A missão de uma empresa é um compromisso. Trata-se de um instrumento poderoso, pois é ela que norteia toda a cultura da empresa. Além disso, a missão pode ser definida como o motivo pelo qual um negócio existe, sendo um impulsionador para a tomada de decisões dentro de um planejamento.
Se deseja saber mais sobre a missão de uma empresa, esclareceremos algumas das principais dúvidas abaixo. Boa leitura!
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O que é a missão de uma empresa?
A missão de uma empresa é a razão pela qual ela existe. É a forma pela qual ela se organiza, como se fundamenta o seu planejamento e propósito de trabalho.
São essas ações que dão o sentido da existência de tarefas que são realizadas dia a dia dentro da rotina do seu negócio, o que perpassa todos os níveis hierárquicos.
Além disso, ela representa também o destino comum de seus colaboradores, com cada expectativa pré-definida dentro do seu planejamento. É uma declaração, usada para explicar os seus propósitos e a sua importância dentro da empresa.
Por fim, a missão de empresa pode apresentar as seguintes vantagens:
- A definição de propósito;
- Explicação da cultura da empresa;
- Motivação de funcionários;
- Tranquilização de investidores quanto ao futuro da empresa.
Qual é a importância da missão de uma empresa?
A missão de uma empresa é fundamental, pois estrutura todo o plano estratégico de um negócio. Esse princípio determina a forma como o dia a dia é conduzido dentro de uma organização. É algo que deve ser colocado em prática e não apenas figurar em publicações ou crachás dos colaboradores.
Além disso, esse elemento desempenha um papel vital no engajamento interno dos colaboradores, garantindo que a forma como o planejamento se desenrola esteja alinhada com a missão. Aqui, todos partem do mesmo ponto, sendo fundamental para a execução das atividades delineadas no planejamento.
Portanto, é essencial encarar a missão como um núcleo que precisa estar bem definido e não deve ser modificado. Essa abordagem é uma maneira efetiva de qualquer negócio buscar mais flexibilidade e agilidade.
Como defini-la?
Para defini-la, é importante que três elementos estejam presentes: o que a empresa faz, como ela faz e para quem ela faz. Esses são os pontos de partida, certo? É importante frisar que se considerar boa em tudo é um fator negativo para uma empresa, e é por isso que falamos da importância da missão.
A seguir, destacam-se pontos importantes sobre por que é essencial defini-la:
Esboço da empresa
Primeiro é fundamental fazer um esboço sobre o que sua empresa faz. Neste sentido, defina o bem que produz ou serviço que oferece. Liste tudo aquilo que faz seu negócio funcionar.
Essas informações são importantes para começarmos a pensar nas etapas iniciais da missão e de definição de um planejamento.
Definir a maneira de produção de seu negócio
Ao definir a maneira de produção do seu negócio, você estará desenhando o seu estilo. Isso quer dizer: a maneira como sua empresa faz o que faz. Portanto, pense de maneira simples quais valores estão no centro de seu negócio.
Você pode valorizar mais o atendimento ou estimular a criatividade de seu negócio. Logo, defina o que você dará mais ênfase.
Defina o porquê de sua empresa existir
Esse é um dos pontos fundamentais que vão te auxiliar a definir a missão. Você pode até destacar o diferencial de sua empresa. Ou seja, tudo aquilo que a diferencia da concorrência.
Aqui você pode contar, também, com as ações que outras marcas realizam, como uma forma de inspiração, sabe? O importante é usar a sua criatividade para que os seus pontos fortes estejam bem desenvolvidos dentro do seu planejamento.
Compartilhar e divulgar a missão de uma empresa
Com esse elemento definido, a declaração de missão precisa ser compartilhada. Ou seja, precisa de outros olhares para ver se a missão de sua empresa é viável. Além disso, ela precisa aparecer em todas as estratégias de divulgação. Neste sentido, ela precisa representar sua empresa.
A partir da recepção da sua missão, você poderá delimitar planos que possam te auxiliar a aperfeiçoá-la. Por isso, a sua divulgação é tão importante.
A missão de uma empresa são as origens
Se a missão de uma empresa são suas origens, você precisa analisar as raízes e premissas de onde a empresa foi fundada. Portanto, é primordial que você faça uma reflexão sobre como elementos que justificam a sua origem podem ser adicionados ao seu propósito.
Dessa forma, você pode estabelecer melhor a sua missão, e consequentemente um planejamento bem definido.
Colaboradores e missão de uma empresa
Antes de tudo, a missão de uma empresa está conectada com o seu cotidiano. Por isso, ela é um lembrete diário para os colaboradores. A missão tem que ser um chamado interno para a sua empresa.
Sendo assim, os seus colaboradores precisam estar alinhados ao seu propósito, garantindo uma boa produtividade dentro do dia a dia do seu negócio.
x exemplos de missão de empresas famosas
Para definir melhor o que significa a missão de uma empresa, vamos mostrar alguns exemplos de missão de algumas marcas famosas. São elas:
1- Nike
“Expandir o potencial humano criando inovações esportivas revolucionárias, tornando nossos produtos mais sustentáveis, construindo uma equipe global criativa e diversificada e causando um impacto positivo nas comunidades onde vivemos e trabalhamos”.
2- Walmart
“Economizamos dinheiro nas pessoas para que possam viver melhor”.
3- Missão de uma empresa – Tesla
“Para acelerar a transição do mundo para a energia sustentável”.
4- JP Morgan
“Ser a melhor empresa de serviços financeiros do mundo”.
5- Google
“Organizar as informações do mundo todo e torná-las acessíveis e úteis em caráter universal”.
6- Microsoft
“Na Microsoft, a nossa função é ajudar as pessoas e empresas em todo o mundo a concretizarem todo o seu potencial. Esta é a nossa missão. Tudo que fazemos reflete-se nesta missão e nos valores que a tornam possível”.
7- Avon
“Ser uma companhia que melhor entende e satisfaz as necessidades de produtos, serviços e auto-realização das mulheres no mundo todo”.
8- American Express
“Tornar-se essencial para nossos clientes, fornecendo produtos e serviços diferenciados para ajudá-los a alcançar suas aspirações”.
9- Apple
“Projetar os melhores computadores pessoais do mundo, levando a melhor experiência de computação pessoal a estudantes, educadores, profissionais criativos e consumidores do mundo todo”.
10- McDonald’s
“Servir alimentos de qualidade, com rapidez e simpatia, num ambiente limpo e agradável”.
11- Nubank
“Combater a baixa bancarização no Brasil, trazendo opções mais acessíveis e desburocratizadas e oferecendo o melhor atendimento ao cliente do mundo”.
12- Disney
“Levar alegria para todas as pessoas do mundo”.
13- HSBC
“Ser o melhor grupo financeiro do Brasil em geração de valor para clientes, acionistas e colaboradores”.
14- Coca-Cola
“Refrescar o mundo, inspirar momentos de otimismo e felicidade, criar valor e fazer a diferença no mundo”.
15- Samsung
“Atuar de forma responsável como uma empresa global líder do setor e dedicar seu talento e tecnologia para criar produtos e serviços superiores que contribuem para uma melhor sociedade global”.
16- Kopenhagen
“Fabricar produtos de altíssima qualidade, preservando seu sabor com sofisticação e originalidade”.
17- Cacau Show
“Proporcionar ao maior número de pessoas uma experiência memorável e excelência em produtos e serviços, sendo referência em gestão do negócio de chocolate”.
18- Puma
“Atuar como criadora de designs de produtos rápidos para os atletas mais rápidos do planeta, aprimorando áreas como futebol, corrida e treinamento, golfe e esportes motorizados com produtos de desempenho e estilo de vida inspirados no esporte”.
19- Natura
“Ser percebida como uma empresa social e ambientalmente responsável; ser um verdadeiro ator da transformação social para o bem público e o interesse comum”.
Viu só a importância de definir a missão de uma empresa a partir dessa lista de casos de sucesso?
Para saber mais sobre outros conteúdos, continue com a gente!
3 thoughts on “Missão de uma empresa: o que é e exemplos inspiradores”