O funil de conteúdo conduz o potencial cliente a realizar uma compra, acompanhando o internauta em sua jornada de consumo desde o primeiro momento. Assim, ele vai desde o conhecimento da marca até a fidelização do cliente. A propósito, é importante lembrar que este mecanismo já era utilizado por vendedores, mas agora também está sendo uma peça chave no comércio digital. Vamos aprender agora as principais funcionalidades do funil de conteúdo? Bora!

O funil de conteúdo é um asset do marketing digital e acompanha o potencial cliente em todas as etapas da jornada de compra. Agora, acompanha como? Em forma de conteúdos fornecidos em cada etapa que o cliente passa.

Importância para o e-commerce

Porém, para saber se seu conteúdo é realmente relevante, é preciso fazer antes uma pesquisa de mercado ou de segmento. Além disso, é necessário investir em informações do público-alvo e seu comportamento.

Como vimos, a jornada de compra é o caminho pelo qual o consumidor passa até concluir a compra. Assim, ele passa por três etapas em sua jornada: topo de funil, meio de funil e fundo de funil. No topo de funil, o consumidor faz sua conhecendo tudo sobre o produto.

Início da jornada de compra

O meio de funil é relativo à consideração. É onde o consumidor já conhece as vantagens que você oferece, mas ainda está considerando se compra ou não. Portanto, esta etapa é onde entram mais conteúdos que façam o consumidor confiar em sua empresa.

Segunda etapa da jornada

O consumidor já pesquisou e considerou tudo, então, está perto de efetivar a compra. Porém, está indeciso entre você e um concorrente. Assim, na etapa de fundo de funil, você precisa lançar todas as vantagens que seu produto tiver e os benefícios que você pode oferecer.

Terceira e última etapa

A utilização do funil de conteúdo é indispensável para quem tem uma empresa de serviço ou produtos. Portanto, é por meio do conteúdo que você convence, convoca e chama para a ação. Assim, converte o máximo de pessoas em potenciais clientes.

Benefícios de se usar o funil

Visitantes: são os que estão aprendendo e descobrindo; Leads: são os que reconhecem o problema; Nível de oportunidade: aqueles que consideram a solução; Clientes: são os que decidem comprar.

Características dos usuários

Basicamente, o funil de conteúdo foca em uma linha editorial e um planejamento estratégico para as redes sociais. Vale lembrar que a eficácia acontece quando temos uma análise de tráfego e métricas de resultados. Todo conteúdo que você produz será relevante.

Conclusão