Em 2016, o Instagram fez uma mudança drástica em sua plataforma, a forma como os posts eram entregues. A partir disso, os conteúdos do feed passaram a ser entregues por ordem de relevância e não mais em ordem cronológica. Por isso, se você trabalha com esta rede social, entender o algoritmo do Instagram é tão importante.
Quais as melhores táticas para ganhar engajamento?
Para garantir um bom desenvolvimento da sua página, algumas táticas podem ser usadas para garantir que seu post seja entregue e que o Instagram entenda a sua relevância. Por exemplo:
1- Defina horários de postagem
Analisando o horário em que grande parte do seu público está online, você conseguirá a melhor estratégia para que o engajamento inicial do post seja positivo. Como consequência, seu post será entregue para mais pessoas, já que o Instagram entenderia que ele tem relevância.
2- Crie relacionamentos
Para garantir engajamento, é necessário criar um bom relacionamento com seus seguidores. Assim, eles sempre vão interagir com o seu conteúdo.
3- Nível de compartilhamento
Se você fizer um conteúdo de um tema que esteja em alta e as pessoas estejam comentando, a probabilidade de que elas compartilhem com amigos será maior.
4. Desenvolva uma boa identidade visual
Criar uma identidade visual é importante para o reconhecimento de marca, já que um conteúdo bem elaborado se destaca em meio a tantas imagens.
Assim, uma boa identidade visual fará com que você ganhe destaque entre os milhares de outros posts no feed. Além disso, vai atrair novos seguidores no Explorar.
5- Utilize os stories
A função de story do Instagram pode ser mais importante do que você pensa. Existe uma grande quantidade de pessoas que usam o app apenas para ver os stories e não o feed em si, já que o story é mais prático para a visualização.
O que é o algoritmo?
Quando o Instagram foi criado, os posts eram entreguem em ordem cronológica. Agora, o feed é estruturado por ordem de relevância.
Essa mudança foi feita com o intuito de criar uma plataforma que os usuários conseguissem ver um feed personalizado, priorizando a experiência do usuário. Isso é o que chamamos de algoritmo do Instagram.
Além do conteúdo que a pessoa segue, após a atualização do Instagram, também ficou mais fácil promover conteúdos de forma paga, ou seja, os anúncios.
Dessa forma, o algoritmo do Instagram é baseado em três princípios, sendo eles:
1- Temporalidade
A ordem cronológica não é a ordem usada, mas a temporalidade importa. Sendo assim, a rede leva em consideração que os usuários querem ver conteúdos novos sempre que acessam a rede.
2- Engajamento
O engajamento é o principal fator que determina a relevância de um post. Por isso, uma postagem com curtidas, comentários, compartilhamentos e salvamentos são prioridades na página principal.
3- Relacionamentos
O algoritmo do Instagram também considera seus relacionamentos. Isso porque a rede analisa com quais perfis você tem mais interação. Assim, a análise é feita por meio dos seus comentários, curtidas e até suas buscas.
Dicas para usar o algoritmo no Instagram
Entender sobre o algoritmo do Instagram pode aumentar a relevância do seu negócio, trazendo mais seguidores e engajamento. Para isso, é importante que você:
1. Produza conteúdo de qualidade
Primeiramente, a quantidade não é o mais importante, mas sim a qualidade. Procure fazer conteúdo que seja de interesse de seu público. Isso porque aumenta o engajamento por meio de curtidas, comentários e mais.
2. Estabeleça horário de postagem e linguagem utilizada
Leve em consideração o formato, horário de publicação, linguagem e o assunto. Por falar em horários, nas métricas da sua conta, é possível ver os horários que seu público tende a acessar o conteúdo. Isso garante mais assertividade nas postagens.
3. Seja rápido nas respostas
Basicamente, o segredo é responder os comentários rapidamente. Assim, o algoritmo do Instagram entende que aquela postagem ainda é relevante. Por fim, incentive seus seguidores a falarem pelo direct. Afinal, o Instagram vai entender que as pessoas querem conversar com seu perfil então ele merece ganhar atenção.
4. Tenha um bom histórico
Outro fator importante é o seu histórico. Isso porque o Instagram leva em consideração se os seus posts conversam entre si e se possuem um assunto e tema único. Dessa forma ele saberá para quem deve entregar o conteúdo.
5- Use o Explorar
A função Explorar segue a mesma linha de raciocínio de relevância do algoritmo do Instagram, mas seu objetivo é compartilhar conteúdo novo para os usuários.
Logo, todos os posts que você curtiu, comentou ou salvou serão considerados nesta função.
Então, se você publica um conteúdo que seja de qualidade e relevância para outros usuários, ele será exposto nessa seção para pessoas que não te seguem. Dessa forma, você conseguirá novos seguidores e uma boa exposição.
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