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O que Postar no LinkedIn e Gerar quase 80% de Engajamento

O que Postar no LinkedIn e Gerar quase 80% de Engajamento

Quer saber o que postar no LinkedIn para ganhar engajamento?

Hoje, nós vamos te mostrar algumas práticas que podem te ajudar.

Mas, antes, vamo entender um pouco sobre essa plataforma.

O que é LinkedIn

O LinkedIn é uma rede social voltada para negócios e contatos profissionais.

O seu objetivo é gerar conexões. Dessa forma, ele tem um papel estratégico para empresas e candidatos que estão à procura de um emprego.

De forma geral, os grupos do LinkedIn são uma das principais formas de gerar leads dentro da rede social.

Muitas empresas utilizam essa estratégia, mas o que a maioria não sabe, é que a forma mais eficiente de conseguir leads dentro da plataforma é produzindo conteúdo.

Isso mesmo.

Sabe aqueles artigos e posts que passam pela sua linha do tempo? Eles são poderosos meios de gerar engajamento dentro do LinkedIn.

Enquanto os “posts” são atualizações básicas de status – postar um link, por exemplo, os artigos são posts mais longos que você escreve na plataforma de publicação do LinkedIn.

Engajamento x Números

A primeira coisa que as pessoas tendem a perseguir no LinkedIn são os números.

Mas, será que isso é o que mais importa?

A resposta é simples: não.

Os números podem até enganar, mas dentro do LinkedIn, o que mais importa é o engajamento.

Um bom sinal disso é que a rede social só exibe, no máximo, 500 pessoas em uma rede.

E convenhamos, 500 não é um número tão grande.

Ter uma enorme rede no LinkedIn não o torna mais influente.

O que faz você ter mais influência é ter voz e autoridade.

Como descobrir o tamanho real da minha rede?

O seu número de seguidores não representa o tamanho real da sua rede.

Para conseguir estimativas sobre a sua verdadeira extensão:

  1. Vá para a sua página de perfil
  2. Em seguida, clique em “Visualizar perfil”;
  3. Na página da sua rede, clique em “Visualizar conexões”.

Aqui você verá uma página que mostra todas as suas conexões de primeiro grau.

Esse número é o tamanho real da sua rede imediata.

Agora, vamos ver o tamanho da sua rede além das suas conexões de primeiro grau.

Para isso:

  1. Clique no campo “Pesquisar conexões”;
  2. Digite o símbolo asterisco (*) e pressione enter no teclado.

Você verá apenas suas conexões de primeiro grau novamente. No entanto, vamos filtrar os resultados da pesquisa.

Na barra lateral direita, você verá uma seção que diz “Filtrar pessoas por”. De acordo com o padrão, apenas as conexões de primeiro grau são exibidas.

Clique no botão “2°”.

Agora, o LinkedIn exibe o tamanho da sua rede incluindo conexões de segundo grau.

Feito isso, para ver um número ainda maior, clique em “3°”.

A ferramenta SociLab permite que você tenha mais detalhes sobre a sua rede no LinkedIn.

Dessa forma, vale a pena utilizá-la.

Mas, do que adianta saber o tamanho da minha rede?

Verificar o tamanho da sua rede é essencial para que você entenda o número de pessoas que você consegue alcançar com suas atualizações de status e interações pessoais.

O que nós queremos que você entenda é que expandir o tamanho da sua rede ajuda, afinal, quanto mais pessoas você alcançar, maior será o potencial da sua influência.

Contudo, quando você publica uma atualização de status, o que importa é a qualidade das pessoas que leem, não o número.

Dessa forma, se você escolheu a sua rede com cuidado, a porcentagem de pessoas que leem e que fazem parte dela também importa.

Esse é um barômetro de influência muito mais preciso.

Como construir a base certa?

Em síntese, para ter uma presença forte no LinkedIn:

  1. Utilize as melhores fotos profissionais de rosto para a sua foto de perfil;
  2. Desenvolva um perfil forte e sofisticado. Essa é a sua reputação on-line. Seja honesto e faça o seu melhor;
  3. Adicione pessoas à sua rede. Não adicione descontroladamente qualquer um. Adicione pessoas que você conhece ou que lhe conheçam;
  4. Compartilhe links, artigos e conteúdos que sejam relevantes para seu público-alvo, ou seja, tenha sempre em mente o que postar no LinkedIn.

Além disso, manter a rede sempre ativa é essencial.

Como descobrir o número de pessoas que estão visualizando e interagindo com as minhas publicações no LinkedIn?

É simples:

  1. Vá para o seu perfil e clique em “Eu” no menu superior;
  2. Em seguida, clique em “Visualizar perfil”;

Se você já compartilhou atualizações no passado, você verá números recentes sobre suas visualizações de compartilhamento e de perfil.

  1. Clique em “Pessoas que viram seu compartilhamento” para obter mais detalhes.

Você verá todos os seus compartilhamentos com contagem de visualizações.

Para cada uma das métricas de compartilhamento, você pode ver mais detalhes clicando no campo que diz “nº de pessoas que viram esse compartilhamento”.

É importante lembrar que cada post no LinkedIn é diferente.

Então, cada post terá um conjunto diferente de métricas.

As informações disponíveis de cada post são:

  • As empresas ou afiliações de que seus leitores fazem parte.
  • Os cargos que seus leitores possuem.
  • A localização dos seus leitores.
  • A relação da rede que os seus leitores fazem parte (primeiro, segundo etc).
  • Como seu artigo foi encontrado.

Em síntese, tudo o que você postar no LinkedIn começará a coletar informações automaticamente sobre engajamento.

Basta clicar no ícone do gráfico para verificar.

Acompanhar essas estatísticas e números é fundamental, pois eles irão mudar de acordo com o que e quando você está compartilhando.

O que eu devo postar no LinkedIn?

As táticas que geram o mais alto nível de engajamento são:

1 – Publicar sobre problemas relevantes para a sua rede

É a sua rede que deve decidir o que você vai postar.

Dessa forma, fique atento ao que as pessoas estão interessadas.

As suas publicações precisam ser diretamente relevantes para as pessoas que você está tentando alcançar.

Seja qual for o seu nicho, é muito importante que você poste informações sobre problemas relevantes.

Para isso, é necessário conhecer o seu público.

2 – Escreva em primeira pessoa

Escrever em primeira pessoa passa a ideia de que você é uma pessoa real, e isso deixa tudo mais natural.

Dessa forma, essa técnica deixa o post mais atraente e convidativo.

Publicações escritas em primeira pessoa possuem as taxas de engajamento mais altas.

3 – Use a imagem de um rosto

Imagens de pessoas chamam muito a atenção.

Dessa maneira, quando você escrever um post no LinkedIn, escolha a imagem do rosto de uma pessoa como sua primeira imagem.

4 – Publique seus próprios artigos

Sempre que possível, escreva seus próprios artigos.

De forma geral, quando um influenciador publica um conteúdo que ele mesmo escreveu, o engajamento é maior.

Para escrever um artigo, tudo que você precisa fazer é clicar em “Escreva um artigo” na página principal do LinkedIn.

Em síntese, ser um produtor de conteúdo é o nível mais alto de influência que você pode ter no LinkedIn.

Ideias de conteúdo para postar no LinkedIn

1 – Revele algo curioso de sua área, profissão ou do seu passado/história

Falar sobre questões da sua profissão desconhecidas por pessoas de outras áreas pode ser muito interessante!

Nesse tópico, você pode incluir coisas que aconteceram com você e as pessoas nem imaginam, como por exemplo, uma mudança repentina de profissão.

Quando você fala sobre essas coisas, você está motivando pessoas a não se limitarem, independentemente da área em que se formaram.

2 – Mostre um bastidor

Conte histórias, relembre, contextualize, produza making off.

Muita gente tem a impressão de que só será respeitado ou considerado alguém de sucesso, se compartilhar apenas as vitórias.

Mas a verdade é que mostrar um processo, e até mesmo um fracasso, pode ser bem interessante.

3 – Debata o que funciona e o que não funciona bem no seu segmento

Convide outros profissionais para opinarem, responda aos comentários. Isso vai aquecer sua rede e feed!

4 – Uma conquista profissional

Ter posts falando sobre conquistas profissionais é importante para que as pessoas passem a saber mais sobre você e o quanto você se dedica para ser melhor a cada dia.

Coloque todas as nossas dicas em prática, tenha presença no LinkedIn.

Só assim os seus níveis de engajamento aumentarão.

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Fontes: Neil Patel; Flavia Gamonar

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