor de águas para todo o marketing digital.

Com acesso à comunidade do Fórmula de Lançamento, ele criou um case de sucesso para o Luciano Rezende sem que Érico solicitasse.

Nessa missão, suas habilidades em contar histórias e skills audiovisuais tornaram possível a elaboração de um estudo de caso emocionante. Bem diferente do que existia na época, ali foi criado um novo jeito de se fazer marketing digital, que mudou o mercado para sempre.

Storytelling

Quando viu o vídeo que Leandro produziu, Érico Rocha repetiu três vezes as palavras “Estado da Arte”Ao apresentar o resultado no evento, muitos se emocionaram. Com isso, ali mesmo, no palco do Fórmula 2014, Aguiari anunciou que abriria um negócio com o mesmo nome, Estado da Arte.

Na semana seguinte, uma chamada surpreendeu o contador de histórias: Érico Rocha desejava o mesmo resultado do primeiro vídeo para cada um de seus lançamentos. Sua ideia era subir os conteúdos no Youtube, o que Leandro atendeu quase prontamente, depois de negociar seus termos.

A partir de então, ele passou a produzir vídeos com depoimentos daqueles que adquiriam os infoprodutos de Érico.

Leandro faz isso partindo de uma fórmula simples, porém bem coerente. Por meio de perguntas essenciais e estratégicas, que ajudam a extrair as informações e emoções necessárias, e assim criando uma narrativa sentimental e convincente.

O resultado disso são gravações únicas com depoimentos emocionantes de indivíduos reais que tiveram suas vidas transformadas pelo infoproduto do cliente.

O empreendedor digital já trabalhou com nomes gigantes, como a XP Investimentos, Augusto Cury, Murilo Gun, Ronaldo Fenômeno, entre outros.

Quais são os principais projetos de Leandro Aguiari?

O guru do storytelling deixou de ser o rapaz endividado para o homem que negocia centenas de milhares de reais para realizar produções de sucesso. Ele faz tudo isso utilizando suas habilidades de contar histórias repletas de emoção e envolvimento.

Em 7 anos nesse novo mercado, Leandro Aguiari já fez mais de 120 lançamentos e faturou mais de 400 milhões de reais em infoprodutos. Entre seus principais projetos, podemos citar o Treinamento Storytelling, e o Reset Digital.

No primeiro, ele ensina como usar narrativas memoráveis para transformar seus processos de vendas e marketing. Aguiari parte da ideia de que as pessoas não compram o produto, mas a história que há por trás dele. Dessa forma, para vender algo, ele sugere que você crie narrativas atrativas, que ativem as emoções da audiência.

No Reset Digital, Leandro sugere que as pessoas esqueçam tudo o que já aprenderam sobre a internet. Só dessa maneira é possível conhecerem uma nova forma de vê-la. Seu objetivo, a partir disso, é facilitar a busca por melhores caminhos para obter resultados expressivos utilizando os meios digitais.

Conclusão

De Leandro de Itaquera, que era alvo das gracinhas dos colegas de escola, para Aguiari da Estado da Arte, diretamente de Orlando, Flórida, a trajetória do mestre narrador do marketing é composta por diversos momentos difíceis. Porém ele não descansou até conseguir se transformar na pessoa que ele acreditava ser. Ou seja, ele fez isso caindo e se reerguendo, apesar dos percalços, mudando o cenário do marketing digital para sempre.

Então hoje Leandro colhe resultados extremamente satisfatórios, frutos do seu esforço contínuo, excelência, e muita fé.

E você? Está disposto a se arriscar nessa jornada?

Se você gostou desse conteúdo, comente conosco! Aproveite e compartilhe com outros interessados em usarem os ensinamentos de Leandro Aguiari para criar histórias cativantes e bem sucedidas e enriquecer seu marketing digital.

Fonte: Pixel D Gabi Salles  Cortes na Gringa Leandro Aguiari Insta

Selecionadas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *