Nessa série de stories vamos entender o conceito de algoritmo e suas aplicações. A princípio, ele é um mecanismo para entender o comportamento dos internautas. Além disso, os algoritmos estão se tornando cada vez mais complexos e essenciais para redes sociais. Em síntese, o entendimento dos mecanismos do algoritmo é indispensável para quem quer promover site, produtos e serviços na internet. Então, vamos lá!?

O que é algoritmo?

Um algoritmo possui dados de entrada, conhecidos como input, e dados de saída, conhecidos como output. O processo dessas informações é bem complexo. Mas, o importante é se ter em mente o objetivo a ser alcançado.

Algoritmo nas redes sociais

Tanto nos buscadores do Google, quanto nas redes sociais, o mecanismo do algoritmo pode valorizar a empresa na visibilidade. O algoritmo das redes sociais é o conjunto de regras que determinam quais conteúdos ficarão mais visíveis e em destaque.

Além disso, é determinado por meio de várias informações, como, por exemplo, quais posts ou perfis são mais relevantes para o usuário. O empresário que quer comercializar um produto, precisa investir em pesquisas no seu segmento para produzir conteúdo de relevância e valor.

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Algoritmo no Facebook

O primeiro uso do algoritmo foi feito dentro do Facebook. O mecanismo consiste em juntar duas informações: a frequência que um usuário interage com sua página e a quantidade de pessoas que também estão interagindo com um post no mesmo momento.

Vale lembrar que na análise de um usuário entram dados de todas as suas ações como compartilhamentos, reações, comentários, etc. Portanto, podemos entender que com esta ajuda, um post viral só tende a crescer. Além disso, o algoritmo indica também conteúdos similares àqueles que o usuário interagiu.

O Instagram costumava respeitar a ordem cronológica do posts, porém, isso mudou. Atualmente o algoritmo da plataforma calcula a relação do usuário com determinado perfil. Portanto, analisa quais contas a interação é maior e a coloca no topo da lista.

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Algoritmo no Instagram

O mecanismo do algoritmo avalia tudo de forma geral. Ou seja, analisa quais posts possuem mais interações e aumentam o alcance da publicação para outros seguidores. O horário da publicação também importa. Nos perfis que o usuário mais interagiu, os posts mais recentes vão aparecer primeiro.

Por ser direcionado para negócios, o algoritmo do LinkedIn é voltado para a utilidade de um post, além da interação com os usuários. Neste sentido, a curadoria da plataforma analisa os posts que são mais valiosos e os mantém por mais tempo rodando no feed.

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Algoritmo no LinkedIn

O algoritmo do Twitter é um pouco diferenciado das demais redes. Ele traz uma ordem cronológica e também destaca posts baseado nos trending topics. Além disso, também divulgam temas que os usuários costumam interagir mais e sugerem perfis similares.

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Algoritmo no Twitter