O logotipo é a representação visual de uma marca, sendo composto por símbolos e palavras. Criar um logotipo não é uma tarefa fácil, pois exige muita pesquisa e conhecimentos teóricos. Um designer pode levar um bom tempo para chegar ao símbolo ideal.

Diferenças entre logo e logotipo

A diferença existe, mas ela é bem sutil. O logo diz respeito ao símbolo, e o logotipo ao símbolo e ao suporte de texto. O logotipo é a integração de um logo e um texto, a união do ícone que dá a cara da sua marca ao título/nome da mesma. Ou seja, ele é metade “desenho” e a outra metade texto.

Como criar um logotipo?

Não inclua informações desnecessárias, pois o logotipo precisa ser facilmente identificado pelo público. Use apenas uma fonte. Uma tipografia uniforme no seu logotipo permite que você grave na memória visual do seu cliente o nome da sua marca escrita naquela fonte específica.

1 – Seja simples

Ter boas referências é essencial para criar um logotipo interessante. Quando for criar o seu, pense nos logos que você mais gosta, aqueles que você bate o olho e sabe exatamente do que se trata.

2 – Realize uma pesquisa completa

Use estratégias de benchmarking para analisar os logotipos de empresas do mesmo setor que o seu.

3 – Pesquise os seus concorrentes

Pesquise os logotipos das marcas que a sua persona mais se identifica. Realize pesquisas verbais, conversando com amigos que se enquadram no perfil da sua persona, perguntando nas suas redes sociais etc.

4 – Conheça a sua persona

Pesquisar logotipos feitos hoje em dia como referência, previne que você crie algo antiquado ou fora dos padrões atuais.

5 – Saiba quais são as tendências

Pense no que ele vai passar através de suas formas. Ter um conceito fechado pode resultar em um logotipo que expresse o serviço prestado.

6 – Pense no conceito do seu logo

Desenhe em um pedaço de papel para organizar as ideias. Mesmo que não passem de rabiscos, eles ajudam na finalização do logotipo.

7 – Faça um esboço

Transforme as ideias que você teve no papel em um arquivo digital. É essencial que você tenha noção de computação gráfica e saiba utilizar softwares gráficos. Se não for o caso, pode recorrer a ferramentas como Squarespace e Logo Garden, que criam logotipos de forma gratuita. Porém, o ideal é criar o logotipo em um software apropriado, como o Inkscape ou Illustrator.

8 – Inicie a digitalização do logo

Embora existam inúmeros tipos de fontes, uma característica que separa as fontes em dois grandes grupos é a serifa (prolongamentos nos cantos da letra). Serifas fazem mais sentido em logotipos sérios e/ou clássicos; e fontes sem serifa fazem mais sentido em logotipos descontraídos e/ou modernos.

9 – Escolha a tipografia

Sabe aqueles rabiscos que você fez? Pegue todos eles e os reproduza no software gráfico de sua escolha. Para fazer isso com mais precisão, escaneie ou tire uma foto dos seus desenhos e jogue isso dentro do programa de vetores. Tente manipular os vetores até que a forma final te deixe de fato satisfeito.

10 – Desenhe o símbolo

A preocupação com alinhamentos, posicionamento e distribuição é obrigatória durante a criação de um logo. É imprescindível ter a noção de que os elementos de um logotipo precisam coexistir e se complementarem de forma harmônica. Para auxiliar no equilíbrio, é recomendável trabalhar com o grid.

11 – Use o grid, guias e alinhamento

Antes de tudo, pense no seu logotipo em uma versão monocromática (preto e branco). Se funcionar assim, ele também irá funcionar com várias cores. A escolha envolve gosto pessoal, conhecimento de sua persona, do seu mercado, do seu próprio produto etc. Contudo, para decidir de forma mais assertiva, é possível utilizar a psicologia das cores.

12 – Defina as cores

Mostre o seu logotipo a pessoas que se encaixem no perfil da sua persona e deixe que elas deem suas impressões sobre o que estão vendo. Feito isso, analise os diferentes argumentos e escolha o logotipo que você considerar mais bem avaliado.

13 – Colete feedback

Se faça as seguintes perguntas: O meu logo funcional vertical e horizontalmente? Qual é o tamanho mínimo para que o meu logotipo seja aplicado com legibilidade? O meu logotipo funciona aplicado a todo tipo de fundo? Certifique-se de que o logo funcione em todas essas possibilidades.

14 – Teste as diferentes aplicações

O manual de marca é uma cartilha referente ao seu logo, que vai garantir que ele seja sempre apresentado seguindo um padrão. Não deixe de criar esse documento. Por fim, é importante lembrar que este é apenas um panorama geral sobre o assunto. A criação de um logotipo é um trabalho muito específico dentro do design, desse modo, muitos pontos sequer foram citados.

15 – Crie um manual de marca