A redação para SEO nada mais é do que a escrita otimizada para melhorar o ranqueamento de um site nos mecanismos de busca. O SEO (Search Engine Optimization) engloba diversas estratégias que, além do fator de ranqueamento, impulsionam o tráfego e aumentam a conscientização nos motores de busca. Dessa forma, para deixar o texto otimizado, é preciso conhecer algumas dessas técnicas.
Estratégias de redação para SEO
Elas te ajudam a descobrir os pensamentos, medos e desejos do seu público-alvo. Além de gerar mais tráfego para o seu cliente, também os ajuda a ficar à frente da concorrência. Para a pesquisa, você pode usar o planejador de palavras-chave do Google.
1 – Pesquise palavras-chave
O título deve conter a palavra-chave principal que vai ser usada no texto. Ele precisa prender a atenção do leitor.
2 – Palavras-chave devem estar no título
As redes sociais são o lugar ideal para pesquisar tendências de palavras-chave. Assim, é possível saber os assuntos do momento e identificar o comportamento do público.
3 – Pesquise as tendências
Obtenha links de outro site para aumentar a popularidade da sua página. Contudo, fique atento às regras para essa prática. Não use links comprados/vendidos; evite fazer spam pedindo por cross-links; não insira hiperlinks de palavras-chave que não fazem sentido no conteúdo etc.
4 – Faça link building
Os leitores precisam entender de imediato sobre o que você vai falar. Por isso, seja breve, escreva uma introdução interessante e não se esqueça de incluir palavras-chave para melhorar o ranqueamento.
5 – Otimize a estrutura do seu texto
5.1 – Escreva uma introdução breve
É aconselhável manter os parágrafos mais curtos, pois os blocos de texto muito grandes tornam a leitura tediosa. Nesse sentido, os subtítulos são muito úteis, pois eles dividem o texto em partes menores, o que o torna mais escaneável. Além disso, os intertítulos ajudam no ranqueamento.
5.2 – Use subtítulos (e parágrafos curtos)
Ela deixa o texto mais persuasivo, pois é direta e energética. A voz passiva deixa a leitura do texto mais difícil, o que não gera uma boa experiência para o leitor.
5.3 – Escreva na voz ativa
Isso gera identificação, além de deixar a leitura do texto mais leve. Desse modo, o leitor se sente atraído.
5.4 – Adote a linguagem do seu público
O CTA é o que chama os seus leitores para realizarem a ação que você deseja, seja ela compartilhar o seu artigo nas redes sociais, ou baixar um e-book. Dessa forma, é preciso usar palavras-chave fortes.
5.5 – Não se esqueça do call-to-action