No marketing digital é comum o uso de diversas técnicas e plataformas em todos os trabalhos. Dessa forma, o produtor sabe que o produto está perfeito para seus clientes. Uma das ferramentas mais usadas é o Google AdWords, ou, como é chamado agora, Google Ads. Mas, você sabe o que é isso?
O que é o Google AdWords?
A plataforma do Google lançada em 2000 é uma ótima ferramenta online para os publicitários. Ele ajuda a exibir anúncios com links patrocinados para pessoas que realizam uma busca de determinado assunto.
Ou seja, a palavra-chave que a pessoa pesquisou vai ajudar o publicitário a divulgar o link de seu produto através do Google AdWords.
Agora, com seus U$ 134 bilhões de dólares apenas no ano de 2019, essa plataforma lidera o ranking mundial de receita por ser a mais utilizada da área. Grandes empresas que fazem divulgação digital confiam completamente no serviço do AdWords.
Quais são os benefícios de usar o Google AdWords?
O maior diferencial desta plataforma é que o produtor consegue divulgar seu produto para uma audiência qualificada, o anúncio não será feito para pessoas que não tenham interesse neste nicho específico.
Ao passo que o posicionamento estratégico faz com que os cliques realmente virem leads e finalizem suas compras. Além disso, a plataforma trabalha com banners e vídeos, não apenas links.
Do mesmo modo, o Google AdWords funciona com muita rapidez e agilidade, os anúncios ficam disponíveis de forma prática e ágil.
E, sobretudo, você não receberá aquelas surpresas desagradáveis no orçamento ao fechar o mês. O valor gasto será o valor exato que você escolheu. É claro que esse valor poderá ser ajustado se assim você desejar, mas, caso contrário, permanece o mesmo.
Finalmente, falando em dinheiro, sabia que essa ferramenta deixa você escolher o valor que deseja pagar quando seu anúncio recebe um clique? Pode ser gasto até 20% acima do valor estipulado por dia.
Onde posso usar o Google AdWords?
Existem muitas opções de plataforma para fazer o uso do Google Adwords, mas os mais famosos são:
1- Rede de pesquisa
Ao usar o Adwords nas redes de pesquisas, como Google e Yahoo, todos os seus links serão mostrados nestas grandes páginas.
2- Rede de display
Pretende aumentar o alcance de anúncios eventualmente? Experimente esta ferramenta, assim os banners e links irão aparecer em locais como YouTube, Blogger e Gmail.
3- YouTube Ads
Por outro lado, você tem um anúncio em vídeo ou gráficos? Que tal usar a plataforma do YouTube para ajudar na divulgação? O YouTube está se tornando uma plataforma muito vantajosa para captação de leads, já que a produção de vídeos é um dos principais pontos para chamar atenção do público-alvo.
4- Lista de e-mail
Se você possui uma newsletter, poderá divulgar links e banners através dela.
5- Call only
Que tal receber ligações de seus clientes? Isso mesmo, com o Call only você consegue que os clientes interessados no seu produto te liguem.
Quais são os segmentos do Google AdWords?
Para entender melhor como o Google AdWords funciona, é preciso saber quais caminhos seguir dentro da plataforma, considerando cada tópico e a relevância para sua estratégia. Sendo assim, alguns segmentos do AdWords são:
1- Palavras-chave
Nesse caso, as buscas são feitas por pesquisas com um tema específico. Assim, você consegue selecionar as melhores palavras-chave para a sua estratégia, bem como os sinônimos e palavras-chave relacionadas.
2- Tópicos e canais
Você pode escolher quais os tópicos que gostaria que seu anúncio fosse mostrado, e então ele será mostrado em todos os sites que falem sobre esse tema.
3- Público-alvo
Quer que apenas uma parcela específica dos seus clientes recebam determinado anúncio? Então, usar a segmentação de público pode ser a melhor alternativa.
4- Local de exibição
Agora, se você deseja que seu conteúdo seja mostrado em apenas alguns locais, ao invés de pessoas, o local de exibição fará isso por você.
5- Demográfico
Para escolher uma segmentação por idade, localização, gênero e muitas outras opções, o Google AdWords demográfico fará isso.
6- Programação
Pretende ter uma programação certa entre dia e horário que o anúncio vai ao ar? Então você precisa conhecer o segmento de programação da plataforma. Com isso, fica mais fácil ter controle sobre os anúncios, além de programar com antecedência o horário das postagens.
7- Dispositivos
Com o Google AdWords também é possível selecionar que a campanha apareça apenas em celulares ou outros dispositivos com internet.
O que é ROI?
Por fim, é necessário saber sobre o investimento.
Afinal, o que é essa sigla? Ela significa retorno sobre o investimento e serve para fazer a contabilização de impressões e cliques que seu anúncio recebe. Dessa forma, você terá total controle dos investimentos ao longo dos meses.
Em conclusão, ele pode te ajudar a deixar seu trabalho mais simples.
E então, gostou da matéria? Continue com a gente e leia também: 7 ações de marketing de guerrilha, como fazer e cases de sucesso