A inclusão digital é a democratização das tecnologias. O acesso a tecnologia de informação e comunicação são disponibilizados de forma igualitária. A inclusão digital proporciona uma difusão de conhecimentos e opiniões. Além disso, ela também possibilita inúmeras oportunidades de aprendizado, trabalho e outras coisas. Porém, ainda estamos longe de alcançar a inclusão digital. A desigualdade social, deficiência ou outros meios dificultam o uso e acesso da tecnologia.

Leia  aqui

O que é inclusão digital?

Possibilita que as pessoas disponham condições de aproveitar as tecnologias. Inclusive, sendo independe da classe social, religião, etnia ou poder econômico. Colocada de forma correta, a inclusão digital proporciona uma melhoria na situação de vida das pessoas.

Condições

A inclusão digital exige três condições: Acesso a Internet; computador ou algum eletrônico com acesso a internet (Celular, tablet…); compreensão sobre as ferramentas da Internet. Os programas de inclusão digital dos governos devem investir na formação e alfabetização informática. Os portadores de deficiência também precisam ser incluídos.

Inclusão digital no Brasil

Fatores como a desigualdade social, cultural ou físico oferecem uma segregação dos indivíduos. Paralelo a isso, a pobreza que atinge uma boa parte da população também é um grande fator para a exclusão digital. No Brasil, essa questão é agravada desde a chegada dos computadores no País. Apenas os privilegiados tinham acesso a tecnologia.

Inclusão digital no Brasil

O Brasil se encontra no 31° lugar de países com o super nível de Internet inclusiva. Essa pesquisa foi feita pela ‘The Economist Inteligence Unit’ em parceria com o ‘Facebook’. Eles levaram em consideração os custos, pontos de disponibilidade de sinal e econômica. Logo, o Brasil saiu do 78° em 2016, e alavancou muitas posições acima.

Importância

É importante para vários fatores de evolução e globalização da sociedade. Ela também oferece um meio de transformação social e a redução das desigualdades. Pessoas que possuem habilidades digitais são propensas a utilizar a tecnologia de forma empreendedora. A tecnologia é o principal meio de comunicação, conectando pessoas, países e empresas.

Como funciona?

A inclusão pode ser realizada pelos governos ou empresas. Assim, construindo iniciativas que chegam a vários lugares e pessoas do mundo. No Brasil, possuímos algumas iniciativas. O governo Federal criou em 2005 um programa chamado “Computador para Todos”, onde subsidiava computadores com internet para pessoas com baixa renda.

Como funciona?

Para completar, as empresas precisam atuar nessas atividades de inclusão, criando projetos de impacto social. Buscar inciativas de responsabilidade social empresarial é uma maneira de pensar nos impactos sociais que a organização pode causar. Em suma, projetos sociais causam boa impressão da empresa para a sociedade.