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Como fazer um bom perfil no Linkedin: veja 8 dicas

Como fazer um bom perfil no Linkedin: veja 8 dicas

Já pensou em ter um perfil no Linkedin?

Com mais de 740 milhões de usuários, o Linkedin é a rede social profissional mais famosa do mundo.

A plataforma, que foi lançada em 2003, tinha o objetivo inicial de oferecer funções básicas para as pessoas elaborarem um perfil profissional online.

No entanto, com o passar do tempo, a rede deixou de ser só mais uma ferramenta para criar um currículo descolado, e se transformou num ambiente de negócios.

Nesse sentido, além de usar a plataforma para conseguir emprego, as pessoas começaram a utilizá-la para vender produtos/serviços; criar networking; posicionar a marca de suas empresas etc.

Dessa forma, nos dias de hoje, ter um perfil estruturado no Linkedin é fundamental para os indivíduos que buscam uma oportunidade no mercado de trabalho.

Por isso, hoje nós vamos te ensinar como fazer um bom perfil e algumas boas práticas da rede.

Vamos lá?

Como fazer um bom perfil no Linkedin?

1 – Preencha todas as informações do seu perfil

Como toda rede social, o Linkedin é formado por um mecanismo de pesquisa.

Desse modo, quanto mais informações o seu perfil tiver, mais chances ele terá de aparecer nas primeiras páginas quando um recrutador for buscar por perfis para preencher vagas.

2 – Utilize palavras-chave estratégicas

As palavras-chave, se utilizadas de forma estratégica, podem te colocar em uma posição vantajosa dentro da rede social.

Isso porque, além de te ajudarem na busca por oportunidades específicas, elas permitem que o seu perfil seja encontrado com mais facilidade por outras pessoas.

Desse modo, fique atento a elementos como o título; fale sobre; local; informações de contato; e tenho interesse em.

No título, coloque palavras-chave relacionadas ao cargo em que você está e/ou procura, área e técnicas relacionadas à rotina de trabalho.

O “fale sobre” são tags usadas para quem cria conteúdo; e a localização é um dos filtros utilizados por alguns recrutadores, desse modo, para a pesquisar ficar mais abrangente, é recomendável utilizar apenas “estado” e “país”.

Por sua vez, nas informações de contato, coloque opções como telefone; WhatsApp e email, pois algumas pessoas não mandam mensagens direto no Linkedin.

Por último, mas não menos importante, na opção “tenho interesse em”, você pode colocar as posições que você tem interesse ou não, bem como o serviço que você presta (caso seja uma pessoa empreendedora).

3 – Insira informações na opção “Em destaque”

Além de portfólio, links, documentos, você também consegue destacar mídia, publicações e artigos do LinkedIn.

4 – Faça um resumo da sua trajetória profissional

Em síntese, a seção “Sobre” é uma das partes mais importantes do seu perfil.

Isso porque é nela que você vai colocar um resumo da sua trajetória profissional com a sua personalidade, uma vez que muitas empresas estão valorizando aspectos culturais.

Entre as práticas que você pode citar, estão:

  • O cargo atual que você está;
  • A empresa que você trabalha e quais as frentes que você é responsável;
  • O seu telefone e email, mesmo que eles já estejam nas informações de contato;
  • Suas formações separadas, e as áreas de foco.
  • Os segmentos da empresa que você já trabalhou;
  • As ferramentas e habilidades técnicas que você possui;
  • As certificações de cursos livres e de curta duração que você já fez.

5 – Atente-se ao campo “Experiência Profissional”

Juntamente com a seção anterior, o campo “Experiência Profissional” é muito importante, pois é nele que você vai inserir, de forma enfática, o seu cargo, a empresa, descrever suas funções e acrescentar os seus resultados.

Nesse sentido, estruture a descrição das suas funções em tópicos, respeitando as normas de Língua Portuguesa, escritos em até duas linhas.

6 – Insira sua formação

Em seguida, insira a sua formação acadêmica.

Não esqueça de colocar também as áreas de concentração/disciplinas que estão próximas à sua área de atuação.

7 – Mencione trabalhos voluntários

Em síntese, muitas empresas veem como diferenciais funções sociais sem fins lucrativos.

Desse modo, se for o caso, mencione os trabalhos que você já fez ou faz.

8 – Preencha as competências e recomendações

Por fim, para preencher o campo “Competências e Recomendações”, use palavras e expressões que são correspondentes ao conhecimento do setor que você possui.

Além disso, solicite recomendações para pessoas que trabalharam, estudaram ou tiveram algum relacionamento profissional com você.

Viu como é simples?

Não perca tempo e construa o seu perfil no Linkedin!

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Fonte: Gupy

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