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Conteúdo duplicado: o que é e como pode afetar o SEO?

Conteúdo duplicado: o que é e como pode afetar o SEO?

Você sabe o que é conteúdo duplicado?  É aquele tipo de conteúdo que aparece exatamente da mesma forma em mais de uma correspondência na web, seja dentro de um mesmo site ou em endereços diferentes. Pode acontecer por conta de alguns fatores, sendo o mais conhecido a cópia não autorizada.

Essa prática pode ser muito mal recebida, não apenas pelos consumidores de conteúdo, que verão seu site como algo sem credibilidade, mas principalmente pelos mecanismos de busca como o Google, que tendem a inspecionar e punir rigidamente quem se utiliza desse tipo de artifício para tentar gerar acessos.

O que é conteúdo duplicado?

Conteúdo duplicado pode ser qualquer material que seja copiado ou reproduzido de forma parcial ou integralmente de outra fonte, sem atribuição de créditos ou utilização de tags adequadas que sinalizem sua procedência. Isso pode acontecer por diversos motivos, tais como:

  • Falta de conhecimento, pesquisa ou mesmo cuidado ao produzir um conteúdo;
  • A utilização de ferramentas automáticas ou manuais para reescrever textos;
  • Cópia intencional ou acidental de outros sites ou fontes;
  • Problemas técnicos no site, como URLs diferentes para a mesma página, endereços com e sem www, páginas com e sem HTTPS, entre outros fatores.

Quando um conteúdo pode ser considerado como duplicado?

Conforme vimos no tópico anterior, existem diversos motivos que podem apontar um conteúdo como duplicado, seja por questões humanas ou técnicas. A seguir, detalhamos algumas dessas ocorrências e como evitá-las:

1. Meta tags repetidas

As meta tags são elementos HTML que fornecem informações sobre o seu site para os mecanismos de busca e também aos usuários.

Elas incluem o título, a descrição, as palavras-chave e outros dados relevantes da sua postagem. Se você usar as mesmas em várias páginas do seu site, pode ter seu conteúdo considerado como duplicado, pois está passando mensagens repetidas para os buscadores e os visitantes.

Desse modo, pode confundir os algoritmos de indexação e reduzir a relevância do seu domínio. Para evitar esse tipo de situação, crie meta tags únicas e personalizadas para cada página, utilizando as palavras-chave adequadas e descrevendo o conteúdo de maneira clara e atraente.

2. Sites com prefixos diferentes

Outro caso em que o conteúdo pode ser considerado como duplicado é quando você possui sites com prefixos diferentes, com e sem www, ou http e https. Confira um exemplo:

Se você tem um site ‘www.casazul.com.br‘ e o outro chamado ‘casazul.com.br‘, sem o www, pode acidentalmente gerar conteúdo duplicado, pois os buscadores podem entender que se trata de dois domínios diferentes, com o mesmo conteúdo.

Desse modo, corre o risco de dividir a autoridade do seu site e prejudicar o posicionamento do mesmo nos resultados de busca.

Para evitar que isso ocorra, você deve eleger um dos prefixos como preferencial e redirecionar o outro para o escolhido. Assim, você garante que os usuários e os buscadores acessem apenas uma versão do seu site.

3. URLs com o mesmo conteúdo

Mais um caso em que o conteúdo pode ser considerado como duplicado é quando você tem URLs com o mesmo material, porém com direções ou parâmetros diferentes.

Pense na seguinte situação: você tem um site de e-commerce e usa filtros para organizar seus produtos por categoria, preço, cor, etc., e dessa maneira, pode acabar gerando endereços diferentes com o mesmo conteúdo

www.exemplificando.com.br/produtos?categoria=canecas&cor=vermelha
www.exemplificando.com.br/produtos?cor=vermelha&categoria=canecas

Esses dois endereços mostram o mesmo produto, mas com parâmetros invertidos, gerando diferentes direcionamentos. Contudo, pode ser considerado conteúdo duplicado, uma vez que os buscadores podem indexar as duas direções e dividir a relevância do seu site.

Para evitar essa situação, você deve usar a tag canônica nas suas páginas, indicando qual é a URL principal que deve ser indexada pelos buscadores. Assim, evita a duplicação de conteúdo e melhora o SEO do seu domínio.

Como identificar conteúdos duplicados?

Conteúdos duplicados são aqueles que aparecem em mais de um lugar na rede. Eles podem prejudicar seu ranqueamento nos buscadores, pois correm o risco de confundir os algoritmos sobre qual página é a mais relevante para uma determinada consulta. Além disso, podem até afetar a experiência do usuário, gerando frustração e desconfiança.

Porém, como identificar conteúdos em duplicidade? Existem algumas maneiras de fazer isso, e você confere quatro delas a seguir:

1. Utilize ferramentas online

Existem diversas ferramentas online que possibilitam a detecção de conteúdos duplicados, como o Copyscape, Plagiarism Checker, Siteliner, entre outras.

Elas permitem que você insira uma URL ou um texto (limitado a uma certa quantidade de caracteres em algumas versões gratuitas) e verifique se o conteúdo aparece em outros lugares na web.

A ferramentas também podem mostrar a porcentagem de similaridade entre os materiais consultados e os links das fontes originais.

2. Faça uma pesquisa manual

Também é possível identificar conteúdos duplicados por meio de uma pesquisa manual no Google ou em outros buscadores, como o Bing, Baidu, Qwant e Yahoo!, entre outros. É possível usar aspas para destacar trechos específicos do texto e ver se aparece em outros sites.

Também pode utilizar operadores avançados, como o ‘site:’ ou o ‘inurl:’, de forma a restringir a pesquisa a um endereço ou parte específica dele.

3. Verifique o seu sitemap

O mapa do site é um arquivo que lista todas as páginas do seu domínio e ajuda os buscadores na indexação delas. Portanto, se você tem um sitemap, pode verificar se nele há URLs duplicadas ou canônicas, que são aquelas que apontam para a mesma postagem, com variações na estrutura ou nos parâmetros.

Para isso, é possível usar ferramentas como o Google Search Console ou o Screaming Frog para analisar o mapa do site e corrigir possíveis problemas.

4. Revise o seu conteúdo

Por fim, uma maneira de identificar duplicidade em seus conteúdos é revisar e verificar se o seu é original, relevante e de qualidade.

Para isso, utilize técnicas como a pirâmide invertida, que consiste em colocar as informações mais importantes no início do texto, ou outras estratégias de escaneabilidade, que envolve usar subtítulos, listas, imagens e outros elementos para facilitar a leitura. Você também pode (e deve) usar sinônimos, exemplos e citações para enriquecer o seu texto e evitar repetições. Aproveite e pratique as seguintes dicas:

  • Pesquise bem sobre o tema que você pretende abordar e use fontes confiáveis e atualizadas.
  • Escreva com as suas próprias palavras e evite o famoso ctrl+c ctrl+v ou a paráfrase de textos provenientes de outras fontes.
  • Cite as fontes que você utilizou e credite os autores originais.
  • Ofereça informações relevantes, interessantes e originais para seu público.
  • Utilize imagens, vídeos, gráficos e outros recursos visuais e auditivos para aumentar o valor e a atração do seu conteúdo.

Como os conteúdos duplicados podem afetar o SEO?

O SEO (Search Engine Optimization) é fundamental para aumentar a visibilidade, o tráfego e a conversão. No entanto, existem alguns fatores que podem prejudicar a otimização de um site, e um deles é o conteúdo duplicado, que pode afetar o SEO de um domínio de várias formas, tais como:

1. Diminuição da relevância

O conteúdo duplicado pode diminuir a relevância de um website para os buscadores, pois os bots podem entender que o domínio não possui conteúdo original ou de qualidade. Desse modo, o site pode cair no ranqueamento e até mesmo sofrer penalização pelos algoritmos.

2. Diluição da autoridade

Pode ocorrer a diluição da autoridade por conta de conteúdo duplicado, uma vez que os buscadores dividirão os sinais de ranqueamento entre as páginas que possuem o mesmo material.

Isso significa que os sites podem receber menos links, compartilhamentos e interações dos usuários, sofrendo redução em sua popularidade e confiança.

3. Confusão dos usuários

O conteúdo duplicado pode confundir os usuários, já que eles podem encontrar o mesmo material em páginas diferentes, sem saber qual é a fonte original ou a mais atualizada. Desse modo, o visitante pode se frustrar, desenvolvendo desconfiança e podendo até abandonar o site.

O que fazer com conteúdos duplicados?

Como vimos, os conteúdos duplicados podem prejudicar o seu ranqueamento nos buscadores e impactar negativamente na experiência dos seus visitantes. Por isso, é importante evitar criar esse tipo de material ou resolver as ocorrências identificadas. Aqui estão algumas dicas de como fazer isso:

1. Use tags canônicas

As tags canônicas são um recurso que permite indicar aos mecanismos de busca qual é a versão original de uma página, quando há mais de uma com o mesmo conteúdo.

Dessa forma, você evita que seu site seja considerado como spam ou que dividam a autoridade entre as páginas duplicadas.

Para usar as tags canônicas, você deve inserir uma linha de código HTML na seção ‘<head>’ da sua página, apontando para a URL da versão preferida.

2. Redirecione as páginas duplicadas

Outra forma de lidar com os conteúdos duplicados é redirecionar as páginas que têm o mesmo conteúdo para uma única URL.

Isso pode ser feito usando o código 301, que indica aos mecanismos de busca e aos utilizadores que a página foi movida permanentemente para outro endereço. Desse modo, você concentra todo o tráfego e a relevância na página principal e evita confusão ou frustração dos visitantes.

3. Revise o seu conteúdo

Se você tem conteúdos duplicados no seu próprio site, talvez seja hora de revisar o seu conteúdo e verificar se ele está realmente agregando valor aos seus leitores.

Dessa forma, é possível aproveitar para atualizar as informações, acrescentar novos dados ou insights, melhorar a linguagem e o formato, ou até mesmo eliminar páginas que não são mais relevantes ou necessárias. Assim, você garante que o seu site tenha apenas conteúdos originais, úteis e de qualidade.

Agora você já sabe o que é conteúdo duplicado e porque ele prejudica o seu site e também como evitar sua propagação. Esperamos que essa leitura tenha sido útil e que você utilizar nossas sugestões para otimizar suas páginas.

Se quiser saber mais sobre como criar conteúdo original e de qualidade, leia a nossa matéria sobre Redação para SEO: o guia definitivo conforme o Google.

Aproveite e comente conosco o que achou desse artigo e compartilhe com outras pessoas interessadas em criar conteúdo autêntico e relevante.

Fonte: Rock Content Rota Máxima Resultados Digitais SEO Marketing Neil Patel

 

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