O gestor de tráfego é o profissional responsável por gerar tráfego para um site na internet. Isto é, atrair mais visitantes para uma página através da veiculação de anúncios. Ele é encarregado pela compra de cliques em canais pagos, como o Social Ads (Instagram, Facebook etc). Além disso, o profissional precisa traçar estratégias de otimização, entender quais são os melhores canais de divulgação, e fazer análise de métricas para a obtenção de melhores resultados. Hoje em dia, a gestão de tráfego é uma das áreas do Marketing Digital que mais cresce.
As funções de um gestor de tráfego
Entre suas funções, estão: Criar contas, perfis ou gerenciadores de campanhas para os clientes em diversas ferramentas ou canais; Desenvolver o planejamento, criação e otimização de campanhas de Mídia Paga; Distribuir a verba entre os canais de Mídia Paga; entre outras. Essas funções podem variar de acordo com cada agência.
A importância do gestor de tráfego
Dentro do Inbound Marketing, a gestão de tráfego se encontra na fase de atração, ou seja, ela está na primeira etapa do funil de vendas. E é no topo de funil que os anúncios impactam a maior parte dos possíveis clientes. O gestor de tráfego está diretamente ligado à captura de leads e ao sucesso de vendas.
Quais os tipos de gestor de tráfego?
Nessa opção, o profissional é responsável por criar anúncios em redes sociais, como Instagram Ads, Facebook Ads etc.
1 – Social Ads
Por sua vez, o gestor de tráfego Google Ads gerencia os anúncios para que eles possam ser exibidos nas buscas realizadas pela internet.
2 – Google Ads
Em síntese, a Mídia Programática é uma forma automatizada de comprar espaços publicitários na internet.
3 – Mídia Programática
O gestor de tráfego multidisciplinar é o profissional que consegue atrair visitantes e fazer a gestão de tráfego em diversos canais, como Google, Social Ads etc. Ele é mais estratégico, pois domina várias ferramentas.
4 – Multidisciplinar
Como se preparar para o cargo
Geralmente, os cursos de gestão de tráfego ensinam as técnicas para Google Ads, e Instagram/Facebook Ads.
1 – Faça cursos de gestão de tráfego
Algumas plataformas, como o Facebook, oferecem cursos e certificações das próprias ferramentas. Certificações oferecidas por essas redes são um grande diferencial.
2 – Busque certificações das plataformas
Como o gestor de tráfego lida diretamente com o investimento do cliente, é essencial que o profissional tenha um perfil minimamente analítico e que saiba analisar e basear suas decisões em dados.
3 – Desenvolva um perfil analítico
É fundamental para um gestor de tráfego ter conhecimentos gerais em Marketing Digital e Inbound Marketing.
4 – Multidisciplinar