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Marketing disruptivo: o que é e como funciona como estratégia

Marketing disruptivo: o que é e como funciona como estratégia

Você já ouviu falar em marketing disruptivo? Essa estratégia, que vai contra a corrente do marketing tradicional, vem ganhando cada vez mais espaço no mundo dos negócios, prometendo transformar a maneira como as empresas se comunicam e interagem com seus clientes.

Desse modo, ele pode ser entendido como uma nova forma de enxergar a publicidade tradicional, procurando novos caminhos para se destacar. Isto é, com abordagens, conteúdos e materiais totalmente fora do formato comum. E o mais interessante é que esse tipo de Marketing não demanda um grande orçamento para alcançar sua persona.

Por isso, com a mudança no cenário atual, onde o que mais importa são os clientes, o marketing disruptivo surge como uma solução inovadora. Portanto, se você está buscando maneiras de se destacar no mercado atual, então vale a pena conhecer mais sobre essa estratégia promissora. Aproveite a leitura!

O que é marketing disruptivo?

Essa estratégia está mais presente no nosso cotidiano do que imaginamos. Sabe o aplicativo do Ifood? Então. Surgiu para facilitar o serviço de delivery, e se consolidou através dessa ferramenta: antecipando, justamente, os desejos dos clientes. Portanto, é considerado uma solução inovadora no mercado.

O marketing disruptivo é uma estratégia que visa quebrar padrões estabelecidos, desafiando as normas e revolucionando a forma como as empresas abordam seus clientes. Ao invés de seguir as práticas convencionais, o marketing disruptivo busca surpreender, inovar e criar impacto, atraindo a atenção e a curiosidade do público-alvo.

A principal característica do marketing disruptivo é a capacidade de quebrar paradigmas, reinventar produtos e serviços e mudar a forma como as pessoas enxergam determinado mercado. Grandes empresas como o Spotify, Netflix e Airbnb são exemplos bem-sucedidos dessa abordagem, que conseguiram desafiar indústrias tradicionais e se tornaram líderes em seus setores.

Os dois primeiros, Spotify e Netflix, revolucionaram a forma como consumimos música e filmes. A partir de uma assinatura, de custo baixo, o que antes demandava trabalho, como ir à locadora para poder escolher um filme, tornou-se uma inovação que impactou na comodidade de ter serviços como esse num simples clique.

Como funciona o marketing disruptivo?

O marketing disruptivo funciona identificando oportunidades de inovação e criando estratégias que causem impacto e gerem uma mudança significativa no mercado. Para isso, é necessário pensar fora da caixa, questionar as práticas convencionais e buscar soluções inovadoras para os problemas dos clientes.

Essa estratégia visa, essencialmente, um movimento para que empreendedores saiam de sua zona de conforto. Por isso, é sempre importante ter em mente um planejamento para que inovações sejam possíveis, entender como o seu produtor pode, até mesmo, antecipar desejos dos seus clientes.

O marketing disruptivo funciona também como uma oportunidade para quem não tem muito para ser investido. Dessa forma, o planejamento, citado anteriormente, é essencial.

Uma das principais ferramentas do marketing disruptivo é o uso da tecnologia, que permite o desenvolvimento de novas formas de interação e experiência com os consumidores. Através de aplicativos, redes sociais, realidade virtual, inteligência artificial e outras ferramentas digitais, as empresas podem oferecer soluções disruptivas e criar conexões emocionais com o público.

Como aplicar o marketing disruptivo nas empresas?

Se você está interessado em aplicar o marketing disruptivo na sua empresa, aqui estão algumas estratégias que podem te ajudar a entrar nessa jornada revolucionária:

Conheça o seu público-alvo

Para aplicar o marketing disruptivo de forma eficaz, é essencial entender profundamente quem são seus clientes, quais são suas necessidades e desejos. Compreender o comportamento do seu público permitirá que você crie soluções inovadoras que realmente façam a diferença.

Entenda o nicho em que a sua empresa atua

Conhecer o segmento em que a sua empresa atua é fundamental para identificar oportunidades de praticar o marketing disruptivo. Isso porque, a partir desse entendimento, é possível realizar uma análise detalhada da concorrência, a fim de conhecer quais são as ações dela e como o seu negócio pode criar um diferencial.

Além de uma análise detalhada da concorrência, outra forma de praticar  o marketing disruptivo é compreendendo os anseios que os clientes apresentam. Ao identificá-los, você conseguirá propor soluções e atraí-los para o seu negócio.

Desse modo, fica mais fácil assumir a liderança do seu mercado, melhorando sua lucratividade e a relação com os consumidores.

Divulgue as suas soluções

Para isso, procure os melhores canais para demonstrar como a sua empresa pode ajudar a persona e quais são os diferenciais que você oferece nesse sentido. O que importa é sua marca estar presente na mente do consumidor, sempre e quando ele precisar das soluções que seu negócio oferece.

Uma forma de manter viva a sua presença na mente do consumidor é usar ferramentas sociais, como o Instagram. A partir dele, você pode pensar em interações com os seus clientes, proporcionando um vínculo cada vez mais fortalecido.

Proporcione conteúdo de valor

Além de assegurar um bom atendimento, é essencial disponibilizar informações que realmente agreguem valor ao dia a dia das pessoas. Ou seja, considere criar um espaço para informar e educar o cliente, como um site ou blog com conteúdo relevante sobre seu segmento. Para isso, foque em criar materiais que tragam dicas, notícias, tutoriais, entre outros informativos que levem os consumidores a enxergarem valor e autoridade na sua marca.

Sendo assim, você pode criar , por exemplo, posts no Instagram sobre a história da sua marca, ações da empresa.

Utilize os gatilhos mentais

Se você já conhece o poder do storytelling e dos gatilhos mentais, considere aplicar ambos em suas estratégias, a fim de despertar emoções únicas em seus clientes, estabelecendo assim uma conexão mais próxima da sua marca com seu público.

Uma excelente maneira de fazer isso é apresentar o seu produto como uma solução ao cliente. Por isso, é importante que você pense em estratégias ligadas à sua marca que despertem gatilhos dos quais fique clara a sua relevância.

Questione o status quo

Não tenha medo de questionar as práticas convencionais do seu setor. Procure identificar os pontos fracos e as oportunidades de inovação. Pergunte-se: “Como podemos fazer diferente? Como podemos surpreender nossos clientes?”

Melhorar a experiência do cliente

Após seguir as etapas anteriores, esse é um momento importante que vai definir as práticas para melhorar, continuamente, o relacionamento do cliente com o seu produto.

Por isso, é importante estar atento às oportunidades para garantir uma boa relação, seja de posts, seja de sugestões. Sempre busque o melhor para a sua marca.

Invista em tecnologia

A tecnologia é uma grande aliada do marketing disruptivo. Invista em ferramentas digitais que permitam criar experiências únicas para seus clientes. Explore aplicativos, redes sociais, realidade aumentada e outras soluções que estejam alinhadas com a sua proposta inovadora.

Promova a colaboração

O marketing disruptivo também pode ser impulsionado pela colaboração. Estabeleça parcerias estratégicas com outras empresas, startups ou profissionais especializados que compartilhem dos mesmos valores e objetivos. Juntos, vocês podem criar soluções disruptivas ainda mais poderosas.

Quais são os benefícios de usar o marketing disruptivo?

Ao adotar o marketing disruptivo, sua empresa pode colher uma série de benefícios que a ajudarão a se destacar no mercado e conquistar um público engajado. Aqui estão alguns dos principais:

Diferenciação no mercado

O marketing disruptivo permite que sua empresa se diferencie da concorrência, criando uma identidade única e inovadora. Isso atrairá a atenção dos consumidores e criará uma percepção positiva da sua marca.

Acessibilidade

Essa é uma grande vantagem, pois não é necessário ter muito dinheiro para investir visando alcançar o propósito desejado. O mais importante é a mentalidade: o que eu posso fazer para mudar a experiência do meu cliente? Quais estratégias adotar para atender às suas expectativas?

Desperta a curiosidade

Essa, com certeza, é fundamental para atingir o objetivo desejado. Isso porque o seu produto vai chamar cada vez mais a atenção de clientes em potencial, de modo a enxergar o seu produto como uma solução que ainda não existia.

Atração de novos clientes

Com estratégias disruptivas, sua empresa pode conquistar novos clientes que estão em busca de soluções inovadoras. O impacto causado pelas suas ações revolucionárias despertará o interesse e a curiosidade do público, gerando um aumento na demanda pelos seus produtos ou serviços.

Fidelização de clientes

O marketing disruptivo pode criar uma relação emocional mais forte com os clientes. Ao oferecer soluções inovadoras que realmente resolvam seus problemas, você estabelece um vínculo de confiança e fidelidade.

Expansão de mercado

Ao desafiar as práticas convencionais e reinventar seu setor, sua empresa pode abrir novas oportunidades de mercado. O marketing disruptivo permite explorar nichos pouco explorados e expandir sua atuação para novos segmentos.

Inovação contínua

O marketing disruptivo encoraja uma cultura de inovação constante dentro da empresa. Ao buscar constantemente formas de quebrar padrões e criar soluções únicas, você estará sempre à frente da concorrência e adaptado às mudanças do mercado. Além disso, quem explora pela primeira vez alguma ideia disruptiva sai adiante, e esse poder de monopólio pode gerar um aumento das vendas.

O marketing disruptivo é uma abordagem revolucionária que está transformando o mercado atual. Ao desafiar as normas, inovar e criar impacto, as empresas podem se destacar em meio à concorrência acirrada e conquistar a preferência dos consumidores. Portanto, não perca a oportunidade de explorar essa estratégia e levar seu negócio para o próximo nível.

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Fontes: Rock Content Dzign Escola Angel Vianna

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