A matriz GUT é um recurso que auxilia nas escolhas de prioridades, assim organizando as ações de acordo com sua gravidade (G), urgência (U) e tendência (T). Além disso, ela examina os pontos de risco e o impacto que eles podem causar na empresa. A matriz GUT, então, proporciona uma simplicidade e eficácia na hora de tomar decisões, independente do tamanho da empresa.

O que é matriz GUT?

É uma ferramenta ideal para auxiliar no reconhecimento de problemas de modo que priorize as resoluções. Os criadores dela são Charles H. Kepner e Benjamin B. Tregoe, especialistas em soluções de problemas empresariais. A ferramenta classifica as dificuldades em 3 parâmetros: Gravidade, Urgência e Tendência.

Para que serve a matriz GUT?

A matriz analisa e prioriza os problemas, minimizando os impactos. Ela também auxilia na implementação de planos de ação, a fim de apoiar a execução do planejamento estratégico da empresa. Portanto, esse método possibilita que a empresa lide com as demandas de forma sagaz.

Como funciona?

A matriz GUT avalia o problema e dá pontuações para cada um dos três critérios, sendo de 1 a 5, de acordo com o conhecimento dos critérios. A resposta do problema vai ser exposto pela multiplicação das pontuações dos 3 fatores, propiciando um valor indicador. Quanto maior esse valor, maior a prioridade da demanda.

1 - Gravidade (G)

É o critério que julga o impacto e intensidade que uma adversidade pode gerar na empresa caso não seja solucionada. 1. Sem gravidade; 2. Pouco grave; 3. Grave; 4. Muito grave; 5. Extremamente grave.

Leia  aqui

2 - Urgência (U) 

É referente ao tempo preciso para resolver a situação. Quanto mais rápido o problema precisa ser solucionado, mais urgente ele é. 1. Pode esperar; 2. Pouco urgente; 3. Urgente, merece atenção no curto prazo; 4. Muito urgente; 5. Necessidade de ação imediata.

3 - Tendência (T)

Representa a evolução da situação, apontando se o problema pode piorar rapidamente ou se vai ficar estável caso não seja resolvido. 1. Não mudará; 2. Vai piorar em longo prazo; 3. Vai piorar em médio prazo; 4. Vai piorar em curto prazo; 5. Vai piorar rapidamente.

Para que utilizar a matriz GUT?

A utilização da matriz GUT auxilia nas tomadas de decisões estratégicas com maior sabedoria, ajuda a evitar desperdícios de energia e recurso, reduz impactos causados por erros na priorização, entre outros. É perfeita para empresas que possuem muitas demandas e não sabem por onde começar.

Como montar a matriz GUT?

Devem ser listados os problemas que vão ser analisados, bem como colocar os planos de ação levantados no planejamento estratégico.

1. Faça a lista com os problemas

O ideal é pontuar os critérios de 1 a 5, seguindo as listas apontadas no tópico “como funciona?“.

2. Defina as pontuações das G.U.T.

Leia  aqui

Para cada problema, é necessário fazer uma conta multiplicando o valor das três colunas. Quanto maior o indicador, mais importante é o problema e mais rápido ele deve ser resolvido.

3. Calcule o G x U x T

Após averiguar e localizar os problemas da empresa, é preciso solucioná-los. Os responsáveis pela elaboração e execução do plano devem ser definidos, além do prazo.

4. Elabora os planos de ação

Colocar a matriz GUT e os planos de ação em prática é extremamente necessário.

5. Coloque em prática