O termo “inside sales” vem da língua inglesa e, no bom e velho português, significa vendas internas. Sendo assim, já é possível ter uma ideia da definição desse termo. As vendas internas tem o objetivo de diminuir custos de deslocamento e aumentar a produtividade. Mas, antes de falarmos dos benefícios, vamos entender melhor a estratégia?

O que é inside sales?

Inside sales significa vendas internas. Portanto, se a sua marca usa vendedores em campo, ou seja, que saem para visitar os possíveis clientes, então você não usa inside sales. Agora, se sua operação vende online, através de ligações e e-mails, então você usa inside sales.

Quais são as vantagens?

Os custos de se fazer uma visita para o cliente, e ter a reunião cancelada, são altos. Portanto, essa estratégia visa extinguir esses desperdícios.

– Redução de desperdícios

Muitos vão para reuniões sem a certeza de que sairá triunfante. Uma forma de evitar a perca de tempo é investir em inside sales.

– Otimização do tempo

Digamos que você já tenha implementado o inside sales na sua empresa. Após determinado tempo, você irá perceber que a produtividade do seu time aumentou, já que pararam de perder tempo com deslocamento e longas reuniões.

– Aumento da produtividade

Métricas para monitorar a equipe

Algumas das métricas que devem ser acompanhadas são: – tempo para atingir as metas (rampeamento); – taxa de conversão; – valor médio e individual de vendas; – ciclo de vendas.

Como implementar na sua empresa

Se você já tem uma equipe confiável de vendedores, não é necessário substituí-los por profissionais já experientes na área. Valorize o material humano que você já tem e os prepare para as novas estratégias que serão aplicadas. Delegue todos os cargos e os capacite para as tarefas que virão.

1 – Prepare a equipe

Como praticamente todo o contato que sua equipe de vendas terá com os clientes será de forma remota, sua base precisa de um meio para obter informações sobre seus produtos e serviços. Ofereça informações em seu blog, redes sociais, faça vídeos ou apresentações e outros materiais que possam ajudar no processo.

2 – Invista em conteúdo

Antes de colocar a operação no ar, é preciso ter as ferramentas certas ao seu lado, para que tudo funcione da maneira correta. Portanto, você pode investir no atendimento via redes sociais, e-mail, site, WhatsApp Empresarial ou até mesmo o tradicional telefone.

3 – Escolha as melhores ferramentas

Melhores práticas de inside sales

Sua equipe comercial deve pesquisar de forma detalhada os possíveis clientes antes de entrar em contato. Depois, é preciso entrar em contato, para saber se eles precisam do seu produto ou serviço. Portanto, não importa para quem você vende ou de qual forma, os métodos são os mesmos:

Melhores práticas de inside sales

– pesquisa sobre os possíveis clientes; – primeiro contato; – oferta de conteúdo relevante, alinhado ao funil de vendas; – contato e priorização dos clientes, a depender do estágio da jornada de compra.